25/11/2009
Eziquiel Menta; Rosângela Menta Mello
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Conhecer o funcionamento do sistema auditivo na recepção e reconhecimento de sons.
Noções sobre os cinco sentidos do corpo humano.
Inicie a aula realizando a atividade a seguir:
Um aluno deverá ler um pequeno texto e contá-lo para a turma sem falar nenhuma palavra nem som, apenas gestos (como essas brincadeiras de mímicas). Esse aluno deverá utilizar um protetor de ouvido (desses utilizados em trabalhos onde há fortes ruídos.
Dica! – Embora divertida essa será uma tarefa muito difícil. Proponha que além das mímicas e gestos seja usado o quadro para desenhar imagens que ajudem na compreensão da história. Mas lembre-se: não podem ser usadas palavras, números ou símbolos, apenas desenhos.
A seguir são sugeridos dois TEXTOS para essa atividade (utilize um deles):
O ENCONTRO
Um rapaz marcou encontro com a namorada. Começou a ficar nervoso, pois ela se atrasara. Assim que ela chegou, saíram de mãos dadas. Um cara estranho mexeu com a moça. O namorado se zangou e partiu para a agressão, com chutes e murros. Nesse instante chegou um a polícia, apontou a arma contra eles e os aprisionou. A moça chorava muito. O policial a convidou para passear e saíram juntos de mãos dadas.
(Autora: Carmem Andréa Soek)
O TRÂNSITO
Um homem estava dirigindo, acendeu um cigarro, distraído quase bateu o carro. Pegou o celular, começou a falar com alguém e bateu o carro. Acordou tonto. De repente se assustou, deu de cara com um anjo. Espantado perguntou: – Quem é você? – Eu sou um anjo. Passou as mãos nos olhos, e novamente perguntou: – Quem é você? Eu sou um anjo. – Eu morri? – Sim. Viu seu corpo ao lado, inerte no carro. Começou a gritar de forma estranha: – Béé! Béé! Béé! Era o relógio despertando-o de um sonho.
(Autora: Carmem Andréa Soek)
Após a atividade promova uma reflexão sobre as seguintes questões:
Realize com os alunos um breve “teste de audição” apresentando diferentes sons gravados previamente com um equipamento de áudio (mp3, por exemplo).
Os alunos deverão identificar cada um dos sons, descrevendo a que se referem.
Depois, apresente os sons uma segunda vez, informando a sua verdadeira fonte.
Dica! – A gravação de diferentes sons pode ser realizada pelos próprios alunos (cada um grava um som diferente) ou adquiridos na internet, como no endereço sugerido abaixo.
http://audiocidades.utopia.com.br/biblioteca/biblioteca_sons.html
Questione os alunos:
Nesta aula desenvolva uma prática que demonstra o funcionamento do sistema auditivo humano. Essa atividade pode ser realizada na forma de demonstração, com participação ativa dos alunos.
Dica! – É interessante que o professor tenha o modelo já preparado, o que permitirá que haja tempo de realizar as atividades complementares sugeridas abaixo.
MODELO DE TÍMPANO, OSSOS E CÓCLEA
(Material necessário: Para construir o modelo poderão ser usados materiais alternativos como: uma fôrma de bolo sem fundo, filme de PVC, canudo de refrigerante, pedaço de isopor, uma fôrma transparente, um pedaço de cartolina.)
Para representar o funcionamento do tímpano desenvolva a prática proposta no Portal do Professor, no endereço abaixo.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10940
ou
http://objetoseducacionais2 .mec.gov.br/bitstream/handle/mec/10940/experiencia_som_timpano.pdf?sequence=1
Professor, monte também o modelo sugerido abaixo, que representa o sistema auditivo desde o tímpano até a cóclea e a propagação do som.
Coloque o filme de PVC na fôrma de bolo sem fundo. Passe uma fita crepe ao redor para evitar que se solte. Cole dois pedaços de tubo de cartão com cola quente para montar a base da estrutura. Recorte um pedaço de cartolina na forma triangular, dobre e cole a extremidade mais longa do canudo de refrigerante. Na outra extremidade, dobre o canudo e cole outro pedaço de canudo curvado com uma pequena placa de isopor (representando o osso estribo). Anexe, por último essa estrutura à membrana de PVC, pelo triângulo de cartolina, utilizando um pedaço de fita dupla face. A extremidade com o isopor deverá ficar sobre uma fôrma de vidro com água e sob esta, uma cartolina com desenho quadriculado (para perceber melhor a vibração na água)
Monte o modelo como o da foto abaixo.
Teste com os alunos a propagação de diferentes tipos de sons a partir da parte que representa o tímpano, observando a intensidade das ondas produzidas no líquido da fôrma transparente, que representa a cóclea.
Dica! – Ao final da demonstração rasgue uma parte do plástico (ou afrouxe-o) que representa o tímpano para simular o seu rompimento e observar qual a consequência desse problema.
A partir dos dois experimentos, proponha as seguintes questões
Alguns experimentos curiosos em relação à audição podem ser realizados ainda nesta aula.
Teste de Weber:
Utiliza-se um diapasão (desses que ajudam o músico a afinar os instrumentos), de preferência de 512 Hz. Primeiro bate-se levemente os arcos do diapasão em uma superfície firme e macia (como no joelho, por exemplo) e toca com sua porção final nos dentes incisivos. Será possível ouvir o som dessa vibração.
http://www.pulsoeditorial.com.br/resumos/avaliacao_auditiva.pdf
Questão que pode ser abordada a partir dessa experiência:
Variação da fala pela variação da audição
Um aluno lê um texto com fones de ouvido ligados em um aparelho que toca música. Aos poucos outro aluno aumenta progressivamente o volume para observar o que ocorre.
Questão que pode ser abordada a partir dessa experiência:
Ouvindo a própria voz
É comum que as pessoas se espantem quando ouvem a própria voz. Os alunos deverão gravar a própria voz e depois ouví-la. Isso pode se r facilmente com um gravador ou programa de gr avação no próprio computador.
Questão que pode ser abordada a partir dessa experiência:
Respostas possíveis:
1 – A vibração provocada nos dentes propaga-se até o aparelho auditivo, permitindo que o som seja ouvido.
2 – A medida que o volume do som aumenta, aumenta também o volume da voz do aluno. Uma situação análoga e oposta é observada numa conversa telefônica, onde uma pessoa não ouve bem o que a outra fala. A tendência "é falar mais alto" (fenômeno comum em pessoas com problemas de audição). Isso demonstra como a audição influi sobre a emissão da fala.
3 – A própria voz normalmente é transmitida por condução ó ssea, entretanto, quando se ouve a voz gravada, ela é transmitida por condução aérea. Assim ela nos parece diferente nos dois casos. Como as pessoas ouvem a voz do outro sempre por condução aérea, para elas não há muita diferença entre ouvir alguém falar ou ouvir uma gravação de sua voz.
Esta aula será o momento de sistematizar as informações apresentadas e ampliar os conhecimentos em relação ao assunto.
No laboratório de informática, solicite que os alunos acessem o hipertexto e explorem as telas 5 e 6 desse recurso, disponível no endereço abaixo.
http://www.planetabio.co m/integradores.html
Como tarefa proponha que os alunos escrevam um resumo descrevendo:
Solicite ainda que os alunos acessem os endereços abaixo e escrevam pequenos relatos daquilo que está apresentado. (sítios acessados em setembro de 2009)
ABC da Saúde
CERA NO OUVIDO – Devemos limpar?
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?72
Jornal Comunicação
OS DANOS QUE O SOM PODE CAUSAR
http://www.jornalcomunicacao.ufpr.br/node/2196
Centro Médio Hiperbárico
Barotrauma (primeira parte do conteúdo)
http://www.centromedicohiperbarico.com.br/index.php?id=1218667262
Saúde é Vital – ABRIL.COM
TESTE SUA AUDIÇÃO
http://saude.abril.com.br/testes/teste_audicao.shtml
IMPORTANTE – Realize uma socialização dos temas pesquisados pelos alunos através de uma apresentação breve de alguns deles e discussão sobre as respostas produzidas.
A partir dos problemas e dificuldades enfrentadas por pessoas surdas mencionados na prática social inicial, na questão “DIFICULDADES EM SITUAÇÕES REAIS”, proponha que os alunos escolham uma situação e criem estratégias ou meios inovadores que permitam superar essas situações.
Abaixo são sugeridas algumas situações do cotidiano que se tornam difíceis quando o SOM não está presente.
• Atravessar a rua no momento certo.
• Saber que está tocando telefone.
• Atender a campainha da casa.
• Assistir televisão.
• Despertar pela manhã.
Dica! – Proponha uma entrevista com uma pessoa surda para explorar quais as dificuldades enfrenta das por ela e que medidas utiliza para superá-las.
Apresente um vídeo de mímicas ao som de uma famosa música de Vinícius. O mímico se diverte construindo uma casa que só é visível para quem acredita na história.
http://www.portacurtas.com.br/pop2_boasvindas.asp?cod=2038&exib=3590
Proponha que a turma se divida em grupos para realizar produção de um arquivo de áudio – PODCAST, com informações sobre a preservação da audição.
Dica! – Essas produções poderão ter, além das informações sobre o funcionamento da audição, dicas de cuidados com a mesma. De maneira criativa os alunos poderão misturar outros sons, como os sugeridos na problematização desta aula. Caso a escola possua rádio ou sistema de som, poderá para divulgar o tema na escola nos intervalos das aulas.
Se houver tempo disponível durante a aula 3, poderão ser assistidos os vídeos abaixo:
Biologia: Fisiologia da Audição (Prof. Toid)
http://www.youtube.com/watch?v=dz_VYOZF4ZY
O corpo humano - 04 - Audição e equilíbrio - Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=AvXPMTrYgMI
O corpo humano - 04 - Audição e equilíbrio - Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=GF2IJ0SqV2E&feature=related
O corpo humano - 04 - Audição e equilíbrio - Parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=kC2IoapWEJM&feature=related
Texto sobre orelha.
http://www.afh.bio.br/sentidos/Sentidos3.asp
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos.
Solicite que no decorrer da atividade da aula 3 os alunos elaborem uma síntese do que foi discutido e apresentado pelos grupos.
Um relatório individual também poderá ser útil para demonstrar o desempenho de cada aluno na realização das atividades propostas. Deverá conter: o que ele realizou, o que aprendeu, que dificuldades enfrentou, que sugestões tem para essa aula.
Analise a correção das informações produzidas no áudio final.
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