Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


HOJE TEM CIRCO? TEM SIM SENHOR!

 

23/11/2009

Autor(es) e Coautor(es)
imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Maura Gislaine Barros

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores históricos
Educação Escolar Indígena Educação Física Práticas corporais tradicionais: jogos, danças, lutas, brincadeiras, técnicas de confecção de utensílios, técnicas de caça, pesca, plantio
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Vivenciar e conhecer algumas atrações circenses.

- Praticar atividades que envolvem a coordenação motora, expressão corporal e equilíbrio, levando o estudando a perceber melhor seu corpo e suas capacidades.

Duração das atividades
4 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- História do Circo

- Profissões circenses

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Quando ouvimos falar em circo, logo pensamos em diversão e alegria.

Vamos conversar com a turma e ver quem já foi a um circo ou já assistiu pela televisão?

O circo traz consigo a magia e a felicidade, quem nunca riu ao assistir uma apresentação?

O encanto e a magia do circo tem a capacidade de nos levar para um mundo fora da realidade, um mundo além da nossa imaginação.

Quais as atividades apresentadas no circo que mais chamaram a sua atenção?

.

.

Brincando de circo

PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10293 acessada em 03/10/2009. Apresenta entrevista com Rafael Barbosa que trabalha iniciação as atividades circenses nas escolas de ensino básico de Planaltina.

PROBLEMATIZAÇÃO

A partir de agora, vocês não serão mais espectadores, mas farão parte do espetáculo. Vocês estão prontos para entrar no picadeiro? Para enfrentar a platéia que espera ansiosa e impaciente por mais um espetáculo?

O que é necessário para apresentar os números artísticos do circo?

Quais os cuidados necessários?

Todos os seres humanos podem fazer estas atividades?

undefined

JN.SAPO Disponível em: http://jn.sapo.pt/Storage/ng1075798.jpg acessada em 29/09/2009.

INSTRUMENTALIZAÇÃO

Vida legal [Esporte na escola]

PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18474/vida_legal_esporte_escola.wmv acessada em 30/09/2009.

O vídeo apresenta entrevista com o ator e artista circense Marcos Frota, onde fala como surgiu seu interesse pelo circo e sobre os benefícios que a prática de atividade física traz ao nosso organismo. Utilizar para esta aula os cinco primeiros minutos do vídeo.

ROTEIRO DE DISCUSSÃO:

1. Circo é uma forma de atividade física e expressiva? Por quê?

2. Como deve ser a vida de quem nasce e cresce no circo?

3. Será que crianças e jovens de circo têm a oportunidade de frenquentar a escola? Peça para que os alunos justifiquem suas respostas.

4. Como deve ser a vida acadêmica dessas crianças e jovens visto que o circo pode estar cada dia em um lugar diferente?

Sabemos que através das atividades circenses, pode-se melhorar a qualidade de vida, apesar da vida no circo não ser fácil, mudanças constantes de cidades poderiam ser um motivo para que muitas das crianças nascidas ali não fossem para a escola mas isso não é um obstáculo, apesar de passarem por escolas diferentes duran te o ano muitos não deixam de frenquentá-la. 

Um bom exemplo para quem tem a escola perto de casa e muitas vezes não a frequenta como deveria ser.

Vamos começar os ensaios para o nosso espetáculo!

Os primeiro s ar tistas a entrarem em cena serão os MALABARISTAS.

FLICKR.COM Disponível em: http://farm3.static.flickr.com/2010/2664698131_f6bcb48174.jpg a cessada em 29/09/2009.

ATIVIDADE

Confeccione com seus alunos bolinhas para praticar.

- 6 bexigas

- 300g de painço (comida de periquito)

- 1 saco ou sacola plástica

Passo-a-passo para a confecção da bolinha

1. Corte 3 pedaços redondo de plástico .

2. Coloque aproximadamente 100g de painço sobre o plástico.

3. Faça uma trouxinha.

4. Corte duas bexigas na altura do gargalo e coloque a trouxinha dentro, primeiro uma bexiga, depois a outra.

5. Faça o mesmo com o restante do material e utilize sua criatividade para enfeitar as bolinhas.

Após a confecção das bolinhas, passaremos à prática do malabarismo.

ATIVIDADE

Vamos passar algumas instruções para se aprender o malabarismo estilo cascata com 3 bolinhas, servirá como ponto de partida para outros truques mais complexos, tanto de bolinha como claves, lenços, entre outros.

1. Iniciar com uma bolinha, lançando à altura dos olhos.

2. A seguir com duas bolas: jogue a , e quando ela estiver no ponto mais alto, lance a .

3. Agora vai ficar um pouco mais difícil, pois realizaremos o movimento com três bolas. A e a estão na mão direita. A 2ª na esquerda. Lance a quando a chegar ao ponto mais alto.

4. Quando a chegar ao alto lance a.

undefined

AJTEL.ORG Disponível em: http://www.ajtel.org/wp-content/uploads/2008/05/cascata.jpg acessada em 30/09/2009.

Vamos conversar com a turma:

1 - O que foi necessário para que obtivéssemos sucesso nesta atividade?

2 - O que foi mais difícil?

3 - Quem gostaria de comentar?

4 - Quais as partes do corpo que mais se movimentam nesta atividade?

5 - Que tipo de coordenação é necessária?

Observe o texto a seguir:

"Sua arte, muito cobiçada exatamente pelo excesso de ousadia, é constantemente associada a uma idéia que propõe um mundo às avessas, um mundo ao contrário, um mundo redondo como o circo. Neste lugar, tudo gira: as pessoas, os objetos" (SOARES, 2001,p.39).

A partir do texto, alguém sabe dizer de quem estamos falando?

Os próximos a entrarem em cena os: ACROBATAS!

undefined

TERRA.COM Disp onível em: http://www.terra.com/addon/img/noticias/203a06acrobataschinap.jpg acessada em: 29/09/2009.

ATIVIDADE

Vamos realizar com nossos alunos os seguintes movimentos, usando um colchonete ou na quadra de areia:

Rolamento para frente

undefined

BLOGSPOT.COM Disponível em: http://1.b p.blogspot.com/_2krb_IhpieY/ R1YKvA4wOiI/AAAAAAAAAnk/I01JhGXBw9c/s320/cambalhota.jpg acessada em 30/09/2009.

Rolamento para trás

undefined

GEORGETTEVIDOR.COM.BR Disponível em: http://www.georgettevidor.com.br/upload/aprendendo/18_4.jpg acessada em:30/09/2009.

Parada de três apoios

undefined

GLOBO.COM Disponível em: http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/foto/0,,18136205,00.jpg acessada em 30/09/2009.

Parada para uma conversinha:

1 - Quais foram os movimentos utilizados? Quais as partes do seu corpo que teve controlar?

2 - Qual a importância do equilíbrio nesta atividade?

3 - Os movimentos foram rápidos ou lentos?

4 - Qual a dica para a turma?

Roda ou estrelinha

Qual é o próximo artista a entrar no palco?

Nosso artista brinca com os valores ditos oficiais, ao mesmo tempo que é ingênuo é esperto, personagem carismático e bondoso, veste roupas diferentes e usa maquiagem que causam verdadeiras transformações em seu rosto.

Chamamos agora para o picadeiro o PALHAÇO!

Vamos conhecer alguns tipos de palhaços.

CARA BRANCA

undefined

DELTA CAT Disponível em: http://deltacat06.com.sapo.pt/marcel.JPG acessada em 29/09/2009.

MÍMICO

undefined

DIVIRTA-SE.UAI.COM.BR Disponível em: http://apps.divirta-se.uai.com.br/divirtase/arquivos/uai_noticia/2009030511 1401654.jpg acessada em 30/09/2009.

AUGUSTO

undefined

HDARTE.COM Disponível em: http://www.hdarte.com.br/site/images/morfeoshow/esculturas-5585/big/Palha%C3%A7o2. jpg acessada em 29/09/2009.

VAGABUNDO

undefined

OVERMUNDO.COM Disponível em: http://www.overmundo.com.br/_banco/m ultiplas/1232990948_palhaco_tris te.jpg acessada em 29/09/2009.

AUGUSTO EUROPEU

undefined

WORDPRESS.COM Disponível em: http://palhacoemhospital.f iles.wordpress.com/2008/05/controleremoto.jpg 60; acessada em 30/09/2009.

Ser palhaço não é nada fácil. Para poder atuar, o artista precisa " incorporar" o personagem.

ATIVIDADE

1. Discuta com seus colegas qual seria o palhaço  (categoria) que melhor você representaria e procure construir em conjunto uma apresentação.

2. O palhaço é um dos personagens mais carismáticos do circo. Procure representar os cinco palhaços que foram categorizados. É muito importante neste momento usar a expressão corporal, pois nosso corpo também fala.

Para Finalizar nosso espetáculo de hoje, vamos chamar ao centro do picadeiro ele, que traz consigo a magia e a ilusão, o MÁGICO!

undefined

WORDPRESS.COM Disponível em: http://israellessa.files.wordpress.com/2009/03/anacondinha1.jpg acessada em 30/09/2009.

ATIVIDADE

Pedir para que os alunos ensaiem um número de mágica.

Sítios:

TV CULTURA.COM.BR Disponível em: http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/arquivo/li stademagicas.htm acessada em 30/09/2009. Este site contém uma lista de mágicas que podem ser utilizadas pelos alunos.

MÁGICAS GRÁTIS.COM Disponível em: http://magic-secret.altosdaweb.com/ acessada em 30/09/2009. Site de Mágicas e truques.

CATARSE

Como todas as atividades dos dias atuais, a vida no circo também faz parte da dura realidade enfrentada pela maioria dos artistas circenses, que ao mesmo tempo que são heróis no picadeiro, não passam de equilibristas na corda bamba da vida, na luta pela sobrevivência.

Podemos observar que realizamos vários movimentos e atividades nestas aulas, portanto, sugerimos que tudo seja registrado em vídeo, e após sua edição no laboratório de informática, vamos assistir os movimentos, analisando a importância dessas atividades para a nossa qualidade de vida, ao mesmo, para nossa diversão.

Professor solicite a turma que faça um relato em vídeo sobre a aula.

Dessa forma respeitável público!.... Chegamos ao fim de nossas atrações.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Agora os alunos têm condições de montar um espetáculo para ser apresentado para toda a escola, escolham quem irá ser o apresentador, os malabaristas, os acrobatas, os palhaços, os m ágicos e vamos ao show.

Nada impede de acrescentarmos apresentações artísticas variadas, além das atrações circenses. Isso depende da criatividade da turma, e não esqueçam de que todos os alunos devem participar mesmo que este esteja por trás das cortinas.

Um bo m espetáculo à todos!

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Brincando de circo Áudio
Vida legal [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

PINDORAMACIRCUS.COM Disponível em: http://www.pindoramacircus.com.br/circos/circolona/roteiro/circular.htm acessada em 30/09/2009. O site apresenta relação de circos que circulam pelo Brasil, endereços de escolas de circo, entre outras coisas.

LUNAEAMIGOS.COM Disponível em: http://www.lunaeamigos.com.br/cultura/ocircochegou.htm acessada em: 30/09/2009. O site apresenta: origens do circo, novo formato do circo, relação de algumas grandes companhias de circo da atualidade, um pouco da história do circo no Brasil.

Avaliação

Avaliação será realizada no decorrer das atividades através da participação do aluno em cada momento da aula, também podemos avaliar através da apresentação circense criada pela turma utilizando como ponto de referência a criatividade e desenvoltura de cada um no momento da apresentação.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.