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NEM PRA LÁ, NEM PRA CÁ / Sistema Auditivo - Equilíbrio

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a participação do sistema auditivo na manutenção do equilíbrio.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções sobre os cinco sentidos do corpo humano.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Proponha uma atividade simples para verificar a reação do corpo em relação ao ambiente para a manutenção do equilíbrio.

IMPORTANTE – Para evitar acidentes, esta atividade deverá ser realizada sobre um tapete macio, gramado ou areia.

Nesta atividade cada aluno poderá participar individualmente, experimentando as mesmas sensações.

Os passos são os seguintes: (veja imagem)
• primeiro – ficar em pé (descalço) sobre a almofada, com os braços abertos.
• segundo – ficar em pé com os braços abertos e uma perna levantada.
• terceiro – ficar em pé com os braços abertos, uma perna levantada e os olhos vendados.
• quarto - ficar em pé com uma perna levantada, os olhos vendados e os braços abaixados.

• Em qual situação é mais difícil ficar em pé?
• Após a atividade descreva quais as informações sensoriais que nos ajudam no equilíbrio.

Dica! – Caso os alunos não percebam que informações são essas, ajude-os com algumas dicas. Deverão perceber: os sensores da pele na sola dos pés, a visão dos objetos ao redor para saber a posição do corpo e os braços abertos ajudando na distribuição do peso do corpo.

Apresente a imagem de um astronauta no espaço ou dentro de uma nave.


http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/astronauta-nasa-espaco-.jpg

Discutir:
• Será que o equilíbrio faz falta para o astronauta?
• Por que na superfície da Terra há necessidade de EQUILÍBRIO?
• Qual a importância da manutenção do equilíbrio do corpo?
• Como é conseguimos fazer isso? Que parte de nosso corpo participa dessa tarefa?


Aula 2

Desenvolva as atividades propostas no recurso do Portal do Professor denominado “Equilíbrio”. Aqui são propostas atividades que levam à compreensão do conceito Centro de Gravidade.

Equilíbrio

 
http://portaldoprofes sor.mec.gov.br/storage/recursos/10895/equilibrio.pdf

A partir do desenvolvimento dessa atividade questione:

• O Centro de Gravidade do corpo humano está sempre na mesma posição?
• Como nosso organismo identifica as mudanças da posição do corpo e conseqüentemente do deslocamento do centro de gravidade?
• Que medidas ajudam a manter o equilíbrio do corpo humano?

Para reforçar o conceito de centro de gravidade, apresente também o vídeo do Portal do Professor intitulado “Mago da física - equilíbrio - cg x ponto de apoio” e realize a experiência proposta.

Mago da física - equilíbrio - cg x ponto de apoio 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/8831/mago_da_fisica-equilibrio.avi


Explique, neste momento, que junto do sistema auditivo existe um conjunto de estruturas chamado “aparato vestibular”, ligado à cóclea. Uma dessas estruturas são os canais semicirculares dentro dos quais circulam líquidos quando movimentamos a cabeça. Esses líquidos estimulam células sensitivas das camadas internas que emitem impulsos nervosos para o cerebelo, indicando qual o movimento realizado.

Converse com o professor de Física para verificar que outros conceitos podem ser relacionados ao centro de gravidade, promovendo assim a interdisciplinaridade.

OBSERVANDO OS MOVIMENTOS DO APARATO VESTIBULAR

Duas atividades simples demonstram o movimento do líquido dentro dos canais semicirculares do aparato vestibular.

No primeiro experimento coloca-se água em um copo e faz-se uma pequena marca (flecha) com caneta para retroprojetor. Na superfície da água coloca-se um pequeno pedaço de isopor, também com uma marca (flecha) na mesma direção da marca do copo. Com movimentos gira-se o copo para um lado e outro, verificando-se que o isopor permanece na mesma direção.

Dica! – Isso também é observado em um copo com refrigerante ou outra bebida e muito gelo. Quando giramos o copo o gelo continua na mesma posição, embora o copo esteja girando.

Questione os alunos:

• Por que isso ocorre?

A resposta será porque a água permanece na mesma posição, embora o copo gire.
Explique que o mesmo ocorre nos canais semicirculares do aparato vestibular do ouvido, quando movimentamos a cabeça – como se fosse o copo. (veja foto)

Da mesma forma podem-se representar os canais semicirculares utilizando um pedaço de mangueira flexível transparente. Aqueça uma das extremidades para que possa encaixar-se à outra. Coloque uma conta colorida dentro da mangueira e encha com água, sem deixar bolhas. Uma as duas extremidades. Faça uma marca com caneta para retroprojetor e posicione a conta nesse local.
Segurando o círculo formado pela mangueira na posição horizontal, faça movimentos em uma ou outra direção (como se fosse o volante de um carro).
Assim como na experiência do copo, a conta aparentemente se movimentará na direção contrária ao movimento da mangueira. O que ocorre na verdade é que a água permanece no mesmo local, permitindo que apenas a mangueira se desloq ue.

Explique que no aparato vestibular há 3 canais semicirculares, em diferentes posições, o que permite perceber o movimento para qualquer direção. (veja foto)

Finalize a atividade questionando:

• Por que quando giramos muito em uma brincadeira ficamos tontos? O que ocorre no aparato vestibular?
• O que ocorre se houver uma infecção nesse local?


Aula 3

Para iniciar esta aula apresente um vídeo sobre uma pulseira que influencia o equilíbrio do corpo humano. O vídeo pode ser assistido no laboratório de informática no endereço abaixo.

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1003466-15605,00-PULSEIRA+DO+EQUILIBRIO+E+DESVENDADA.html

• Será que uma pulseira pode interferir no equilíbrio das pessoas?

Após a discussão sobre essa questão será o momento de sistematizar as informações apresentadas e ampliar os conhecimentos em relação ao assunto.

Solicite que os alunos acessem o hipertexto e explorem a tela 7 desse recurso, disponível no endereço abaixo.
http://www.planetabio.com/integradores.html

Como tarefa proponha que os alunos escrevam um resumo descrevendo:

• Onde se inicia a percepção do equilíbrio e como essa informação é transmitida ao cerebelo?

Solicite ainda que os alunos acessem os endereços abaixo e escrevam pequenos relatos daquilo que está apresentado. (sítios acessados em setembro de 2009)

ABC da Saúde
TONTURA - VERTIGEM - "LABIRINTITE"
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?542

Boa Sa úde
Labirintite
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4780&ReturnCatID=1787#Como%20prevenir%20ou%20controlar%20as%20labirintopatias

Para descontrair, oriente os alunos para que acessem um jogo online de equilíbrio. Está disponível no seguinte endereço:
http://ultradownloads.com.br/jogo-online/Habilidade/O-Equilibrista/

Promova a construção de um painel que explore a palavra EQUILÍBRIO.
Além do aspecto biológico do equilíbrio, em que outras situações ele se faz necessário e presente ou como pode ser obtido, encontrado?

Solicite que os grupos elaborem um MAPA CONCEITUAL a partir da palavra EQUILÍBRIO, relacionado às suas partes, a origem, as funções e demais conceitos desenvolvidos.


Veja mais em: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais  acessado em 12/08/2009.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mago da física - equilíbrio - cg x ponto de apoio Vídeo
Equilíbrio Experimento prático
Recursos Complementares

Se houver tempo disponível durante a aula 3, poderão ser assistidos os vídeos abaixo:

O corpo humano - 04 - Audição e equilíbrio - Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=AvXPMTrYgMI

O corpo humano - 04 - Audição e equilíbrio - Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=GF2IJ0SqV2E&feature=related

O corpo humano - 04 - Audição e equilíbrio - Parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=kC2IoapWEJM&feature=related

Neste sítio o vídeo está em inglês mas há um texto com tração para o português.
http://imisal.wordpress.com/2009/06/12/o-ouvido-audicao-e-equilibrio/

Avaliação

A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos.
Solicite que no decorrer das atividades os alunos elaborem uma síntese do que foi discutido e apresentado pelos grupos.
Um relatório individual também poderá ser útil para demonstrar o desempenho de cada aluno na realização das atividades propostas. Deverá conter: o que ele realizou, o que aprendeu, que dificuldades enfrentou, que sugestões tem para essa aula.
O mapa conceitual produzido pelos grupos com os conceitos trabalhados também poderá ser útil para demonstrar o desempenho dos alunos na realização das atividades propostas.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • ANA LUCIA BORJA, UFBA , Bahia - disse:
    alborja@uol.com.br

    04/03/2012

    Cinco estrelas

    Achei as práticas muito didáticas.


  • Maria Dolores Duarte e Nascimento, ESCOLA JOAO BARBALHO , Pernambuco - disse:
    mdoloresduarten@yahoo.com.br

    25/01/2011

    Cinco estrelas

    As sugestões de expeimentos práticos, para demonstrar um fenomeno de dificil conceituação são ótimos, pois além de utilizarem materiais simples e de fácil confecção, não apresentam perigo para os alunos e são de fácil compreensão. Muito bom! Recomendarei para outros colegas, principalmente os sites sugeridos e utilizarei com meus alunos.


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