19/10/2009
Thompson P. da Costa e Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Tendo em vista os jogos desportivos serem um interesse constante entre as crianças a partir dos 6 anos de idade, propomos atividades de introdução a estes, de forma a prepará-los para um contato mais adequado e proveitoso com as modalidades.
Sentados na sala ou na quadra de esportes da escola, o professor combinará com os alunos as atividades que serão realizadas na aula (bobinho com as mãos e bobinho com os pés), explicando-as. Certifique-se que o grupo entendeu todas as regras que direcionarão o jogo, bem como as suas variações.
Serão realizadas as brincadeiras sugeridas, quando o professor estará atento à forma como as crianças brincam, ajudando-as na resolução dos conflitos que surgirem e na criação de novas estratégias e variações.
Bobinho com as mãos
Bobinho com os pés
Foto 1: Bobinho Fonte: Arquivos do 1° Ano (2009) NEI-CAp/UFRN.
O professor pode permitir ou não o uso do drible ou, até mesmo, estipular o número máximo de toques na bola.
Sentados em círculo, o professor fará uma rodada de falas, na qual os alunos responderão, um a um, às seguintes perguntas:
a) O que acharam dos jogos que fizemos? Por quê?
b) Quais as estratégias criadas para livrar a bola do “bobinho”?
c) Quais as estratégias que o “bobinho” usava para pegar a bola dos colegas?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!