Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LIVRANDO A BOLA DO BOBINHO

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Saimonton Tinôco da Silva
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Thompson P. da Costa e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Experimentar algumas possibilidades de ação do seu corpo num tempo e num espaço delimitados.
  • Compreender e respeitar as regras e limites dos jogos.
  • Desenvolver a atenção e concentração.
Duração das atividades
1 encontro com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tendo em vista os jogos desportivos serem um interesse constante entre as crianças a partir dos 6 anos de idade, propomos atividades de introdução a estes, de forma a prepará-los para um contato mais adequado e proveitoso com as modalidades.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO

Sentados na sala ou na quadra de esportes da escola, o professor combinará com os alunos as atividades que serão realizadas na aula (bobinho com as mãos e bobinho com os pés), explicando-as. Certifique-se que o grupo entendeu todas as regras que direcionarão o jogo, bem como as suas variações.

2º MOMENTO:

Serão realizadas as brincadeiras sugeridas, quando o professor estará atento à forma como as crianças brincam, ajudando-as na resolução dos conflitos que surgirem e na criação de novas estratégias e variações.

Bobinho com as mãos

  • Os alunos deverão ficar em pé na quadra, formando u m círculo.
  • Um aluno irá para o centr o, assumindo a p osição do “bobinho”.
  • O professor dar á uma bola a qualquer aluno do círculo. Aquele que receber a bola deverá jogá-la para um colega, evitando que o “bobinho” assuma a posse da bola. Caso isso aconteça, o último que tocou a bola deverá ocupar o lugar do “bobinho”.
  • O professor pode permitir ou não o uso do drible ou, até mesmo, estipular o número máximo de toques na bola.

Bobinho com os pés

  • Os alunos deverão ficar em pé na quadra, formando um círculo.
  • Um aluno irá para o centro, assumindo a posição do “bobinho”.
  • O professor dará uma bola a qualquer aluno do círculo. Aquele que receber a bola deverá chutá-la para um colega, evitando que o “bobinho” assuma a posse da bola. Caso isso aconteça, o último que chutou a bola deverá ocupar o lugar do “bobinho”.
  • undefined

Foto 1: Bobinho Fonte: Arquivos do 1° Ano (2009) NEI-CAp/UFRN.

O professor pode permitir ou não o uso do drible ou, até mesmo, estipular o número máximo de toques na bola. 

Em caso de haver alunos com necessidades especiais, principalmente as que envolvem alterações motoras, conversar com os alunos da sala sobre a melhor forma de incluí-los na brincadeira, realize as adaptações sugeridas pelo grupo.
Recursos Complementares

Avaliação

Sentados em círculo, o professor fará uma rodada de falas, na qual os alunos responderão, um a um, às seguintes perguntas:

a)    O que acharam dos jogos que fizemos? Por quê?

b)    Quais as estratégias criadas para livrar a bola do “bobinho”?

c)    Quais as estratégias que o “bobinho” usava para pegar a bola dos colegas?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.