30/09/2009
Thompson P. da Costa e Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Tendo em vista os jogos desportivos serem um interesse constante entre as crianças a partir dos 6 anos de idade, propomos atividades de introdução a estes, de forma a prepará-los para um contato mais adequado e proveitoso com as modalidades.
1º MOMENTO:
Sentados na sala ou na quadra de esportes da escola, o professor combinará com os alunos as atividades que serão realizadas na aula (passe a bola com as mãos e passe a bola com os pés), explicando-as. Certifique-se que o grupo entendeu todas as regras que direcionarão o jogo, bem como as suas variações.
2º MOMENTO:
Serão realizadas as brincadeiras sugeridas, quando o professor estará atento à forma como as crianças brincam, ajudando-as na resolução dos conflitos que surgirem e na criação de novas estratégias e variações.
Foto 1: Passa a bola com as mãos. Fonte: Arquivo do 1º Ano (2009) - NEI-CAp/UFRN.
* A classe será disposta em círculo (um ou mais, sentados ou em pé).
* O professor distribuirá duas bolas para cada grupo.
* Ao comando do professor, os alunos passarão rapidamente as bolas com as mãos, seguindo a direção indicada (direita ou esquerda). O objetivo do jogo é promover o encontro das bolas.
* Para dificultar o nível de participação, mais bolas poderão ser acrescentadas à atividade. O aluno que estiver com a posse de mais de uma bola criará estratégias de passá-las simultaneamente, utilizando-se apenas das mãos.
* O jogo durará enquanto houver interesse lúdico.
* Seguindo os mesmos passos da variação anterior, desta vez as crianças passarão as bolas com os pés.
Foto 2: Passa a bola com os pés. Fonte: Arquivo do 1º Ano (2009) - NEI-CAp/UFRN.
3º MOMENTO:
Outras variações podem ser criadas, como por exemplo: passar a bola com o pescoço, com os cotovelos, com a testa, etc. Ouça o grupo e acolha as sugestões dad as por ele.
Em caso de haver alunos com necessidades especiais, principalmente as que envolvem alterações motoras, conversar com os alunos da sala sobre a melhor forma de incluí-los na brincadeira. As crianças conseguem pensar saídas formidáveis.
MATERIAL:
Bolas de futebol, de basquete e/ou de vôlei.
Sentados em círculo, o professor fará uma rodada de falas, na qual os alunos responderão, um a um, às seguintes perguntas:
a) O que acharam dos jogos que fizemos? Por quê?
b) Quais as estratégias criadas para passar mais de uma bola ao mesmo tempo?
É importante que o professor organize e problematize as falas dos alunos, fazendo sínteses orais e anotações.
Cinco estrelas 1 classificações
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07/02/2014
Cinco estrelasMuito boa a recreação, parabéns!