Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A construção dos significados: polissemia e conotação

 

02/11/2009

Autor e Coautor(es)
REGILBERTO JOSÉ SILVA
imagem do usuário

ITAICABA - CE JOAO BARBOSA LIMA EEM

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Reconhecer que, na língua, há várias palavras as quais exibem os mesmos fonemas, porém sendo inseridas em contextos diferentes apresentam sentidos diversos.

* Utilizar adequadamente a polissemia e a conotação, nos diversos gêneros textuais, na prática da comunicação oral e escrita.

Duração das atividades
* 05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos prévios sobre sentido figurado (conotação) e sentido próprio (denotação)

Estratégias e recursos da aula

1.ª Etapa - Planejamento

* Pesquisa na internet no “google imagem” sobre textos publicitários que apresentam palavras polissêmica;

* Aquisição do filme “Se eu fosse você”;

* Elaborar frases com palavras polissêmicas destacadas para trabalhar com conotação e denotação. Recortá-las para afixar em papel madeira. Sugestões de frases:

POLISSEMIA

A manga da camisa estava rasgada.

Todos comeram muita manga.

Você manga muito dos seus colegas.

A manga da mangueira estava furada.

Agora vamos ter que arregaçar as mangas.

A UVA forma muitos jovens todo ano.

Gosto de comer uva durante o verão.

O fio do cabelo estava em meu paletó.

Você pegou o fio de cobre que estava na mesa?

Ele ocupa um alto posto na empresa.

Abasteci meu carro no posto da esquina.

Os convites eram de graça.

Os fiéis agradecem a graça recebida.

Na máquina, falta uma peça para ser consertada.

No próximo período escolar, a minha turma vai encenar uma peça de teatro.

Em minha casa, come-se frango uma vez por dia.

Ontem o goleiro do Corinthians levou um frango no jogo contra o São Paulo.

O ponto do ônibus estava lotado.

A professor Neara vai dar um ponto para que fizer todas as atividades.

Observação: As cores nas frases serão relacionadas ao filme “Se eu fosse você” para que os alunos, no decorrer da aula, possam perceber que o azul (masculino) e róseo (feminino);

2.ª Etapa - Ativando os Conhecimentos Prévios

* Coloca-se sobre uma cadeira ou mesa do professor as frases recortadas a fim de que os alunos possam aleatoriamente escolher uma delas;

* Em seguida, sem dizer o assunto, o professor pede para que cada aluno comente o sentido da palavra em destaque e pergunta se mais alguém tem essa palavra, fazendo a comparação entre os sentidos relação conotação (sentido figurado) e denotação (sentido próprio). Nesse aspecto, observar que a mesma palavra apresenta sentidos diversos em contextos diferentes;

* Após isso, os alunos colam suas frases no papel madeira para ser afixado em sala com fita gomada;

3.ª Etapa – Exposição, no datashow, de textos publicitários e do aspecto conceitual sobre polissemia, conotação e plurissignificação

* Nesse momento, expor, no datashow, textos publicitários que apresentavam palavras polissêmicas. Peça aos alunos para identificar tais palavras. Nos textos publicitários onde havia poucas palavras a identificação foi imediata, contudo, nos textos, que havia muitas palavras, a identificação foi mais demorada;

* Depois de tudo isso, expor, ainda no datashow, os aspectos teóricos sobre “Plurissificação, Polissemia e Conotação”.

* Todas essas exposições devem ser feita no power point ou impresse;

4.ª Etapa – Fixação da aprendizagem

* Também no datashow, usando o power point ou impresse, ou em um cartaz grande, colorido, foi estudado o filme “Se eu fosse você” e seu aspecto polissêmico. A importância das cores na relação homem e mulher, por isso que inicialmente colava as frases em róseo e azul. A troca de papeis na sociedade. A frase “Você vai sair do cinema uma outra pessoa.”

* Para finalizar, fazer exercício de fixação da atividade com o cartaz do filme “Se eu fosse você”. Essa atividade está disponível no livro GESTAR II (Programa Gestão da Aprendizagem Escolar) / Língua Portuguesa. Leitura e Produção Escrita – AAA4 (Versão do Aluno) e AAA4 (Versão do Professor)

Recursos Complementares
  • Datashow

  • TV e aparelho de DVD

  • Notbook

  • Caixa de som

  • DVD com o filme Se eu fosse você (trechos)

  • Internet (google imagem)

  • Blog do LEI / Endereço: LEI - Laboratório Escolar de Informática do JBL

  • Ferramenta de Produtividade (Impress/Power Point/Word)

  • Fita gomada, papel madeira, tesoura, cola

  • Livro GESTAR II (Programa Gestão da Aprendizagem Escolar) / Língua Portuguesa. Leitura e Produção Escrita – AAA4 (Versão do Aluno) e AAA4 (Versão do Professor)

Avaliação

* Os alunos, em dupla, elaborarão um texto de tipologia narrativa que apresentará dois personagens, vivenciando a troca de papeis, ou seja, o homem passa a ser a mulher e a mulher passa a ser o homem, conforme características do filme.

* O texto criado será publicado no blog do LEI – Laboratório Escolar de Informática

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Caroline, Citeq Renascer , Amazonas - disse:
    carolreis_silva@hotmail.com

    17/03/2011

    Cinco estrelas

    Nas minhas aulas de portugues acho muito legal, porque a gente sempre tem que saber a lingua portuguesa meu professor disse que essa materia é muito dificil d aprender!


  • Norma Suely Alves Lopes, EEFM Governador Flávio Marcílio , Ceará - disse:
    norsuelo1@gmail.com

    20/02/2011

    Quatro estrelas

    A aula foi bem planejada. A criatividade de conduzir os trabalhos de forma diversificada facilita a compreensão dos conteúdos. A interdisciplinaridade entre disciplinas como Português e Arte auxilia na fixação do conhecimento. O trabalho coletivo também é um fator que interfere positivamente na construção significativa dos saberes.


  • Norma Suely Lopes, EEFM Governador Flávio Marcílio , Ceará - disse:
    norsuelo1@gmail.com

    19/02/2011

    Quatro estrelas

    A aula foi bem planejada e abrange uma série de atividades individuais e coletivas que facilitarão a compreensão do conteúdo proposto. A criatividade das ações e a interdisciplinaridade utilizada com as disciplinas de Português e Arte também merecem ser observadas e aceitas como sugestivas para a elaboração de um bom planejamento de aula.


  • maria do socorro, escola ducador Paulo Freire , Pernambuco - disse:
    marialucia.cedro@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muito boa ,ótima a aula exposta,uma idéia execelente.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.