02/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
* Reconhecer que, na língua, há várias palavras as quais exibem os mesmos fonemas, porém sendo inseridas em contextos diferentes apresentam sentidos diversos.
* Utilizar adequadamente a polissemia e a conotação, nos diversos gêneros textuais, na prática da comunicação oral e escrita.
Conhecimentos prévios sobre sentido figurado (conotação) e sentido próprio (denotação)
1.ª Etapa - Planejamento
* Pesquisa na internet no “google imagem” sobre textos publicitários que apresentam palavras polissêmica;
* Aquisição do filme “Se eu fosse você”;
* Elaborar frases com palavras polissêmicas destacadas para trabalhar com conotação e denotação. Recortá-las para afixar em papel madeira. Sugestões de frases:
POLISSEMIA
A manga da camisa estava rasgada.
Todos comeram muita manga.
Você manga muito dos seus colegas.
A manga da mangueira estava furada.
Agora vamos ter que arregaçar as mangas.
A UVA forma muitos jovens todo ano.
Gosto de comer uva durante o verão.
O fio do cabelo estava em meu paletó.
Você pegou o fio de cobre que estava na mesa?
Ele ocupa um alto posto na empresa.
Abasteci meu carro no posto da esquina.
Os convites eram de graça.
Os fiéis agradecem a graça recebida.
Na máquina, falta uma peça para ser consertada.
No próximo período escolar, a minha turma vai encenar uma peça de teatro.
Em minha casa, come-se frango uma vez por dia.
Ontem o goleiro do Corinthians levou um frango no jogo contra o São Paulo.
O ponto do ônibus estava lotado.
A professor Neara vai dar um ponto para que fizer todas as atividades.
Observação: As cores nas frases serão relacionadas ao filme “Se eu fosse você” para que os alunos, no decorrer da aula, possam perceber que o azul (masculino) e róseo (feminino);
2.ª Etapa - Ativando os Conhecimentos Prévios
* Coloca-se sobre uma cadeira ou mesa do professor as frases recortadas a fim de que os alunos possam aleatoriamente escolher uma delas;
* Em seguida, sem dizer o assunto, o professor pede para que cada aluno comente o sentido da palavra em destaque e pergunta se mais alguém tem essa palavra, fazendo a comparação entre os sentidos relação conotação (sentido figurado) e denotação (sentido próprio). Nesse aspecto, observar que a mesma palavra apresenta sentidos diversos em contextos diferentes;
* Após isso, os alunos colam suas frases no papel madeira para ser afixado em sala com fita gomada;
3.ª Etapa – Exposição, no datashow, de textos publicitários e do aspecto conceitual sobre polissemia, conotação e plurissignificação
* Nesse momento, expor, no datashow, textos publicitários que apresentavam palavras polissêmicas. Peça aos alunos para identificar tais palavras. Nos textos publicitários onde havia poucas palavras a identificação foi imediata, contudo, nos textos, que havia muitas palavras, a identificação foi mais demorada;
* Depois de tudo isso, expor, ainda no datashow, os aspectos teóricos sobre “Plurissificação, Polissemia e Conotação”.
* Todas essas exposições devem ser feita no power point ou impresse;
4.ª Etapa – Fixação da aprendizagem
* Também no datashow, usando o power point ou impresse, ou em um cartaz grande, colorido, foi estudado o filme “Se eu fosse você” e seu aspecto polissêmico. A importância das cores na relação homem e mulher, por isso que inicialmente colava as frases em róseo e azul. A troca de papeis na sociedade. A frase “Você vai sair do cinema uma outra pessoa.”
* Para finalizar, fazer exercício de fixação da atividade com o cartaz do filme “Se eu fosse você”. Essa atividade está disponível no livro GESTAR II (Programa Gestão da Aprendizagem Escolar) / Língua Portuguesa. Leitura e Produção Escrita – AAA4 (Versão do Aluno) e AAA4 (Versão do Professor)
Datashow
TV e aparelho de DVD
Notbook
Caixa de som
DVD com o filme Se eu fosse você (trechos)
Internet (google imagem)
Blog do LEI / Endereço: LEI - Laboratório Escolar de Informática do JBL
Ferramenta de Produtividade (Impress/Power Point/Word)
Fita gomada, papel madeira, tesoura, cola
Livro GESTAR II (Programa Gestão da Aprendizagem Escolar) / Língua Portuguesa. Leitura e Produção Escrita – AAA4 (Versão do Aluno) e AAA4 (Versão do Professor)
* Os alunos, em dupla, elaborarão um texto de tipologia narrativa que apresentará dois personagens, vivenciando a troca de papeis, ou seja, o homem passa a ser a mulher e a mulher passa a ser o homem, conforme características do filme.
* O texto criado será publicado no blog do LEI – Laboratório Escolar de Informática
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/03/2011
Cinco estrelasNas minhas aulas de portugues acho muito legal, porque a gente sempre tem que saber a lingua portuguesa meu professor disse que essa materia é muito dificil d aprender!
20/02/2011
Quatro estrelasA aula foi bem planejada. A criatividade de conduzir os trabalhos de forma diversificada facilita a compreensão dos conteúdos. A interdisciplinaridade entre disciplinas como Português e Arte auxilia na fixação do conhecimento. O trabalho coletivo também é um fator que interfere positivamente na construção significativa dos saberes.
19/02/2011
Quatro estrelasA aula foi bem planejada e abrange uma série de atividades individuais e coletivas que facilitarão a compreensão do conteúdo proposto. A criatividade das ações e a interdisciplinaridade utilizada com as disciplinas de Português e Arte também merecem ser observadas e aceitas como sugestivas para a elaboração de um bom planejamento de aula.
24/03/2010
Cinco estrelasmuito boa ,ótima a aula exposta,uma idéia execelente.