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Pensando no futuro - Evitando a Osteoporose

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
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ANDREA DA SILVA CASTAGINI

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Fundamental Final Saúde Construção da identidade e da auto-estima
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Nutrição
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a importância de uma boa alimentação para a saúde.
Identificar os alimentos ricos em cálcio.
Compreender o papel que os exercícios e a boa alimentação tem para os ossos.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, esta aula poderá ser adaptada para o ensino médio, com uma abordagem mais aprofundada em relação à dieta rica em cálcio.
Estratégias e recursos da aula

Nós construímos nosso futuro com as ações do nosso presente. E isso vale principalmente para a nossa saúde. Os hábitos que temos hoje podem refletir na saúde de alguns anos. Novas descobertas são divulgadas na imprensa, a respeito da osteoporose, derrubando mitos de que esta doença afeta apenas mulheres idosas.

Inicie sua aula perguntando aos alunos como eles se vêem daqui a 40 anos... Que tipo de idoso eles serão? Aqueles que aparecem nas notícias esbanjando saúde ou aqueles que estão nas filas dos atendimentos médicos? O que é possível fazer hoje para garantir um futuro saudável? 

Antigamente acreditava-se que algumas doenças só acometiam pessoas idosas. Mas a Folha On line, publicou uma reportagem que contraria esta idéia, “Osteoporose pode atingir jovens e crianças”, disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u567521.shtml (acessado dia 29/09/2009).
Abril, “Estudo mostra que osteoporose atinge igualmente homens e mulheres”, disponível em: http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/estudo-mostra-osteoporose-atinge-igualmente-homens-mulheres-544842.shtml (acessado dia 29/09/2009).

Para tornar a leitura de reportagens mais atrativa o professor poderá lançar mão de alguns recursos, como ler apenas trechos mais polêmicos das reportagens e pedir que os alunos desenvolvam argumentos para apoiar ou contradizer este trecho e depois pedir que leiam todo o resto da notícia, para ver se acertaram em suas colocações  e argumentos ou não.

Após a leitura, discuta com os alunos os pontos relevantes das reportagens, que descobertas foram feitas, porque os homens e os jovens são alvo da osteoporose, será que essa doença ameaçava estes grupos há décadas atrás? A saúde dos nossos pais e avós era afetada por doenças como essas na juventude deles? O que será que mudou no mundo que faz com que cada vez mais pessoas jovens estejam ameaçadas com doenças consideradas da velhice?

A osteoporose é uma doença comumente relacionada com os idosos e com as mulheres. Entretanto, as pesquisas indicam que pessoas jovens e homens estão sendo cada vez mais afetados com esta doença. Será que ela tem fator determinante na genética, ou é falta de uma alimentação correta e saudável?
Encomende aos alunos uma pesquisa referente à osteoporose e fatores que a predisponham. Quais os tratamentos que existem para combatê-la?
O que uma dieta deve ter para prevenir esta doença? Quais os alimentos de ingestão diária, necessários para o fortalecimento dos ossos?
Sugira os sítios pesquisados para esta aula, que estão nos recursos adicionais.

O resultado da pesquisa poderá ser organizado na forma de mapas conceituais.

Utilize os recursos sugeridos para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a osteoporose e as áreas correlacionadas que buscam combater e minimizar a doença.

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O esporte ao longo da vida [Esporte na escola]

  (disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18464 acessado em 10/10/2009)

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Quais as vantagens que o esporte traz na vida de todos?
Qual a relação da prática de esportes com a osteoporose?
Que cuidados as pessoas devem tomar antes de fazer exercícios?
Que exercícios são recomendados aos idosos?
Que cuidados os idosos devem ter antes de iniciar exercícios?
Que vantagens os exercícios podem trazer para os idosos?

E ai, q ue tal se inspirar no vídeo e fazer uma atividade que inclua os alunos e seus avós?

ATIVIDADE

Peça aos alunos para entrevistarem as pessoas idosas de seu convívio (avós, tios avós, vizinhos), e perguntarem sobre os hábitos de vida e saúde referente ao consumo de alimentos ricos em cálcio, prática de esportes e estado geral da saúde. O que eles sabem sobre a osteoporose? Fazem algum tipo de acompanhamento ou tratamento? Estas informações coletadas poderão ser sintetizadas em uma planilha eletrônica, sendo que os alunos podem formar equipes de 4 a 5 integrantes para inserir seus dados e fazer uma breve análise estatística (média e desvio padrão). Com a planilha e cálculos feitos trazer para sala de aula para análise dos números e o que eles significam. O professor deverá ajudar nesta parte de conclusão, se possível com a inserção de dados mais aprofundados (há literatura riquíssima sugerida principalmente para o professor, em recursos adicionais).

Após esta discussão, instrua os alunos a fazer uma campanha de prevenção à osteoporose. Eles devem enfatizar a necessidade de uma boa dieta alimentar e a prática de esportes no combate dessa enfermidade.
Dê a eles o espaço de uma aula para trabalhar as idéias e materiais. Eles de verão apresentar a campanha em sala de aula para os outros colegas, no estilo seminário. Defina um tempo limite para cada apresentação ocorrer, de modo que não se torne enfadonha e possibilite uma fala do professor ao fim de todas as apresentações. Defina também os critérios de avaliação desta atividade e passe aos alunos. Uma idéia interessante que visa prender a atenção dos alunos é exigir que todos os alunos entreguem ao fim desta aula um breve relatório das apresentações dos colegas.Clique na figura abaixo para baixar o modelo de relatório ou em http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/andrea/RELATORIOSEMINARIO.pdf acessado em 10/10/2009.

Selecione algumas das apresentações para serem mostradas para as outras turmas e comunidade, em algum momento que a escola chame os pais e responsáveis. Divulgue a idéia da boa alimentação e prática de exercícios como forma de combater a osteoporose e melhorar a saúde. Se for o caso, o professor poderá marcar uma caminhada, como a vista no vídeo, com os alunos e seus parentes mais idosos. Lembre os alunos dos cuidados necessários para esta atividade. Os idosos devem antes de fazer exercícios consultar o médico para saber se há algum risco para saúde. Conte com a ajuda dos colegas de Educação Física, para fazer um alongamento antes da atividade começar. Se possível, registre este momento com fotos e filmagens, para se desejar publicar em seu blog ou página de atividades escolares.

Instrua os alunos a retomarem o mapa conceitual do início das aulas. Eles devem complementá-lo com os conhecimentos e memórias que adquiriram ao longo das atividades.

  • Houve mudança de pensamento em relação à osteoporose?
  • De que maneira eles vêem a doença agora?
  • E a prática de esportes?
  • Houve mudança de postura frente a esta atividade? Qual?

O professor poderá aproveitar este momento para uma discussão final com os alunos, sobre como se sentiram compartilhando conhecimentos com a comunidade e parentes, além do momento de caminhada junto com seus avós e parentes mais velhos.

  • Que recordações terão dessa atividade?
  • De que maneira eles podem contribuir para uma sociedade mais saudável ?

Recolha os mapas conceituais e avalie-os qualitativamente. As atividades provocaram mudanças comportamentais e conceitudinais em seus alunos?

Se houver problemas de conceituação ou colocações erradas nos mapas, pontue individualmente com seu aluno. Se esses problemas forem mais amplos, aparecendo em vários mapas, vale a pena o professor retomar o conteúdo.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O esporte ao longo da vida [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

ABC da saúde, Artigo sobre Osteoporose, disponível em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?312 (acessado dia 29/09/2009)
Gineco.com,”O que é Osteoporose, disponível em: http://www.gineco.com.br/osteoporose.htm (acessado dia 29/09/2009).
AVOL, “Veja o tipo de leite mais adequado para seu filho”, disponível em: http://www.antonioviana.com.br/2009/site/ver_noticia.php?id=59880 (acessado dia 29/09/2009).
O Povo on line, “Exercício prepara o corpo para enfrentar os desgastes”, disponível em: http://www.noolhar.com/opovo/cienciaesaude/908714.html (acessado dia 29/09/2009).

LITERATURA PARA O PROFESSOR
Caso o professor julgue interessante, passe estes artigos científicos para os alunos lerem. Todavia, sugerimos que ele leia também e sintetize os dados interessantes na linguagem dos alunos.
Revista Scielo, Jornal de Pediatria, "Osteoporose na infância e adolescência" , disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0021-75572003000600005&script=sci_arttext&tlng=es (acessado dia 30/09/2009).
Revista Brasileira de Epidemiologia, "Prevalência de osteoporose: uma visão crítica", disponível em: http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1415-790X2006000200007&script=sci_arttext&tlng=pt (acessado dia 30/09/2009).

Avaliação

Esta aula permite vários tipos de avaliação.

Os mapas conceituais podem ser alvo de avaliação, como também as campanhas que os alunos apresentarão. Como dito anteriormente, os critérios devem estar expostos e claros para os alunos. Recomendamos o uso da rubrica para tal. 


Também é possível fazer uma heteroavaliação por meio das fichas de acompanhamento do seminário. E uma autoavaliação ao fim das atividades, após a discussão final com os alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • Alberto Santos Monteiro, ESCOLA ESTADUAL MOREIRA E SILVA , Alagoas - disse:
    alberthus_1983@hotmail.com

    11/06/2012

    Quatro estrelas

    Apliquei uma adaptação de sua aula, para o EM, e foi muito bom. Enquanto discutíamos histologia (tecido ósseo) abordei a importância da alimentação e exercícios físicos na manutenção da boa saúde dos ossos. Os alunos gostaram muito.


  • jozi alves paiva de souza, EMEF VINICIUS DE MORAES , Rondônia - disse:
    jozialvesemail.com@gmail.com

    15/08/2010

    Quatro estrelas

    muito bom


Sem classificação.
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