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Comparing places

 

12/11/2009

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá o grau comparativo dos adjetivos em inglês.

Duração das atividades
07 horas/aulas de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter conhecimento prévio sobre adjetivos em inglês, para que seja possível a descrição de lugares. Use as dicas citadas em: http://www.keepandshare.com/doc/view.php?u=12894  (acesso 29 de Setembro de 2009) para esclarecer qualquer dúvida que possa surgir sobre este assunto.

Para uma atividade interessante, usando adjetivos, acesse: http://www.manythings.org/vq/mc-adj.html  (acesso em 29 de Setembro de 2009).

Observação: Faça cópias da atividade caso não haja disponibilidade para usar o laboratório de informática.

Estratégias e recursos da aula

Recursos a serem utilizados:
*Fotos;
*Texto impresso;
*Laboratório de informática (opcional);
*Quadro e giz.

AULA 1


Motive seus alunos mostrando-os as seguintes figuras:

Figura 1: Ferrari.
Fonte: http://img.photobucket.com/albums/v292/overbr2004/ferrari_cali.jpg
(acesso em 29 de Setembro de 2009)

Figura 2: Fusca.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_6UKfizGRLK0/RvOc_a6e0TI/AAAAAAAAAAs/lZKMjdBCzeQ/S692/fusca.jpg

(acesso em 29 de Setembro de 2009)

Figura 3: Pessoa alta.
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_h_hLztz7W0s/Rrn2A3StfQI/AAAAAAAAAlo/IJfhR0S1OZ0/s320/stadnik.jpg
(acesso em 29 de Setembro de 2009)

Figura 4: Pessoa baixa.
Fonte: http://www.cabecadecuia.com/imagem/materias/anao44_8726434cba652c920afd97ff4efb3116.jpg
(acesso em 29 de Setembro de 2009)

Figura 5: Borboletas.
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_g6uyTpN9rC0/RxNhir8LNMI/AAAAAAAAAIc/9Nu19FjhhMM/s400/borboletas1.JPG
(acesso em 29 de Setembro de 2009)

Figura 6: Lagarta
Fonte: http://canalazultv.ig.com.br/galeria/fn_1401-I-lagarta.jpg
(acesso em 29 de Setembro de 2009)

Observação: Caso não haja acesso a internet, procure em revistas figuras que possam ser comparadas. Exemplo: carros grandes e pequenos ou caros e baratos, animais altos e pequenos, comidas saudáveis e prejudiciais, etc.

Logo após a apresentação das figuras, peça aos alunos para descrevê-las. Incentive-os a usar os adjetivos conhecidos: beautiful (bonito), tall (alto), etc.


Observação: Ative o conhecimento prévio de seus estudantes para descrever coisas, animais e pessoas. Se necessário relembre os pronomes pessoais e o verbo to be.

Exemplo:
Figura 6: It is disgusting. It is colourful.

Depois, utilize objetos presentes dentro da sala. Você pode usar canetas, mesas, etc, para que façam a descrição necessária. Incentive-os a se comunicarem em inglês.

Sugestão: Peça a voluntários para irem até a frente da sala. Os demais alunos deverão descrever o aluno em questão. Porém, cuide para que não haja brincadeiras de mau gosto.


Sugira que os alunos façam uma lista dos adjetivos que aparecere m durante todo o proce sso, assim, eles terão uma fonte de consulta segura e individual.

AULA 2

Passe para os alunos o vídeo disponível em:

Fonte: http://www.youtube.com/watchv=fleok757P90&feature=PlayList&p=65539E87C11B637B&playnext=1&playnext_from=PL&index=12 (acesso em 29 de Setembro de 2009). Este vídeo esclarece como são feitas as comparações usando os adjetivos em inglês.

Observação: Caso não haja recursos áudio-visuais em sua escola, faça cartazes nos quais o aluno poderá perceber o acréscimo do sufixo –er no final dos adjetivos, bem como todas as regras que o grau comparativo oferece. Para maiores informações sobre a estrutura gramatical do grau comparativo, acesse:  http://www.english-the-easy-way.com/Adjectives/Comparative_Adjectives.htm  (acesso em 29 de Setembro de 2009).

Retome às figuras utilizadas na aula 1. Observe que as figuras 1 e 2 devem ser usadas juntas, para que haja a comparação, assim como as figuras 3, 4 e 5 e 6.
Possíveis relações entre as figuras:


Figuras 1/2: It is more expensive than fusca. / Fusca is cheaper than Ferrari. / Ferrari is more comfortable than fusca. / Fusca is smaller than Ferrari.
Figuras 3/4: He (figura 3) is taller than the other man (figura 4). / He (figura 4) is shorter than the other man (figura 3).
Figuras 5/6: A butterfly is more beautiful than a caterpillar. / A caterpillar is more disgusting than butterflies.


Para treinar o conhecimento adquirido sobre comparative adjectives, peça aos alunos que construam sentenças mostrando as comparações que fizerem. Outra alternativa é, se houver acesso ao laboratório de informática, acessar o exercício postado em: http://www.eflnet.com/grammar/compadj.php  (acesso em 29 de Setembro de 2009). Nele os alunos terão a oportunidade de completar um quiz com a forma comparativa dos adjetivos apresentados.

Sugestão: Caso não haja acesso a computadores em sua escola, monte uma mini-gincana. Espalhe e pregue adjetivos (em sua forma normal) escritos em papéis comuns por toda a sala, assim como a forma comparativa dos mesmos. Divida a sala em grupos de três pessoas. Cada grupo deverá juntar o maior número de pares (adjetivo normal e sua forma no comparativo).

AULA 3

Pergunte aos alunos se já compararam produtos antes de comprá-los. Peça a algum voluntário que relate o episódio.

Em seguida, apresente o quizz apresentado em: http://www.better-english.com/grammar/comparatives.htm (acesso em 29 de Setembro de 2009).

Neste quizz, vários adjetivos são apresentados para que suas respectivas formas comparativas sejam formadas.

Após corrigir o quizz com seus alunos, peça-os que relatem se já compraram produtos antes de comprá-los (em inglês).

AULA 4

Atividade de reading

Mostre aos aprendizes as seguintes figuras:

Figura 7: San Francisco, California.
Fonte: http://www.carrosalugado.com/uploads/5/6/7/4/567473/4432747.jpg
(acesso em 29 de Setembro de 2009)

Figura 8: San Francisco.
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_OAcslEqbhF4/R5akjYgA6rI/AAAAAAAABYU/Q5G5u2jruUI/s320/San+Francisco.jpg
(acesso em 29 de Setembro de 2009)

Figura 9: Londres.
Fonte: http://br.geocities.com/dvmtur/londres.gif
(acesso em 29 de Setembro de 2009)
 

Figura 10: Londres.
Fonte: http://tudoparaferias.com/wp-content/uploads/2009/01/londres600x600site.jpg
(acesso em 29 de Setembro de 2009)

Questione seus alunos o que eles sabem a respeito das cidades acima.

Professor: “ What do you know about these cities?”

Para maiores informações sobre São Francisco, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Francisco_(Calif%C3%B3rnia (acesso em 29 de Setembro de 2009) e para saber mais s obre Londres, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Londres  (acesso em 29 de Setembro de 2009).

Revele aos aprendizes que eles irão ler sobre as duas cidades. O texto “Changing Places” mostra a descrição que uma pessoa faz, comparando as duas cidades. Visite: http://www.eslhandouts.com/materials/san_francisco_london.doc  (acesso em 29 de Setembro de 2009) para ter acesso ao texto.

Como primeiro passo, antes de ler o texto, leia para seus alunos a introdução do texto: “Joanna is an artist...”, depois questione seus alunos se eles acham que as sentenças oferecidas em Do you think these sentences are true or false? são verdadeiras.


Após ler o texto, pergunte aos alunos qual a melhor cidade para se viver, na opinião deles:


Professor: Which one is better to live in? London or San Francisco?


Incentive seus alunos a responderem essa pergunta em inglês, pois, esta é uma ótima oportunidade para os mesmos se comunicarem usando a língua alvo. Não coloque obstáculos caso haja mistura da língua portuguesa com a língua inglesa, o importante é fazer com que se comuniquem a maior parte do tempo, que eles conseguirem, em inglês.


Assim, peça-os que resolvam as questões seguintes:
a)- What is the comparison between San Francisco and London in terms of size?
Resposta: San Francisco is samller than London.
b)- According to the text, in what aspect are the Americans more interested?
Resposta: Americans are more interested in Money than in culture. 
c)- What does Joanna say about renting a flat and her bills in London? 
Resposta: It is a bit more expensive to rent a flat in London. Her bills are bigger than they were in San Francisco. 
d)- What does she say about the public transport in London and in San Francisco?
Resposta: The publ ic transport in London is more expensive than in San Francisco.
e) What is Joanna’s opinio n about food in the States?
Resposta: Food in the States is generally much better. It is fre sher and cheaper. 


Corrija as respostas dos seus alunos. Essa é uma atividade de curto tempo, pois, as perguntas são diretas, as respostas estão no texto.

AULA 5


Para continuar discutindo a respeito de comparação de lugares, passe este vídeo para seus alunos.

Fonte: http://www.elllo.org/english/0851/860-Mike-PalmCities.html  (acesso em 29 de Setembro de 2009)
Neste vídeo, Florida e Hawaii serão comparadas no que se refere a night life (vida noturna), food (comida), shopping (compras), etc. Observe que no canto inferior e direito do vídeo há o botão Text View. Dependendo do nív el lingüístico dos alunos, o vídeo poderá ser passado com ou sem legenda.

Observação: Caso não haja acesso ao laboratório de informática na sua escola, prepare uma apresentação similar a essa. Dessa forma, será possível, por exemplo, falar de cidades próximas à de localização da sua escola, o que torna a atividade muito mais significativa.

Sugira a seus alunos, que sigam o exemplo do texto apresentado na aula 4 e o vídeo apresentado na aula 5 e comparem cidades, estados ou países conhecidos. Deixe-os livres para escolher os lugares. Divida a sala em grupos de 5 ou 6 pessoas e peça a eles que pesquisem todos os aspectos que possam ser comparados entre os locais que escolheram (custo de vida, comida, limpeza, etc.)


Durante esta aula, os alunos deverão juntar as informações necessárias para dar continuidade ao trabalho. Ajude os al unos na escolha das informações.


Sugestão: Para definir melhor a pesquisa que os alunos farão, escolha previamente os temas que servirão para fazer as comparações. Exemplo: custo de vida, lugares para visitar, comida, trânsito, vida noturna, etc)

AULA 6

Prossiga, junto com seus alunos, a preparação da apresentação. Incentive-os a produzirem cartazes e a usarem a criatividade.Esclareça que a apresentação será totalmente em inglês. Se for necessário, repasse o vídeo e mencione o texto usados em aulas anteriores. Ajude, também os alunos na questão de pronúncia e escrita dos cartazes.
Se necessário, autorize o uso de dicionários bilíngües. Se for possível o acesso a internet, utilize o dicionário sugerido em Recursos Complementares.

AULA 7

Nesta aula deverão ocorrer as apresentações. Observe o que deverá ser analisado para avaliação do trabalho (apresentação). Combine esses critérios anteriormente com os alunos:
1. organização dos grupos;
2. discernimento na escolha das informações usadas na apresentação;
3. preocupação em expor as informações de forma clara;
4. preocupação com a pronúncia correta das palavras;
5. correta utilização e escrita  (spelling) das palavras escritas nos cartazes.

Recursos Complementares

Dicionário bilíngüe - caso haja a chance de um acesso ao site abaixo no laboratório de informática.


RECURSO - Dictionary.com


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
(acesso em 29 de Setembro de 2009)

Avaliação

Os tópicos citados na aula 7 para avaliação das apresentações deverão ser levados em consideração para que seja possível avaliar a parte de produção oral dos estudantes. Use o listening e os vídeos para analisar a compreensão oral dos mesmos. Outra sugestão é uma produção escrita, além dos cartazes já feitos para a apresentação.

Sugira aos alunos que produzam artigos de opinião com as informações coletadas durante o trabalho. Promova a correção colaborativa da escrita dos textos: antes de te entregar a versão final, eles devem trocar com os colegas para avaliar o trabalho feito e sugerir coisas extras, caso necessário.

Uma outra opção é organizar a confecção de um guia de cidades (que poderá ser doado para a biblioteca, posteriormente), pensando em informações relevantes para alguém que pretende escolher um roteiro turístico.

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