Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Criando histórias com o Story Maker e o Hagáquê

 

20/10/2009

Autor e Coautor(es)
CRISLIANE PATRICIA DA SILVA
imagem do usuário

NAVIRAI - MS EE PRES MEDICI

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a criar suas próprias histórias em Inglês utilizando Story Maker e a fazer a ilustração desta história através do Hagáquê.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor trabalhará uma história criada no Story Maker com os alunos e a ilustração da mesma no hagáquê, para que depois eles possam entender como se dará a atividade.

Estratégias e recursos da aula

Passo 1: A aula será iniciada com a distribuição de uma história, em Inglês, produzida pelo professor no Story Maker.

O que é o Story Maker?
É um ambiente dentro do site Britsh Council, que lhe permite criar histórias com vários temas. Ao acessar este ambiente, aparece um livro onde você iniciará a criação da sua história.
Na capa do livro, você clica em “Next”. Em seguida, você escolhe um conto de fadas, uma história de terror, ou uma história de ficção científica. Aguarde o Storymaker carregar e, em seguida, responde às perguntas - escolher os personagens, palavras e lugares ou escrever seus próprios! Em seguida, o fabricante de história vai "fazer" a sua história.
http://www.britishcouncil.org/kids-writing-storymaker.htm , acesso em 30/09/2009

O professor trabalhará essa história a seu critério. O importante é que seja feita a interpretação, e posteriormente a tradução desta história.

Sugestão de história criada no Story Maker e trabalhada com os alunos na sala de aula.

Once upon a time there was a King and a Queen.They lived in a lovely golden castle and had a beautiful daughter, Susan. But Susan was very unhappy. She never laughed or smiled. “We Will give a Magic swordto the person Who can make Susan happy, Said the Queen. A musician came and played the flute, a fairy Said a Magic spell, and a joker came and told jokes, but Susan did not smile ou laugh.
A Young farmer came to work at the Queen’s castle. He came with his little dog. The little dog liked to play. Some day Susan saw the dog and started to smiled – then she laughed. The Queen heardher daughter and saw the dog. The dog was happy to get the Magic sword!

Passo 2: Depois de realizada as atividades com a história, perguntar aos alunos como eles fariam a ilustração desta história em forma de quadrinhos. Muitas sugestões serão dadas e nesta hora o professor entregará uma história em quadrinhos, feita no Hagáquê.


O que é o Hagáquê?

O software HagáQuê, é um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos, Criado para facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos com recursos suficientes para soltar a imaginação.

http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/explicacao.php?lang=pt-BR, acesso em 30/09/2009

No momento da entrega da história em quadrinhos é importante não revelar que ela é a ilustração da mesma. Deixe os alunos analisarem e com certeza alguém vai descobrir. Mas caso a turma não perceba a semelhança entre as histórias, é necessário revelar para fazer a exploração do quadrinho.

Passo 3: Com os dois textos em mãos, o professor, juntamente com os alunos, fará o levantamento dos pontos importantes para a ilustração da história.
-quem são os personagens de toda a história;
-o ambiente da história;
- os diálogos dos personagens;
- os tempos verbais;
- as adaptações necessárias para construção do quadrinho;
- os pontos importantes da história para a ilustração em quadrinhos.
- as adaptações necessárias para construção do quadrinho;

Feito isso, o professor informará aos alunos que eles criarão suas próprias histórias e farão a ilustração em quadrinhos na sala de tecnologia.

Passo 4: Na sala de tecnologia, orientar os alunos que primeiramente eles criarão suas histórias no Story Maker.
( É importante que o endereço de acesso ao site já esteja gravado na barra de endereços da internet para que não demorem para encontrar a página. )
Assim que eles criarem a história, pedir para que a copiem no caderno para que possam fazer o levantamento dos pontos importantes da história a ser ilustrada. O professor poderá pedir para que eles façam essa tarefa em casa e tragam pronto para a próxima aula o u fazer durante a aula para que eles possam ter o auxílio do professor.

Passo 5: Com os levantamentos em mãos e uma idéia do que deverão criar, os alunos entrarão no aplicativo Hagáquê, que já deverá estar instalados nos computadores, para fazer a ilustração da história. Como as opções de figuras são limitadas e a criatividade dos alunos é ilimitada, mostrar aos eles a opção de busca de outras figuras na internet que o aplicativo permite fazer.
Agora é só deixar a imaginação fluir e aguardar as produções dos alunos. Assim que eles terminarem, pedir para que salvem no computador. O trabalho deverá ser corrigido pelo professor para detectar possíveis erros de grafia e de gramática e por fim publicado no Blog para a apreciação de todos os colegas. Caso isso não seja possível, poderá ser criado um painel no mural da escola e colar as histórias criadas no Story Maker e no Hagáquê juntas.

Recursos Complementares

Dicionários Inglês-Português

Avaliação

Deverá ser observado o envolvimento dos alunos nas atividades propostas tanto na sala de aula durante a exploração dos textos quanto na sala de tecnologia na produção das histórias e na ilustração em quadrinhos; ser analisado as produções tanto das histórias quanto da ilustração verificando se o aluno conseguiu fazer os levantamentos dos pontos importantes da história para a criação dos quadrinhos; avaliar a produção final dos quadrinhos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marta Rinaldi, EEB Dep Nelson Pedrini , Santa Catarina - disse:
    marta_rinaldi@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Uma ótima aula para despertar o interesse daqueles que não se contentam com as atividades rotineiras. Parabéns


  • Maria cristina Dos santos, biblioteca do conhecimento , Mato Grosso do Sul - disse:
    marycrissant@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Em minha opinião a aula está bem explicada o conteudo é exelente


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.