Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


POR FORA BELA VIOLA! POR DENTRO...

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Maura Gislaine Barros

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Observar que a mídia tem grande influência sobre nossos desejos.

Duração das atividades
2 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Benefícios da atividade física para o organismo.

- Nutrição.

- IMC (índice de massa corporal).

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

A insatisfação de muitos com o próprio corpo é maior do que podemos imaginar e demonstra ser um sentimento que está crescendo a cada dia que passa.

Até que ponto é bom poder estar na moda mesmo que com isso eu esteja negando minha própria identidade.

Posso até jogar fora meu gosto, minha capacidade de decidir e escolher o que realmente quero para a minha aparência. Posso ter orgulho de não ser eu, mas artigo industrial, desfilando marcas registradas e logotipos do mercado!

PROBLEMATIZAÇÃO

Você constrói seu corpo ou deixa que ele seja construído?

Será que vale a pena investir numa imagem que não seja verdadeiramente a sua?

undefined

VIDAATIVASINOP.COM Disponível em: http://www.vidaativasinop.com.br/fotos_bancoimagem/7.jpg acessada em 03/10/2009.

INSTRUMENTALIZAÇÃO

Essa insatisfação pessoal permenente, como se algo sempre estivesse faltando ou sobrando, é utilizada de forma eficiente pela tv para venda de seus produtos.

A insatisfação dos jovens com a própria imagem e como que possuem leva-os a buscar mais, algo que está sendo oferecido pela mídia.

Atividade

Orientar os alunos para que realizem pesquisa sobre produtos divulgados pela mídia que oferecem soluções milagrosas para alcançarmos nossos desejos, podemos dividir a turma em equipes e direcionar a: equipamentos de ginástica (Total Shape, ABThin, Pawer Shaper, AB Toner, Elysée Belt, entre outros), produtos de beleza, dietas milagrosas  e até mesmo o caso de cirurgias plásticas.

Sugestões de informação do sítio Como emagrecer:

1. Após pesquisa as equipes deverão montar um painel com imagens do produto oferecido, demonstrando quais os benefícios oferecidos por cada um.

2. Debata com seus colegas sobre os produtos.

- Será que realmente  com uso de cada produto poderemos alcançar nossos objetivos?

- Dos produtos oferecidos existem atletas que vinculam seus nomes aos mesmos? Cite o nome dos atletas.

- Mas será que um atleta realmente utiliza o produto que está vendendo?

- Você usaria? Peça para que cada um justifique sua respostas.

- Se você pudesse fazer uma cirurgia plástica faria? Onde? Por quê?

Para finalizar questione sobre o que cada um gostaria de mudar em seu corpo ou aparência? Por quê?

A mídia nos oferece muitas opções que prometem boa aparência e um corpo perfeito em poucos dias, mas até que ponto esses produtos ou equipamentos irão fazer bem para minha saúde? Devo pensar que o interess ante é estar com saúde e disposição para alcançar meus objetivos por meios seguros.

Atividade

Apresente aos alunos as imagens a seguir:

undefined

IG.COM.BR Disponível em: http://jovem.ig.com.br/imagens/277/26/26/5351458.plastica_calcinha_224_298.jpg acessada em 03/10/2009.

undefined

GLOBO.COM Disponível em: http://oglobo.globo.com/fotos/2008/01/08/08_MHG_0801_mul_plastica1.jpg acessada em 05/10/2009.

- Peça para que cada aluno produza um texto, onde possa expressar a relação entre a moda, a mídia e suas influências sobre a prática de atividades físicas, principalmente sobre o lado capitalista das coisas. Dando ênfase para os produtos de beleza, roupas, acessórios, etc.

- Os alunos deverão conversar com um colega do sexo oposto para comparar o ponto de vista de cada um, observando quais as críticas apontadas por cada um.

- Elaborar um debate no qual seja possível evidenciar as diferentes visões expressadas por ambos os sexos, assim poderemos observar quais os desejos de meninas e meninos.

A mídia, de forma geral, não conduz a atitudes de reflexão acerca dos problemas políticos ou sociais, a classe dominante através dos meios de comunicação procura impor idéias e conceitos de modelos perfeitos de seres humanos.

Vida legal [Esporte na escola]

PORTAL DO PROFESSOR Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18474/vida_legal_esporte_escola.wmv acessada em 06/10/2009. O vídeo apresenta entrevista com o ator Marcos Frota onde aborda sobre os benefício que a prática da atividade física traz para todos.

ROTEIRO DE DISCUSSÃO

1. Através de que a prática esportiva consegue aliviar o estresse?

2. O vídeo traz a seguinte informação: "a prática de esportes afasta neuroses, alivia tensões, melhora a sociabilidade, traz equilíbnrio, saúde, harmonia e alegria", será que necessitamos de algo mais em nossa vida?

3. Será que entre as neuroses citadas no vídeo podemos tratar a de se ter um "corpo perfeito" a qualquer custo e circunstâncias?

4. Mas afinal de contas o que podemos classificar como sendo um "corpo perfeito"?

A atividade física aliada com alimentação correta traz muitos benefícios à nossa saúde, entre estes podemos observar uma grande melhora em nossa aparência. A prática regular de atividade física colabora para que se possa alcançar muitos objetivos que temos em relação à nossa aparência, sem que seja preciso correr algum tipo de risco.

Atividade

- Pesquise capas de revistas, fotos em jornais, campanhas publicitárias nas quais estejam presentes ideias da indústria da juventude.

- Em equipe monte um painel com várias figuras encontradas e, abaixo de cada uma, crie um pequeno texto crítico.

Os cartazes poderão ser fixados no mural/edital da escola.

CATARSE

A criação de modismos tem objetivos específicos e atendem a uma determinada parcela da população. Nem sempre o que está na moda ou a mídia tenta impor para a socie dade vai ser o melhor para mim, devo acima de tudo valorizar minha personalidade e escolher o que é melhor para minha saúde.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Gincana de Habilidades

- Gincana de participação em grupo, com o objetivo de desenvolver habilidades variadas.

- Provas de canto, encenação, prática esportiva, imitação.

- A gincana deve ser dividida em 4 provas:

CANTO

A equipe deve cantar uma música, que poderá ser decidida por sorteio ou uma escolha do grupo, cujo o tema apresente ou haja relação com a moda, mídia, cultura ou corpo. 

ENCENAÇÃO

Realizar uma pequena encenação sobre o tema estudado, em que os integrantes da equipe se apresentam através de gestos, mímicas ou movimentos, o texto pode ser falado ou não.

PRÁTICA ESPORTIVA

Aprese ntar alguma forma de modalidade esportiva procurando, atravé s de adaptações feitas pela equipe, transformar as características competitivas em atividades cooperativas.

MÍMICA

Representar diversas formas de influência presentes na mídia (comerciais ou propagandas de marketing) em relação trato com o corpo.

Essa atividade procura demonstrar que temos habilidades diversas, que nos diferenciam e, ao mesmo tempo, podem nos aproximar das outras pessoas, mostrando que existem, além da beleza corporal, outras formas de afirmação, comunicação e expressão corporal.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Vida legal [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser realizada nos diversos momentos das atividades da aula, o professor poderá estipular cada peso juntamente com os alunos, mostre todas as atividades que serão realizadas e como será realizada a pontuação (ficando a critério de cada professor o peso de cada atividade).

Devemos avaliar o conteúdo pesquisado pelos alunos, montagem do painel e cartazes, produção de texto, participação e criatividade no momento da gincana e o mais importante a participação nos momentos de debate através das intervenções feitas pelos alunos e conceitos formados por cada um.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.