Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CRIANDO COM O TANGRAM

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Clarice Ferreira Guimarães e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a origem do Tangram.
  • Explorar as caractéristicas físicas das peças do Tangram.
  • Compor e decompor figuras usando o Tangram.
Duração das atividades
2 aulas com duração de 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Jogo do Tangram. Cultura chinesa. Comparação. Descrição.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Conhecendo o Tangram

O primeiro contato com o jogo as crianças exploraram as peças  livremente. Em seguida, converse com elas sobre o jogo, questione e anote as falas dos alunos.

  • Quem já conhecia esse jogo?
  • Qual é o nome do jogo?
  • Como se joga?
  • Será que o Tangram é uma invensão dos chineses?

Após essa conversa, assista a um vídeo que fala sobre a lenda do Tangram que está disponível no endereço eletrônico a seguir: www.youtube.com/watch?v=r4Fhv7guJe8&feature=related

Outra opção é ler um texto que fale sobre a origem do Tangram.

Conhecendo o Tangram

Patrícia Cândido - coordenadora do Mathema - NIEB

O tangram é um quebra-cabeça chinês, de origem milenar. Ao contrário de outros quebra-cabeças ele é formado por apenas sete peças com as quais é possível criar e montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas e outros. As regras desse jogo consistem em usar as sete peças em qualquer montagem colocando-as lado a lado sem sobreposição.

Há uma lenda sobre esse material de que um jovem chinês despedia-se de seu mestre, pois iniciaria uma grande viagem pelo mundo.
Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
- Com esse espelho você registrará tudo o que vir durante a viagem, para mostrar-me na volta.

O discípulo surpreso, indagou:
- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encont rar durante a viagem?< br />No momento em que fazia esta pergunta , o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando -se em sete peças.

Então o mest re disse:

&nbs p;- Agora você poder á, com essas sete peça s, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem.

Lendas e histórias como essas sempre cercam objetos ou fatos de cuja origem temos pouco ou nenhum conhecimento, como é o caso do tangram. Se é ou não verdade, pouco importa: o que vale é a magia, própria dos mitos e lendas.
 

Texto disponível em:www.mathema.com.br/index.asp?url=http://www.mathema.com.br/e_fund_a/mat_didat/tangram/_tangram.html

Em seguinda, proponha o  desafio de montar um quadrado usando as 7 peças do Tangram. Divida a turma em pequenos grupos. Combine o tempo de apresentação da descoberta do desafio. Cada grupo apresentará as estratégias usadas para montrar o Tangram. Depois, proponha a construção das regras para brincar com o Tangram. Veja o exemplo de um texto produzido por uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental inicial.

undefined

Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. Turma do 1º ano B. NEI-CAp/UFRN.2008.

2° momento: Inventando com Tangram

Explorar novamente as peças, destacando suas características, semelha nças e diferenças. Questionando: Que peças posso usar pa ra formar um triângulo grande? E um médio? Que peças posso usar para for mar um quadrado? E um paralelogramo? Quantas pontas tem o quadrado ?

Quantas pontas tem o triângulo?

Proponha a confecção do Tangram através de dobradura. Oriente as crianças a observarem como se faz uma dobradura de cada vez.

Assista a um vídeo que mostra como fazer um Tangram de dobradura. Acesse o site:

www.youtube.com/watch?v=uIWonsPaaWY

undefined

Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. Turma do 1º ano B. NEI-CAp/UFRN.2008.

Peça para as crianças criarem um desenho, pode ser animal, pessoas ou objetos.  Mostre algumas silhuetas de desenhos compostos com as peças do Tangram. Elas podem usar como modelo ou não. 

3º Momento: UMA HISTÓRIA COM TANGRAM 

Proponha a produção de uma história coletiva com figuras montandas co m as peças do Tangram. Na produção dessa história, as crianças devem pensar nos personagens, o lugar onde acontece as situações, as ações dos personagens. Lembre as crianças que a história deve ter uma seguência lógica. As crianças sugerem ações que se passa no início da história, os conflitos enfrentados pelos personagens e a solução final, ou seja, como termina a história.&nb sp; Veja o  exemplo de  uma atividade.

undefined

Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. Turma do 1º ano B. NEI-CAp/UFRN.2008.

Recursos Complementares

DICA: sites que apresenta sugestões de como trabalhar com o Tangram.

Brincando com o Tangram: www.youtube.com/watch?v=JcJlejSfPZU&NR=1

www.youtube.com/watch?v=7MsdKHxQ3Is&feature=related

Atividades para recortar e montar o Tangram: www.discoverykidsbrasil.com/atividades/recortaremontar/tangram/

Para brincar com o tangran no computador
www.colmagno.com.br/conteudo/tangram.htm

Jogar Tangram on lineRachacuca


Avaliação

Observar se as crianças:

  •   Relatam fatos relacionados a origem do Tangram.
  • Explora as caractéristicas físicas das peças do Tangram identificando semelhanças e diferenças.
  • Compõe e decompõe figuras usando o Tangram.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 3/7 - 42.86%
  • Quatro estrelas 3/7 - 42.86%
  • Três estrelas 1/7 - 14.29%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Oriana, Chile - disse:
    origon591289@hotmail.com

    13/09/2015

    Quatro estrelas

    Muy interesante la propuesta para trabajar con los niños pequeños.


  • Amélia, Centro de Convivência , Santa Catarina - disse:
    ameliamaria.aw@gmail.com

    06/08/2014

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho, as crianças ficaram encantadas ao realizar as atividades propostas com o tangram.


  • Léa Dalva Alexandre Boneto, Faculdade de São Roque -Uniesp , São Paulo - disse:
    leadalvauniesp@gmail.com

    14/04/2014

    Cinco estrelas

    É muito importante a explicaçã e a aplicação de alguma informação. Essa aula está completa.


  • Renata, Universidade Estadual do Ceará , Ceará - disse:
    renattaemanuelle@hotmail.com

    18/06/2012

    Quatro estrelas

    A aula foi muitíssimo boa, pois me ajudou como fazer uma oficina para os alunos do ensino fundamental.


  • luiza, casa , Rio Grande do Sul - disse:
    luiza_reginagomes@hotmail.com

    27/05/2011

    Cinco estrelas

    foi bom por que ensina bastante,e ajuda bastante quando precisar fazer algum trabalho para a escola sobre o tangran.


  • jaquelane, JAQUELANE , São Paulo - disse:
    jaquelane_12@hotmail.com

    29/11/2010

    Três estrelas

    E um jogo legal,e desenvolve mas o conhecimento dos alunos.


  • Andréa Paulo, CIEP 320 Ercília Antônia da Silva , Rio de Janeiro - disse:
    andreaps1970@hotmail.com

    13/08/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a sugestão de aula com o Tangran. Desenvolve a criatividade e a coordenação motora e incentiva a formação de textos. Muito bom! As aulas ficaram enriquecidas com a apresentação dos vídeos. Adorei!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.