Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Looking photographs.. and describing memories

 

12/11/2009

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a relatar memórias oriundas de fotos pessoais.

Duração das atividades
04 horas/aulas de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tempos verbais relativos ao passado: simple past e past continuous.

Estratégias e recursos da aula

 Aula 1

Motive seus alunos perguntando:

1)- Do you like photos? Do you have photos?

2)- When/Why do you see photographs? 
Respostas variadas.

3)- When do you take photos?
Respostas variadas.

4)- Who usually appears in your photos?
Respostas variadas.

Sugestão: Se preferir, escreva as perguntas no quadro e comece respondendo. Exemplo de resposta para a questão 2: “I see my photos when I want to remember a good event in the past.” 

Tenha fotos suas que você possa mostrar aos seus alunos. Neste momento, descreva uma de suas fotos favoritas.

Exemplos:

Figura 1: Pessoa lendo no parque.

Fonte: http://www.cocotas_revoltadas.blogger.com.br/provd%20monga%20lendo..%20hehee.jpg (acesso em 03 de Outubro de 2009)

Ex. 1: This is me. I was reading in a park near my house. I was 15 years old. I used to study in this park because it was calm and beautiful. I loved to do it.

Figura 2: Amigos na praia.

Fonte: http://comps.fotosearch.com/bigcomps/DGV/DGV490/1314024.jpg (acesso em 03 de outubro de 2009)


Ex. 2: They are my friends. We were happy because it was our first time on the beach together.

Observação: As fotos acima descritas são meras ilustrações do que deve ser feito na atividade.
Depois de apresentar suas memórias através de fotos, peça aos alunos que apresentem as suas fotos favoritas. Incentive-os a realçar quem são as pessoas, onde estavam, o que estavam fazendo, etc.

Esclareça que, para descreverem fatos no passado (memórias), será necessário que saibam os tempos verbais: simple past e past continuous.

Para mais informações sobre os tempos verbais acima, visite: http://br.syvum.com/cgi/online/serve.cgi/idiomas/curso/ingles_adv/past/continuous.html  (acesso em 03 de Outubro de 2009). Neste mesmo endereço, será encontrado um link para exercícios sobre o tema.


Sugestão: Peça aos alunos que façam os exercícios propostos como dever de casa.

Aula 2

Corrija os exercícios dados como dever de casa.

Em seguida, apresente a música “Photograph” da banda Nickelback.

Figura 3: Nickelback.

Fonte: http://www.8notes.com/images/artists/nickelback.jpg (acesso em 03 de Outubro de 2009)

Se achar interessante, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nickelback (acesso em 03 de Outubro de 2009) para conhecer a história dessa banda.

A música trabalhada nesta aula está presente no CD "All the right reasons" - Nickelback,2005.

Após apresentar o áudio da música uma vez, pergunte aos alunos qual seria, na opinião deles, o título da música. Incentive-os a ouvirem key words: photographs, album, m emory, etc.

Logo depois, mostre a seguinte descrição da palavra photograph no dictionary.com (acesso em 03 de Outubro de 2009)

–noun
1. a picture produced by photography.
–verb (used with object)
2. to take a photograph of.

Fonte: www.dictionary.com (acesso em 03 de Outubro de 2009)


Assim, apresente a letra da música “Photograph”. Observe que algumas palavras (referente aos tempos verbais simple past e past continuous) estão omitidas.


Look at this photograph
Everytime I do it makes me laugh
How ……… our eyes get so red
And what the hell is on Joey's head

And this is where I ……….. up
I think the present owner ……………..it up
I never ……………. we'd ever ………………. without
The second floor is hard for sneakin' out

And this is where I went to school
Most of the time …………. better things to do
Criminal record says I ……………… in twice
I must have done it half a dozen times

I wonder if It's too late
Should i go back and try to graduate
Life's better now then it ……… back then
If I was them I wouldn't let me in

Oh oh oh
Oh god I

Every memory of looking out the back door
I ……………… the photo album spread out on my bedroom floor
It's hard to say it, time to say it
Goodbye, goodbye

Every memory of walking out the front door
I ……………..the photo of the friend that I…………………………….. for
It's hard to say it, time to say it
Goodbye, goodbye

We ……………………listen to the radio
And sing along with every song we'd know
We …………………….. someday we'd find out how it feels
To sing to more than just the steering wheel

Kim's the first girl I …………..
I was so nervous that I nearly …………………….
She's had a couple of kids since then
I haven't seen her since god knows when

Oh oh oh
Oh god I

Every memory of looking out the back door
I had the photo album spread out on my bedroom floor
It's hard to say it, time to say it
Goodbye, goodbye

Every memory of walking out the front door
I found the photo of the friend that I was looking for
It's hard to say it, time to say it
Goodbye, goodbye

I miss that town
I can't believe it
So hard to stay
Too hard to leave it

If I could I relive those days
I know the one thing that would never change

Every memory of looking out the back door
I had the photo album spread out on my bedroom floor
It's hard to say it, time to say it
Goodbye, goodbye

Every memory of walking out the front door
I found the photo of the friend that I was looking for
It's hard to say it, time to say it
Goodbye, goodbye

Look at this photograph
Everytime I do it makes me laugh
Everytime I do it makes me

Fonte: http://nickelback.musicas.mus.br/letras/259804/ (acesso em 03 de Outubro de 2009)

Peça aos alunos que completem a música. Para essa atividade, será necessário que o áudio seja repassado pelo menos três vezes.

Corrija o áudio. Respostas podem ser vistas na letra completa:

Look at this photograph
Everytime I do it makes me laugh
How did our eyes get so red
And what the hell is on Joey's head

And this is where I grew up
I think the present owner fixed it up
I never knew we'd ever went without
The second floor is hard for sneakin' out

And this is where I went to school
Most of the time had better things to do
Criminal record says I broke in twice
I must have done it half a dozen times

I wonder if It's too late
Should i go back and try to graduate
Life's better now then it was back then
If I was them I wouldn't let me in

Oh oh oh
Oh god I

Every memory of looking out the back door
I had the photo album spread out on my bedroom floor
It's hard to say it, time to say it
Goodbye, goodbye

Every memory of walking out the front door
I found the photo of the friend that I was looking for
It's hard to say it, time to say it
Goodbye, goodbye

We used to listen to the radio
And sing along with every song we'd know
We said someday we'd find out how it feels
To sing to more than just the steering wheel

Kim's the first girl I kissed
I was so nervous that I nearly missed
She's had a couple of kids since then
I haven't seen her since god knows when

Oh oh oh
Oh god I

Every memory of looking out the back door
I had the photo album spread out on my bedroom floor
It's hard to say it, time to say it
Goodbye, goodbye

Every memory of walking out the front door
I found the photo of the friend that I was looking for
It's hard to say it, time to say it
Goodbye, goodbye

I miss that town
I can't believe it
So hard to stay
Too hard to leave it

If I could I relive those days
I know the one thing that would never change

Every memory of looking out the back door
I had the photo album spread out on my bedroom floor
It's hard to say it, time to say it
Goodbye, goodbye

Every memory of walking out the front door
I found the photo of the friend that I was looking for
It's hard to say it, time to say it
Goodbye, goodbye

Look at this photograph
Everytime I do it makes me laugh
Everytime I do it makes me

Fonte: http://nickelback.musicas.mus.br/letras/259804/ (acesso em 03 de Outubro de 2009)

Aula 3

Apresente o vídeo da música para seus alunos. Você pode encontrá-lo em  http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&videoID=1720664510    
(acesso em 03 de Outubro de 2009)

Se necessário, passe o vídeo mais de uma vez. Incentive os alunos a responderem:

a- What is the theme of the music?
Resposta: The author is talking about his/her memories. 
b- Which are the places that appear during the video? 
Resposta: The place where He/she grew up. 
His/ Her old school.
c- Who are the people that appear during the video?
Resposta: Kim – the first girl He kissed.
Some friends.

Depois, corrija oralmente essas questões. Se achar necessário, retorne ao vídeo e mostre as respostas.

Assim, divida a sala em grupos. Selecione alguns trechos da música e peça-os que identifiquem qual(is) é(são) a(s) memória(s) descrita.

Exemplos de trechos que podem ser trabalhados:
1. Look at this photograph
Everytime I do it makes me laugh
How did our eyes get so red
And what the hell is on Joey's head


2. And this is where I grew up
I think the present owner fixed it up
I never knew we'd ever went without
The second floor is hard for sneakin' out

3. And this is where I went to school
Most of the time had better things to do
Criminal record says I broke in twice
I must have done it half a dozen t imes

4.Kim's the first girl I kissed
I was so nervous that I nearly missed
She's had a couple of kids since then
I haven't seen her since god knows when


Peça que apresentem quais foram as memórias identificadas em cada trecho escolhido. É interessante que seja feito um círculo, dentro da sala, para esta apresentação.

Cada grupo deverá mostrar qual foi a memória, descrita na música, presente no trecho. Pergunte para cada um deles: Did you have na experience like that? (Você teve uma experiência como esta?) Se a resposta for afirmativa, peça que relate para a turma. Neste momento, o aluno deverá se comunicar em inglês, o máximo possível.

Aula 4

Nesta aula, é sugerido que os alunos montem um álbum de fotografias. Este álbum deverá conter legendas, que serão as descrições de cada foto.

Sugestão: monte uma exposição com o trabalho feito pelos alunos.

Recursos Complementares

Dicionário bilíngüe - caso haja a chance de um acesso ao site abaixo no laboratório de informática.
RECURSO - Dictionary.com
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false 

 
(acesso em 03 de Outubro de 2009)

Avaliação

Uma forma de avaliação oral desta sequência pode ser o debate em torno dos trechos retirados da música Photograph.

Em relação à escrita dos alunos, observe a construção do álbum, o uso dos tempos verbais no passado e se a descrição feita pelos alunos foram detalhadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.