25/10/2009
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O aluno poderá rever e fixar, de forma divertida e prazerosa, a sua aprendizagem sobre o estudo do sistema digestório.
TORRINHA DIGESTÓRIA
Material utilizado para 4 jogadores: um tabuleiro com o esquema do sistema digestório (modelo abaixo), 1 dado, 4 torrinhas ou botões de cores diferentes, 20 cartões numerados.
I. Instruções para montagem do tabuleiro:
O modelo sugerido deverá ser ampliado para ser utilizado como tabuleiro:
Faça uma cópia ampliada do tabuleiro (se possível do tamanho de uma folha de papel cartão). Cole esta cópia sobre um papel cartão.
II. Instruções para montagem dos cartões:
1. Faça uma cópia ampliada e cole em papel cartão os cartões numerados (modelo abaixo).
02 | 03 | 04 | 05 |
09 | 12 | 13 | 15 |
16 | 20 | 22 | 24 |
28 | 30 | 36 | 37 |
39 | 40 | 46 | 47 |
2. Faça uma cópia ampliada dos cartões com enunciados (modelo abaixo), no mesmo tamanho da cópia dos cartões numerados.
Mastigue melhor os alimentos antes de engoli-los. Volte para a boca! | Que pena! Você engasgou. Descanse uma jogada! |
Parabéns! Você mastigou muito bem os alimentos. Vá para 08! |
Parabéns! O bolo alimentar está sendo empurrado para o estômago. Vá para 10! |
Você comeu algo estragado! Cuidado você pode vomitar. Descanse uma jogada! |
Você está com úlcera. Descanse uma jogada! |
O bolo alimentar já se transformou em quimo. Vá para 14! |
O suco gástrico fez um ótimo trabalho! V á para 17! |
Você ingeriu muito líquido durante as refeições. Descanse uma jogada! |
Você exagerou nos condimentos. Volte para 18! |
Seu pâncreas está preguiçoso. Está ajudando muito pouco na digestão. Volte para 21! | O suco pancreático está auxiliando a digestão que ocorre no intestino. |
Você exagerou nas gorduras. Coitado do seu fígado. Terá que produzir mais bile. Volte para 26! |
O suco entérico está fazendo um ótimo trabalho. Vá para 31! |
Todos os nutrientes necessários foram absorvidos pelas vilosidades intestinais. Vá para 38! |
Você está com gases! Vá para o banheiro. |
Sua alimentação é rica em fibras. Seu intestino funciona muito bem. Vá para 41! |
Seu intestino grosso está com dificuldades de absorver água. Você está com diarreia. Descanse uma jogada! | Você está com prisão de ventre! As fezes ficam muito tempo no intestino e por isso estão ressecadas. Volte para 37! |
Parabéns!!!! Você tem ótimos hábitos alimentares. Vá para 48! |
3. Cole esta cópia no verso do papel cartão no qual foram colados os cartões numerados. Os enunciados deverão coincidir com os números correspondentes. Por exemplo: o cartão n. 2 deverá apresentar no verso o seguinte enunciado: Mastigue melhor os alimentos antes de engoli-los. Volte para a boca! O cartão com o enunciado O suco entérico está fazendo um ótimo trabalho. Vá para 31! deverá apresentar no verso o n. 30, e assim por diante.
4. Recorte, separando os cartões e disponha-os empilhados sobre a mesa, em ordem crescente, com o número voltado para cima, visível para os jogadores.
5. O material deverá ser plastificado para garantir maior durabilidade.
III. Instruções para o jogo:
1.Cada jogador escolhe uma torrinha ou um marcador colorido e se posiciona para a saída.Todos os jogadores deverão se posicionar na BOCA (SAÍDA).
2 Para iniciar o jogo é preciso que o jogador ao lançar o dado tire 1 ou 6. Caso não saiam estes números, terá que aguardar que os demais jogadores joguem para, ao chegar sua vez, faça nova tentativa. Caso saia o 1 ou o 6, o jogador jogará outra vez e percorrerá o número de casas indicado pelo dado. Uma vez dada a saída, cada jogador jogará uma única vez.
3.Se parar numa casa marcada (vermelho), o jogador retirará o cartão numerado correspondente à casa, lerá em voz alta o que está escrito no enunciado e em seguida, executará o que está registrado. O cartão lido será colocado de volta na pilha de cartões, na mesma posição.
4.Vence quem chegar primeiro na última casa (casa 50). Para isto o número sorteado no dado deverá ser exatamente o número de casas a percorrer para chegar ao ÂNUS (FINAL). Por exemplo, se o jogador estiver no 48 e tirar 2, será o vencedor. Caso tire, por exemplo, 3 seguirá 2 casas (49 e 50) e retornará a 49. Assim, serão repetidas as jogadas até tirar o número exato de casas que o posicionará na casa 50.
5.Os vencedores serão premiados a critério do professor.
O envolvimento dos alunos com as regras do jogo e a divertida interação entre os participantes asseguram ao professor que os objetivos desta atividade lúdica foram alcançados.
Cinco estrelas 1 classificações
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02/08/2012
Cinco estrelasMuito Bom ja usei com minha amiga para a apresentação!! Super criativaa!!