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TORRINHA DIGESTÓRIA

 

25/10/2009

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá rever e fixar, de forma divertida e prazerosa, a sua aprendizagem sobre o estudo do sistema digestório.

Duração das atividades
01h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Anatomia e fisiologia do sistema digestório.
Estratégias e recursos da aula

TORRINHA DIGESTÓRIA


Material utilizado para 4 jogadores: um tabuleiro com o esquema do sistema digestório (modelo abaixo), 1 dado, 4 torrinhas ou botões de cores diferentes, 20 cartões numerados.

I. Instruções para montagem do tabuleiro:

O modelo sugerido deverá ser ampliado para ser utilizado como tabuleiro:


Faça uma cópia ampliada do tabuleiro (se possível do tamanho de uma folha de papel cartão). Cole esta cópia sobre um papel cartão.


 II. Instruções para montagem dos cartões:

1. Faça uma cópia ampliada e cole em papel cartão os cartões numerados (modelo abaixo).

CARTÕES NUMERADOS
             02               03                 04              05
             09               12                 13              15
             16               20                 22              24
             28               30                 36              37
             39               40                 46              47


2. Faça uma cópia ampliada dos cartões com enunciados (modelo abaixo), no mesmo tamanho da cópia dos cartões numerados.

CARTÕES ENUNCIADOS
Mastigue melhor os alimentos antes de engoli-los. Volte para a boca!

Que pena! Você engasgou. Descanse uma jogada!

Parabéns! Você mastigou muito bem os alimentos. Vá para 08!

Parabéns! O bolo alimentar está sendo empurrado para o estômago. Vá para 10!

Você comeu algo estragado! Cuidado você pode vomitar. Descanse uma jogada!

Você está com úlcera.
Descanse uma jogada!
O bolo alimentar já se transformou em quimo.
Vá para 14!

O suco gástrico fez um ótimo trabalho! V á para 17!

Você ingeriu muito líquido durante as refeições.
Descanse uma jogada!
Você exagerou nos condimentos.
Volte para 18!
Seu pâncreas está preguiçoso. Está ajudando muito pouco na digestão. Volte para 21!

O suco pancreático está auxiliando a digestão que ocorre no intestino.
Vá para 25!

Você exagerou nas gorduras. Coitado do seu fígado. Terá que produzir mais bile.
Volte para 26!
O suco entérico está fazendo um ótimo trabalho.
Vá para 31!
Todos os nutrientes necessários foram absorvidos pelas vilosidades intestinais.
Vá para 38!

Você está com gases! Vá para o banheiro.
Descanse uma jogada!

Sua alimentação é rica em fibras. Seu intestino funciona muito bem.
Vá para 41!
Seu intestino grosso está com dificuldades de absorver água. Você está com diarreia. Descanse uma jogada! Você está com prisão de ventre! As fezes ficam muito tempo no intestino e por isso estão ressecadas.
Volte para 37!
Parabéns!!!! Você tem ótimos hábitos alimentares.
Vá para 48!

3. Cole esta cópia no verso do papel cartão no qual foram colados os cartões numerados. Os enunciados deverão coincidir com os números correspondentes. Por exemplo: o cartão n. 2 deverá apresentar no verso o seguinte enunciado: Mastigue melhor os alimentos antes de engoli-los. Volte para a boca! O cartão com o enunciado O suco entérico está fazendo um ótimo trabalho. Vá para 31! deverá apresentar no verso o n. 30, e assim por diante.

4. Recorte, separando os cartões e disponha-os empilhados sobre a mesa, em ordem crescente, com o número voltado para cima, visível para os jogadores.

5. O material deverá ser plastificado para garantir maior durabilidade.

III. Instruções para o jogo:


1.Cada jogador escolhe uma torrinha ou um marcador colorido e se posiciona para a saída.Todos os jogadores deverão se posicionar na BOCA (SAÍDA).
2 Para iniciar o jogo é preciso que o jogador ao lançar o dado tire 1 ou 6. Caso não saiam estes números, terá que aguardar que os demais jogadores joguem para, ao chegar sua vez, faça nova tentativa. Caso saia o 1 ou o 6, o jogador jogará outra vez e percorrerá o número de casas indicado pelo dado. Uma vez dada a saída, cada jogador jogará uma única vez.
3.Se parar numa casa marcada (vermelho), o jogador retirará o cartão numerado correspondente à casa, lerá em voz alta o que está escrito no enunciado e em seguida, executará o que está registrado. O cartão lido será colocado de volta na pilha de cartões, na mesma posição.
4.Vence quem chegar primeiro na última casa (casa 50). Para isto o número sorteado no dado deverá ser exatamente o número de casas a percorrer para chegar ao ÂNUS (FINAL). Por exemplo, se o jogador estiver no 48 e tirar 2, será o vencedor. Caso tire, por exemplo, 3 seguirá 2 casas (49 e 50) e retornará a 49. Assim, serão repetidas as jogadas até tirar o número exato de casas que o posicionará na casa 50.
5.Os vencedores serão premiados a critério do professor.

Avaliação

O envolvimento dos alunos com as regras do jogo e a divertida interação entre os participantes asseguram ao professor que os objetivos desta atividade lúdica foram alcançados.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Carolina, Colégio Lince , Bahia - disse:
    carol_cunha00@yahoo.com.br

    02/08/2012

    Cinco estrelas

    Muito Bom ja usei com minha amiga para a apresentação!! Super criativaa!!


Sem classificação.
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