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Tratamento de dados, porcentagem e proporções: de olho nos valores nutricionais

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
FLAVIA APARECIDA BRITTO
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BELO HORIZONTE - MG COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG

Edmar Rabelo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Final Matemática Sistema de numeração decimal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir dessa sequencia de aprendizagem os alunos poderão adquirir maior familiaridade com a interpretação de gráficos e tabelas, bem como aplicar os seus conhecimentos sobre porcentagem e proporções

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Interpretação de gráficos e tabelas, porcentagem e proporções.

Estratégias e recursos da aula

Está é uma sequencia de aprendizagem que pode ser trabalhada sob a forma de projeto envolvendo também um trabalho interdisciplinar.


Tal sequência encontra-se dividida em três momentos:


            1°) Pesquisa sobre os valores nutricionais e valores de referência diários.
            2°) Criação de um cardápio (dieta alimentar) baseado nas informações coletadas na pesquisa.
            3°) Realização de enquete envolvendo a turma ou mais turmas da escola sobre o cardápio predileto, dentre aqueles elaborados pelos alunos, seguido da organização dos resultados desse enquete em gráficos.

Passaremos, então, as sugestões e orientações para condução de cada um desses momentos.

1º Momento (1 aula de 50 minutos) – Pesquisa.

Nessa aula o professor fará uma breve introdução ao tema do projeto. Sendo assim, ele pode comentar sobre a importância de uma alimentação saudável, baseada em uma dieta alimentar equilibrada, sobre o que são os valores diários de referência e as informações nutricionais (é importante que ele próprio pesquise um pouco mais sobre o assunto a fim de promover a reflexão e a discussão sobre os mesmos). Seria muito interessante se um nutricionista viesse falar para os alunos. Verifique a possibilidade de realizar uma palestra!

Peça aos alunos que tragam para a sala embalagens de alimentos e mostre a eles onde se encontra as informações nutricionais e como interpretá-las.

Proponha aos estudantes que realizem uma pesquisa para terem mais informações sobre o que foi discutido nesta aula. Peça a eles que busquem também pelos valores de referência diária de acordo com as necessidades energéticas do organismo (eles podem variar de pessoa para pessoa de acordo com as atividades que realiza). Para orientar a pesquisa, liste algumas informações nutricionais fundamentais e solicite os valores diários médios recomendados:

Essas informações podem ser obtidas diferentes maneiras: através de pesquisa extra-classe, o professor pode levar os alunos a um laboratório de informática com acesso a internet para pesquisar sobre o assunto ou pode orientá-los a fazer a pesquisa usando as próprias embalagens e o conhecimento sobre porcentagem e proporções.

A última opção pode ser orientada da seguinte maneira:

Suponhamos que um determinado produto apresente as seguintes informações nutricionais:

Cada componente apresenta a porcentagem em relação ao valor a ser consumido diariamente é possível descobrir esses valores a partir dos conhecimentos sobre porcentagem e proporções.

Exemplo:


É possível que haja variações desses valores de produto para produto (em razão principalmente das aproximações de cálculo), mas de um modo geral, é possível identificar um valor médio.

2º momento (2 aulas de 50 minutos) - Elaboração do cardápio

Após a coleta de dados realizada no primeiro momento o professor deve orientar os alunos a construírem um cardápio.

Eles devem montar um cardápio para o café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, observando as informações nutricionais e a quantidade de cada alimento a ser indicada no cardápio de forma que o total dos componentes (carboidratos, proteínas, valor) consumidos em um dia (a partir dessas refeições) corresponda, aproximadamente, ao valor de referência diária do mesmo.

Para o desenvolvimento dessa tarefa os alunos podem ser divididos em grupos, sendo cad a grupo responsável pela elaboração de um cardápio (este trabalho pode ser iniciado em sala e concluído em casa).

Após concluído, cada grupo apresentará o seu cardápio para os demais.

3º momento (1 aula de 50 minutos) - Enquete

Os alunos podem criar um mural na escola para apresentação dos cardápios elaborados e abrir uma “pesquisa de opinião” para saber qual é o cardápio predileto dos estudantes dentre aqueles sugeridos.
A partir da organização dos dados recolhidos com a enquete, sugere-se que sejam confeccionados gráficos e tabelas com os resultados.

Recursos Complementares

 Dica: Ao invés de construir um cardápio o professor pode pedir que cada grupo de alunos escolha uma receita e, a partir de seus ingredientes, construa um quadro com as informações nutricionais da mesma.

Avaliação

Em cada momento da sequência apresentada o professor tem um instrumento de avaliação do envolvimento e dos conhecimentos construídos pelos alunos ao longo do processo.
No primeiro momento este instrumento é o próprio relatório de pesquisa. No segundo momento, o instrumento é, além do processo, o produto final – o cardápio elaborado (as proporções e cálculos percentuais foram realizadas de forma correta, mostrando domínio do assunto?). No terceiro, momento a confecção de gráficos e organização dos dados é uma oportunidade do professor avaliar as habilidades do alunos em tratar as informações coletadas, orientando assim outros encaminhamentos e aprofundamentos.

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