Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Um outro olhar sobre Monalisa

 

23/11/2009

Autor y Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Exercitar o procedimento "apropriação" utilizando um dos maiores clássicos da pintura "Monalisa" de Leonardo da Vinci
  • Conhecer obras de outros/as artistas que fizeram uso desse ícone.
  • Desenvolver a técnica mista (guache e carvão) para a atividade.
  • Fazer uma exposição explorando o conceito de "instalação" na arte.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Saber o que é "apropriação" na arte. Ver aulas sobre "A Apropriação nas artes visuais: base conceitual" de Andréa Senra Coutinho no Portal do Professor - MEC.
  • Saber o que é "instalação" na arte: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3648&lst_palavras=&cd_idioma=28555&cd_item=8
  • Conhecer a pintura "Monalisa" de Leonardo da Vinci. Ver: http://www.brasilescola.com/artes/mona-lisa.htm
Estratégias e recursos da aula
  • Iniciar a aula apresentando ao alunado uma série de releituras da obra clássica Monalisa de Da Vinci realizadas por outros artistas importantes como Botero e Dali (ver abaixo). Utilize imagens impressas ou slides em datashow, assim o grupo de alunos/as poderá observar melhor as alterações dadas pelos artistas sobre o mesmo tema, no caso, Monalisa. Certamente, o grupo não terá dificuldades de perceber que tanto Botero como Dali modificam a Monalisa original, conferindo novas características à imagem clássica. Em Botero a mulher é pintada com formas mais arredondadas e em Dali, a mulher passa ser um mix da imagem original com o auto-retrato de Dali. Nessa última, chame atenção do alunado para as mãos, o bigode, os olhos de Dali mesclados à Monalisa.

undefined Fernando Botero, 1963

undefinedSalvador Dali, 1964

  • Veja essas obras e outras em: http://www.zimbio.com/Mona+Lisa/articles/38/Many+Incarnations+Mona+Lisa
  • Se tiver acesso à internet na escola, programe uma visita ao site acima referenciado, assim o grupo encontrará várias outras abordagens visuais sobre o tema, o que amplia o conhecimento sobre o mesmo. Ou sugira que façam a visita fora da escola e tragam suas impressões pessoais sobre o que viram.
  • Ao conhecer alguns artistas que se apropriaram do clássico "Monalisa", o alunado perceberá como cada artista deu um novo aspecto à obra. Ou seja, como cada artista fez e representou o ícone clássico à sua maneira, dando a ele, um toque particular e inovador - sendo essa a tônica do exercício prático que será proposto a seguir.
  • É importante complementar que, em especial na arte contemporânea, utilizar, pegar "emprestado" obras de arte do passado e refazê-la segundo outro ponto de vista, é um procedimento aceitável e bastante empregado.
  • A proposta da parte prática da aula é que o grupo interfira na imagem da Monalisa, quando cada aluno/a poderá criar todo tipo de alteração que desejar, dando a imagem outro aspecto, sem, no entanto, descaracterizá-la por completo. Ou seja, as mudanças podem ser feitas, sem anular por completo a presença da Monalisa original.
  • A técnica sugerida é mista, utilizando carvão e guache branco. O alunado irá projetar a imagem através de retro-projetor (ou utilizar alguma outra forma de decalque) e depois capturar a imagem original desenhando seus contornos com um lápis em papel pardo ou outro tipo de papel mais encorpado. Ao terminar o desenho de contornos, irá empregar guache branco nas áreas claras e carvão para as áreas escuras. Veja o resultado abaixo, realizado por alunos do 1º ano do Ensino Médio:

undefined

  • Chame atenção do grupo sobre a diversidade e o traço peculiar que cada um/a tem, pois mesmo que a imagem-base e a técnica aplicada sejam as mesmas, ao trabalhar sobre e com elas, cada aluno/a deu o seu toque pessoal, a sua expressão na construção da nova imagem de Monalisa. Valorize essa diferença! O alunado precisa compreender que cada pessoa tem sua maneira de realizar as coisas, isso ajudará no fortalecimento da auto-estima, da confiança necessária no momento da criação artística e na democratização do diverso.
  • Ao terminarem, utilizar spray para fixar o carvão, garantindo que o trabalho não borre ou se desmanche.
  • < li>Com os trabalhos prontos e avaliados, propor a montagem de uma exposição inspirada em um dos conceitos de "instalação" na arte, ou seja, organizar as imagens criadas ocupando um espaço maior do que comumente é feito. Explicando melhor: ao invés de enfileirar os trabalhos, os/as alunos/as poderão fixar as imagens de seus trabalhos procurando ocupar uma parede inteira, mais abaixo, no meio e mais acima. Podem distribuir os trabalhos tanto na horizontal como na vertical da parede em questão. Veja o exemplo abaixo:

undefined

  • A montagem acima foi composta a partir de imagens de desenhos renascentistas de artistas variados. Observe que as imagens se repetem, mas o tratamento dado a elas, não. Mesmo utilizando apenas "Monalisa" como base para os trabalhos, a exposição montada pelo alunado obterá um resultado de efeitos diversificados, como já foi mencionado. Outra idéia é propor utilizar retalhos de cartolinas ou outro papel em cores variadas para preencher os vãos que por ventura ficarem entre um trabalho e outro.
Avaliação
  • A avaliação é processual, acompanhando a confecção desde a primeira etapa: 1. transferência e captura da imagem, 2. desenho dos contornos, 3. entrada do guache branco, aguardar secagem, 4. entrada do carvão, 5. aplicação do spray, 6. montagem da exposição.
  • Outros critérios para avaliação como envolvimento e participação são relevantes.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Surya, EE prof. Ana Maria Garrido Orlandin , São Paulo - dijo:
    prof.surya@yahoo.com.br

    18/02/2014

    Cinco estrelas

    era a aula que estava procurando para passar para os meus alunos, obrigada


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.