Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ingres: uma fonte para inovação

 

19/11/2009

Autor e Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Nelson Vieira da Fonseca faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprimorar seus conhecimentos sobre "apropriação" utilizando a obra "A fonte" de Ingres.
  • Desenvolver a técnica da colagem a partir da obra citada.
  • Ampliar a capacidade criadora e de inovação a partir da intervenção em imagens já conhecidas, intercambiando a arte do passado com procedimentos mais atualizados, permutando maneiras de ver.
  • Rediscutir o conceito de arte através de um exercício de sensibilidade.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Entender o procedimento de "apropriação" na arte. Ver aulas sobre o tema no Portal do Professor-MEC, em especial " A apropriação nas artes visuais: base conceitual", "Colagem cubista" e "Objet trouvé surrealista: criando um novo objeto estético" de Andréa Senra Coutinho
Estratégias e recursos da aula
  • A proposta é partir da fotocópia da obra (no caso, "A fonte", 1856, de Ingres) que será distribuída para cada aluna/o. E com materiais como revistas velhas para recorte, retalhos de papéis coloridos, canetas hidrocores, colas coloridas ou tintas guaches em cores variadas, tesousa e cola, cada aluna/o irá alterar a imagem segundo sua imaginação. Pode-se cortar, dobrar, retirar ou inserir outros objetos, pode-se desenhar, pintar ou colorir a fotocópia, modificando a imagem recebida.
  • Proponha uma apropriação de uma das obras mais conhecidas do pintor neoclássico Ingres. Relembre que o procedimento proposto tem suas bases nas manobras de artistas como Marcel Duchamp. Mais atualmente Cindy Sherman, artista contemporânea, utiliza pinturas do passado como fonte inspiradora para as fotografias que realiza. Isso aponta que ressignificar uma imagem de uma obra de arte é uma ação comum entre artistas atuais e pode trazer resultados visuais bastante interessantes, bem como, rediscute o conceito de arte.
  • Com esse exercício, o grupo além de compreender melhor o conceito de "apropriação" na arte, também poderá aprimorar a técnica da colagem e da montagem, criando uma nova "ambientação" para modelo de Ingres. A modelo nada mais é do que o ponto de partida para construções mais inusitadas e criativas.

undefined

http://lh3.ggpht.com/_x_Zx6PVZqRU/SLrgrrOaI6I/AAAAAAAAARg/DfOywpAP1eM/Jean+Auguste+Dominique+Ingres+-+A+Fonte,+1856.jpg


  • A composição é livre, no entanto, é preciso levar em consideração os elementos da linguagem como linhas, formas, texturas, cores, equilíbrio. Estimule a criação, mas perceba quais trabalhos necessitam de ajustes composicionais. Questione alunos e alunas sobre sua própria produção, pergunte qual é a opinião pessoal sobre aquilo que está produzindo. A discussão sobre o processo de criação é enriquecedor porque não permite a acomodação, ou seja, o fazer por fazer, o simples cumprimento de tarefa.
  • Veja os exemplos de como a obra foi modificada com a entrada de cortes, interferências de outras imagens retiradas de revistas, do desenho. Os trabalhos abaixo foram realizados por alunos e alunas do 1º ano do Ensino Médio:

  • Os resultados podem ser muito interessantes! A proposta intenciona incentivar a criação!
  • Ao final, faça uma espécie de mostra coletiva, onde os resultados serão apresentados em sala de aula, ou até mesmo, para toda escola. Optar por uma mostra não centralizada pode ser um idéia, portanto convide o grupo a distribuir as imagens criadas em lugares diversos pelo espaço escolar. Em banheiros, secretaria, diretoria, corredores, pátio, colunas, escadas, enfim, proponha que os trabalhos ocupem lugares pouco comuns.
  • Aos moldes das intervenções públicas, estimule o grupo a ressignificar também os espaços da escola com a introdução de seu próprio trabalho na "paisagem escolar" e observem ao longo da semana qual será a reação das pessoas frente a ele. Será que as pessoas vão apreciar? Será que vão ficar incomodadas? Será que não vão entender a proposta e vão querer saber o que é aquilo? Peça ao grupo que anote no caderno comentários e observações da experiência.
  • Para ampliar a discus são sobre o qu e é arte, utilize o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ELYD161wq3g&feature=related. Após a exibição, provoque o grupo ao debate, onde poderão relatar suas anotações, apresentando seus pontos de vista sobre a proposta realizada.
Recursos Complementares
Avaliação
  • Acompanhar a execução técnica, certificando-se que as colagens ou outras interferências foram realizadas com sucesso.
  • Utilize os critérios formalistas para avaliar os trabalhos (composição, equilíbrio, organização espacial), bem como os de participação e comprometimento.
  • Verifique em conversa oral e em acordo com o vídeo assistido, o que o grupo pensa da proposta de exposição nos espaços da escola e de que modo isso pode afetar as outras pessoas.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.