JUIZ DE FORA - MG
Universidade Federal de Juiz de Fora
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Final
Artes
Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final
Artes
Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Médio
Artes
Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender que há significado social e ideológico em algumas obras da contemporaneidade para além de sua visualidade.
Conhecer a obra da artista Mary Beth Edelson e apropriação que a artista faz do grande ícone patriarcal "A última ceia" de Leonardo da Vinci.
Entender como, de que maneira(s) a arte pode ser utilizada para subverter certos padrões convencionais sociais e de representação.
Aprimorar o olhar crítico e a capacidade analítica a partir de obras de arte.
Exercitar a apropriação e a alteração de representações convencionais através de trabalho em técnica mista.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer a tendência feminista na arte contemporânea dos anos 60/70, século XX.
Saber que a arte contemporânea abriu espaços para intervenções de toda índole, inclusive de cunho social e ideológico.
Estratégias e recursos da aula
Comece relembrando com o grupo, a famosa obra "A última ceia" de Leonardo da Vinci (abaixo). Coloque a imagem em destaque no quadro ou a apresente através de algum livro ou prancha, assim comente um pouco sobre a vida do artista, seu tempo histórico e sobre a iconografia que envolve a pintura.
Leia a citação enquanto mostra a pintura: "Leonardo cria um ambiente grande e espaçoso, que prolonga e dá respiro àquele local que ainda se ressente de um aperto tardogótico. Mas nesse ambiente, que parece temperado por um admirável equilíbrio, Leonardo insere uma das representações mais tensas e dramáticas de que a história da arte se recorda."
Peça ao grupo que faça uma descrição da cena acima. Fazer anotações sobre o que vêem e sabem sobre a imagem em destaque. A partir das falas sobre os personagens, cores, harmonia, clima etério e simetria da composição da pintura, sobre o próprio Leonardo da Vinci, provoque o grupo para que note que aparentemente, apesar das especulações a respeito, não há presença de mulheres nessa reunião. Por que será?
Ouça as opiniões do grupo. Comente que uma das explicações é que convencionou-se pensar que a obra em questão é uma reunião clássica de homens. Um dos significados que se pode retirar dela é a representação do poder, da força e da união masculina, a despeito de mulheres. Associações relacionadas ao pensamento patriarcal também podem ser encontradas nas tessituras da obra, bem como podem estar presentes na produção artística ao longo dos tempos.
Lance outra provocação: Será que a arte (a pintura) pode ser carregada de teores ideológicos? Será que as imagens produzidas por artistas revelam modos de viver, condutas, sistemas sociais ao longo dos tempos? É possível que alunos e alunas concordem que sim, que arte é capaz de transmitir idéias e ideais.
Mostre em seguida, fixando ao lado da ceia de Leonardo, a obra de Mary Beth Edelson (abaixo). Pergunte ao grupo o que há de semelhante e o que há de divergente entre os dois trabalhos, realizando um estudo comparativo.
Deixe o grupo se manifestar primeiro. É possível que o grupo não tenha dificuldade de ver que a fotomontagem se parece com a "ceia de Leonardo", mas que está diferente e ainda tem uma moldura com pessoas. Estimule o grupo a perceber que a "ceia de Edelson" foi montada com fotos de artistas mulheres verdadeiras e são elas que compõem a mesa da ceia. No centro está a famosa artista Georgia O'Keeffe, enleada por várias outras.
Lance mais uma provocação: O que quis dizer a artista com esse trabalho? A reutilização da pintura de Da Vinci e a alteração proposta pela artista foi gratuita? O que há por trás dessa ação? Depois de ouvir o grupo, acrescente que Edelson quis celebrar a presença e a relevância das mulheres na história da humanidade, bem como na arte. Que passados muitos anos de exclusão da artista mulher na História da Arte e demais adesões, a artista faz uma grande homenagem ao mesmo tempo em que faz uma crítica social e ideológica. Dessa forma, é possível que o grupo compreenda que a arte pode também cumprir um papel questionador sobre os padrões sociais e sobre os convencionalismos. Que arte pode extrapolar a sua mera visualidade.
Proponha ao grupo um exercício de alteração de outra obra que traga em seu bojo uma representação convencional. Nesse trabalho utilize fotocópia da imagem (veja sugestão abaixo: "Lição de anatomia do Dr. Tulp", 1632, de Rembrandt), lápis de cor, lápis de cera, revistas para colagem, fotografia de pessoas conhecidas e/ou familiares, tesoura, cola. A alteração tem que partir da seguinte dúvida: Há somente médicos, homens e brancos? Será que podemos alterar as etnias, idades e sexos dessa cena? Sim, podemos. Essa é a idéia, propor um exercício que o convencional pode ser alterado e modificado segundo a criatividade dos alunos e alunas.
Vale ressaltar que a imagem abaixo também foi apropriada por Edelson nos anos 70 e modificada segundo o ponto de vista feminista. Veja: http://fathersforlife.org/images/death_of_the_patriarchy_l.jpg
Pedir que o grupo escreva quais significados estão embutidos na obra da artista estudada. Explicando quais os motivos que a levaram a questionar e a subverter a obra "A última ceia". O que há por trás dessa ação? Essa é a grande questão a ser levantada e respondida.
Utilizar critérios para avaliação do exercício prático: 1. resultado técnico e 2. resultado conceitual (ou seja, se o/a aluno/a compreendeu a proposta de alteração e a realizou satisfatoriamente)
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