02/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves daSilva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
O aluno deverá ser capaz de identificar os efeitos da seca no sertão, na região Nordeste do Brasil,analisando as possíveis soluções.
O aluno já deverá conhecer as diferentes formas de regionalização do Brasil, a Região Nordeste com os estados abrangentes, características naturais e humanas da mesma ,sua divisão em sub-regiões e as causas da seca no sertão.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A)
Professor(a),esta proposta de aula foi estruturada em 4 momentos distintos e consecutivos.
∙ As atividades propostas tem como objetivos desenvolver nos alunos as capacidades de identificar,analisar efeitos da seca no sertão nordestino e propor soluções.
Atividade 1: Cantando e Interpretando
Professor(a), leia com seus alunos a letra da música:Asa Branca, Luiz Gonzaga/ Humberto Teixeira. Em seguida, cante com os alunos a mesma. Utilize o CD da música como apoio.
ASA BRANCA
‘ [...]
Que braseiro,que fornalha!
Nem um pé de plantação...
Por falta d´água perdi meu gado,
Morreu de sede meu alazão...
Até mesmo, a asa branca
Bateu asas do sertão...
Então eu disse: adeus, Rosinha,
Guarda contigo meu coração!
Hoje, longe muitas léguas,
Numa triste solidão,
Espero a chuva cair de novo
Pra eu voltar pro meu sertão...”
Com seus alunos, identifique na letra da mesma, as conseqüências naturais e sociais da seca no sertão retratadas . Registre-as no quadro-negro.
Atividade 2 : Discutindo sobre o assunto
Professor(a), aproveitando as informações identificadas anteriormente, questione a seus alunos:
1- Quem sofre com a seca no sertão?
2- Existem interesses em manter esta situação da seca no sertão?
3- Quais as pessoas envolvidas?
Professor(a),neste momento, conceitue “a indústria da seca” no nordeste do Brasil, discuta com seus alunos sobre este assunto.
Atividade 3: Complementando
Professor(a), informe a seus alunos sobre as águas existentes na superfície e no subsolo nordestino que segundo especialistas ,seriam suficientes para beneficiar toda a população do sertão. Proponha-os a fazer um levantamento sobre as possíveis soluções para o problema da seca nesta região. Registre-as no quadro-negro.
Atividade 4: Cantando uma nova canção
Professo(a), divida os alunos em grupos, solicitando-os que componham canções sobre a seca no sertão e soluções, em seguida deverão apresentar as canções aos colegas .
CD ............................... áudio
Luiz Gonzaga/ Humberto Teixeira. Clássicos Sertanejos. Universal Music,1996.
Livro: Projeto Arariba, sexta série, Editora Moderna,São Paulo:2006,pg.164.
Durante os questionamentos e solicitações nas atividades desenvolvidas durante as aulas, avalie a participação e envolvimento de seus alunos, bem como os conhecimentos construídos por eles.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/03/2012
Cinco estrelasAchei muito lega
19/09/2010
Quatro estrelasApresentamos um poema de João Cabral de Melo Neto aos alunos dos 3º anos, que chama-se:Morte e vida Severina.Eles estão com dificuldades para analisar o mesmo, pois aqui, no Amazonas, é difícil ter uma seca grande.Acho que esta idéia de começar a aula utilizando a música :Asa Branca, de Luiz GONZAGA É MUITO VÁLIDA,A LETRA DA MESMA PRODUZIRÁ UMA CURIOSIDADE NOS EDUCANDOS, portanto, achei magnífica a aula da professora de mineira. Cristianne Meyre.Pres.Figueiredo,Am.