02/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Processo técnico-econômico, a política e os problemas socioambientais |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Natureza e as questões socioambientais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Modernização de vida e a problemática ambiental |
O aluno deverá conhecer mais sobre a internet ,suas aplicações , analisando-as se positivas ou negativas para a sociedade moderna e a questão ambiental.
Tecnologias, Evolução tecnológica e Revoluções Industriais
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A)
∙Indicar aos alunos que ainda desconhecem a Internet, que procurem entrar em contato com um computador conectado a mesma, entendendo como funciona e tentando utilizá-la de alguma forma.∙ Estruture sua aula em 3 momentos subseqüentes.
∙As atividades propostas tem como objetivo desenvolver nos alunos a capacidade compreender o uso da Internet nos dias atuais e como esta tecnologia interfere nas sociedades e na questão ambiental.
Atividade 1 : Breve histórico sobre a Internet
Professor(a), leia com seus alunos este pequeno texto:
“A Internet surgiu no final da década de 1960, quando cientistas norte-americanos conectaram,pela primeira vez,computadores a linhas telefônicas, unido tecnologias de telecomunicações à informática. O objetivo era interligar institutos de pesquisas e universidades a centros de comando militar nos Estados Unidos , no período da Guerra Fria.
Desde então, a Internet, ou rede mundial de computadores,como também é conhecida, vem passando por diversos aperfeiçoamentos tecnológicos , de maneira cada vez mais rápida avançada. Por meio da rede circulam pelo mundo , a todo instante, milhares de informações.”
Professor(a), após ler o pequeno texto,faça um comentário sobre o mesmo, tire dúvidas e dê as explicações necessárias.
Atividade 2 : Conversando sobre a Internet
Professor(a),faça uma enquête com seus alunos questionando-os sobre:
1- Vocês utilizam a Internet? Em caso positivo quantas horas por dia?
2- Quais as principais utilidades da Internet em nossa sociedade?
3- De que forma podemos afirmar que a Internet veio “encurtar distâncias”?
4- Você acha que as populações de todos os países do globo, utilizam a Internet com a mesma freqüência? Por que?
Professor(a) registre as respostas no quadro –negro, para que possam chegar a conclusões que deverão ser também registradas. Observe as respostas da primeira pergunta, identifique se há ou não exagero e comente-as.
Confira a resposta de número 2 quanto as utilidades: estudo , pesquisa e informações; Viagens(roteiros e reservas em hotéis); conferências; correio; relacionamentos,amizades enamoro virtual; compras; lazer e cultura.
Atividade 3 : Repensando a Internet
Professor(a) , proponha a seus alunos que escrevam um texto sobre a Internet respondendo as seguintes questões: Será que ela vem sendo utilizada sempre de forma positiva pelas pessoas e sociedades sendo favorável ao meio ambiente ? Será que ela está realmente aproximando as pessoas ou isolando-as, criando novos hábitos sociais? Será que as pesquisas escolares feitas na Internet tem gerado realmente aprendizagens?
Leia para os alunos os textos por eles criados, abrindo uma nova discussão.
Livro: Levon, Boligian...[et.al.],A dinâmica do espaço global : o mundo desenvolvido:8º série- São Paulo: Atual,2002,pg.28.
Os alunos deverão criar textos que serão avaliados, a partir dos questionamentos levantados pelo professor(a). Também serão avaliados em suas respostas durante a atividade 2 e na discussão final.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasa sugestão de aula é ótima,pois leva o aluno a refletir sobre usos,benefícios e malefícios da telemática em nossas vidas.