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As soluções no cotidiano

 

20/10/2008

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Ana Cristina de Almeida Sonza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Descrever, sinteticamente, a relação do coeficiente de solubilidade com as quantidades de soluto em uma solução;
• Preparar soluções em concentrações definidas, utilizando diferentes expressões de concentração;
• Identificar e utilizar diferentes formas de expressão da concentração de uma solução.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Cálculo da massa molar das substâncias;
• Identificar e relacionar as unidades de medida de concentrações, tais como g/L, mol/L e ppm.
Estratégias e recursos da aula

Conteúdos específicos:

  • Coeficiente de solubilidade;
  • Soluções insaturadas, saturadas e saturadas com corpo de fundo;
  • Expressões para concentração de
     

Recursos educacionais:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/895/imagens/Aul_out_1_1.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/895/imagens/Aul_out_1_2.jpg

Preparando a aula:

Em aula anterior solicite aos alunos que tragam bulas de remédios.

Introduzindo a aula: (5 a 10 min.)

Esta aula poderá ser desenvolvida no laboratório de informática da escola, na própria sala de aula, ou sala ambiente, caso elas disponham de data-show.
Inicialmente, peça aos alunos que separem as bulas de remédios (trazidas de casa) e se organizem formando grupos com três componentes. Proponha questões que estimule os alunos a identificarem, na bula, os vários tipos de concentração de soluções existentes. A partir das discussões dos alunos, introduza a aula informando a eles que farão duas atividades de simulação no computador, analisando a preparação das soluções.


Desenvolvendo a aula: (20 a 25 min.)

Oriente os alunos para executarem no computador as simulações. A primeira sobre a preparação de soluções e a segunda sobre a farmácia em casa, ou reproduza essas atividades no seu computador com o uso de data-show.
Inicialmente, o aluno deverá desenvolver a tarefa proposta na simulação sobre preparação de soluções.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/895/imagens/Aul_out_1_1.jpg

É interessante que primeiras soluções preparadas estejam em concentrações diferentes das condições ideais para a resolução da situação.
Após essa etapa da simulação, mostre ao aluno as outras soluções que podem ser preparadas, nas diferentes concentrações, auxiliando-os quando necessário.


Sistematizando a aula: (20 min.)

Após a simulação, peça aos alunos que respondam as questões sugeridas a seguir para que eles possam relacionar as diferentes expressões de soluções em nosso cotidiano. Peça aos alunos que comparem os princípios ativos das bulas (trazidas de casa) com a segunda simulação e discutam a relação existente entre a ação esperada de um dado medicamento com as diferentes quantidades de concentração. Aborde, também, a importância das doses indicadas, do intervalo de dosagem e da duração total da utilização do medicamento.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/895/imagens/Aul_out_1_2.jpg


Proponha que cada grupo trabalhe com um caso específico, da segunda simulação, e verifique se os grupos estão compreendendo as questões solicitadas.
Para responder as perguntas, caso necessário os alunos poderão refazer as simulações no computador.

  1. As soluções representam exemplos de processos químicos? Explique.
  2. O que são alvejantes?
  3. Como se prepara uma solução?
  4. Quais são as relações que as concentrações de soluções indicam?
  5. O que são soluções diluídas?
  6. O que são soluções concentradas?
  7. Quais as formas de expressar a concentração de soluções?
  8. Qual é a importância de se calcular a concentração de soluções em partes por milhão (ppm)?

Ao final da aula, o professor solicitará aos alunos que apresentem as suas respostas e após análise das mesmas, o professor concluirá com a turma as respostas mais adequadas, de acordo com as informações fornecidas nas atividades desenvolvidas. Caso não haja tempo, essa discussão ficará para o início da próxima aula.


Sugestão de atividade complementar:

A partir dessa aula o professor poderá abordar, mais detalhadamente, as concentrações nas bulas de remédios.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Química: em casa e na farmácia Animação/simulação
Soluções Animação/simulação
Avaliação
O aluno será avaliado pela sua participação na realização das atividades no computador e nas discussões desenvolvidas na aula pela entrega das respostas das questões de sistematização.
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Opiniões

  • Josefa Soares de Souza, CASEMIRO BEZERRA DE ARAUJO EEFM , Ceará - disse:
    jsoaresdesousa@hotmail.com

    24/03/2010

    Sem estrelas

    Os métodos utilizados neste conteúdo terá um bom desenvolvimento com relação a compreensão de leitura de uma bula,os alunos irão obter informação e entender a importância desta orientação.


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