Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONHECENDO AS PIRÂMIDES DO EGITO

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Pollyanna Regis, Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Observar e destacar a  pirâmide como um sólido geométrico;
  • Nomear os monumentos (pirâmides de Gizé);
  • Analisar o tipo de escrita dos monumentos.
Duração das atividades
2 aulas de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O que é uma pirâmide.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1-  Observar imagens de pirâmides

1º Momento - Observar algumas ilustrações de pirâmides, encontradas em livros, internet, revistas etc, . O professor  chama a atenção para os vértices, faces e a base. 

Fonte: http://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/4000?page=4

Fonte: http://www.picoalucinante.com/wp-content/uploads/2008/06/pyramidsgiza1.jpg

2º Momento: O professor poderá pedir que as crianças registrem através do desenho as pirâmides que observaram. Para a realização desse desenho o professsor orienta as crianças para destacar as faces de uma pirâmide e como elas aparecem no desenho.

 Atividade 2 -  Construir a réplica de uma pirâmide. 

1º Momento: O professor  constroi com as crianças uma réplica de uma pirâmide, com  isopor. Poderá levar para sala várias peças de isopor de diferentes tamanhos. Coloca-as espalhadas no centro da roda para que todos possam observá-las. Em seguida pergunta o que eles estão vendo e como poderão organizar as peças para construir uma pirâmide. O professor organiza as crianças em duplas. Cada dupla tenta formar a a pirâmide e as outras observam. Ao final, o professor ajuda as crianças na construção da pirâmide, cada criança procura uma peça e com ajuda das outras arrumam a pirâmide com a idicação das peças das maiores para as menores.

  

2º Momento: Após a organização das peças na ordem do maior para o menor, o professor poderá solicitar o desmonte da pirâmida e dividir a turma em duplas para fazer a pintura das peças.  Assim, as crianças realizam a pintura, distribuindo as cores.

3º Momento- Após a secagem das peças o professor ajuda, novamente, as crianças a  construir a pirâmide, agora toda colorida. Ao final, o professor orienta as crianças a fazer a medição dos lados e  comparar o tamanho de cada pedaço.

Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram: fazer a identificação da pirâmide; reconhecer os diferentes tamanhos e ordená-los na ordem do maior para o menor, participar da construção  da pirâmide (pintura e montagem).

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.