19/10/2009
Pollyanna Regis, Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Atividade 1- Observar imagens de pirâmides
1º Momento - Observar algumas ilustrações de pirâmides, encontradas em livros, internet, revistas etc, . O professor chama a atenção para os vértices, faces e a base.
Fonte: http://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/4000?page=4
Fonte: http://www.picoalucinante.com/wp-content/uploads/2008/06/pyramidsgiza1.jpg
2º Momento: O professor poderá pedir que as crianças registrem através do desenho as pirâmides que observaram. Para a realização desse desenho o professsor orienta as crianças para destacar as faces de uma pirâmide e como elas aparecem no desenho.
Atividade 2 - Construir a réplica de uma pirâmide.
1º Momento: O professor constroi com as crianças uma réplica de uma pirâmide, com isopor. Poderá levar para sala várias peças de isopor de diferentes tamanhos. Coloca-as espalhadas no centro da roda para que todos possam observá-las. Em seguida pergunta o que eles estão vendo e como poderão organizar as peças para construir uma pirâmide. O professor organiza as crianças em duplas. Cada dupla tenta formar a a pirâmide e as outras observam. Ao final, o professor ajuda as crianças na construção da pirâmide, cada criança procura uma peça e com ajuda das outras arrumam a pirâmide com a idicação das peças das maiores para as menores.
2º Momento: Após a organização das peças na ordem do maior para o menor, o professor poderá solicitar o desmonte da pirâmida e dividir a turma em duplas para fazer a pintura das peças. Assim, as crianças realizam a pintura, distribuindo as cores.
3º Momento- Após a secagem das peças o professor ajuda, novamente, as crianças a construir a pirâmide, agora toda colorida. Ao final, o professor orienta as crianças a fazer a medição dos lados e comparar o tamanho de cada pedaço.
Avaliar se as crianças conseguiram: fazer a identificação da pirâmide; reconhecer os diferentes tamanhos e ordená-los na ordem do maior para o menor, participar da construção da pirâmide (pintura e montagem).
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/05/2011
Cinco estrelasAchei otimo uma opçao muito lega valeu