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Como funciona um aparelho de raio X?

 

20/10/2008

Autor e Coautor(es)
Wesley Pereira da Silva
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Ana Cristina de Almeida Sonza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Descrever sinteticamente o princípio de funcionamento de um aparelho de raio x;
• Identificar, por meio de simulações no computador, os tipos de emissões radioativas, com suas respectivas cargas e propriedades;
• Identificar alguns efeitos do Raios x na saúde humana.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Tubos de raios catódicos;
• Modelo atômico de Rutherford.
Estratégias e recursos da aula

Conteúdos específicos:

  • Funcionamento de um aparelho de raio x;
  • Emissões radioativas e suas propriedades.
     

Recursos educacionais:

  1. Laboratório Virtual da USP – “Radioatividade – Funcionamento do Raio x”: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_radioatividade2.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/896/imagens/Aul_out_2_1.jpg

  1. “Propriedades das emissões radioativas – cargas”: Propriedades das emissões radioativas: cargas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/896/imagens/Aul_out_2_2.jpg

 

 

Preparando a aula:

Na aula anterior a esta solicite aos alunos que tragam chapas com exames de Raios x.


Introduzindo a aula: (5 a 10 min.)

Esta aula poderá ser desenvolvida no laboratório de informática da escola, na própria sala de aula, ou sala ambiente, caso elas disponham de data-show.
Inicialmente, peça aos alunos que separem as chapas de raios x (trazidas de casa) e se organizem formando grupos com três componentes. Proponha questões que estimulem os alunos a explicar o porquê de alguns órgãos poderem ser identificados na chapa de raios x e outros não. A partir das discussões dos alunos, introduza a aula dizendo que eles vão fazer uma atividade de simulação no computador para que possam compreender o princípio da obtenção das chapas de raios x.

 

Desenvolvendo a aula: (20 a 25 min.)

Oriente os alunos para executarem no computador a simulação da atividade do Laboratório Virtual da USP sobre o funcionamento dos raios x: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_radioatividade2.htm. O software é uma simulação que relata a história em que um garoto sofre um acidente e se machuca e, ao ser socorrido no hospital, aprende sobre o funcionamento dos raios x e a radioatividade.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/896/imagens/Aul_out_2_1.jpg

 

Em seguida, a atividade sobre propriedades das emissões radioativas: Propriedades das emissões radioativas: cargas, ou reproduza essas atividades no seu computador com o uso de data-show. O software é uma simulação que identifica as cargas das emissões radioativas alfa (α), beta (β) e gama (γ), detalhando a equação de desintegração, devidamente balanceada de cada radioisótopo apresentado na atividade.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/896/imagens/Aul_out_2_2.jpg

 

 

 

Sistematizando a aula: (20 min.)

Após a simulação, peça aos alunos que respondam as questões sugeridas abaixo para que eles possam relacionar a existência dos raios x com as emissões radioativas. O professor deverá circular na sala verificando se os grupos estão compreendendo as questões solicitadas.
Para responder as perguntas, caso necessário os alunos poderão refazer a simulação no computador.

  1. Como são produzidos os raios x?
  2. Por que ao tirar a radiografia, o técnico posiciona-se em outra sala?
  3. Por que mulheres grávidas devem evitar tirar radiografias?
  4. O que pode acontecer as pessoas que ficam muito tempo expostas aos raios x?
  5. Quais os tipos de emissões radioativas?
  6. Identifique a natureza de cada emissão e as suas propriedades.
  7. Quais são os poderes de penetração de cada tipo de emissão?

Ao final da aula, o professor solicitará aos alunos que apresentem as suas respostas e após análise das mesmas, o professor concluirá com a turma as respostas mais adequadas, de acordo com as informações fornecidas nas atividades desenvolvidas. Caso não haja tempo, essa discussão ficará para o início da próxima aula.


Sugestão de atividade complementar:

A partir dessa aula o professor poderá abordar, mais detalhadamente, o histórico da descoberta dos raios x, como ainda utilizar essa aula para introduzir as Leis da radioatividade.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Propriedades das emissões radioativas: cargas Animação/simulação
Avaliação
O aluno será avaliado pela sua participação na realização das atividades no computador e nas discussões desenvolvidas na aula pela entrega das respostas das questões de sistematização.
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