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Hiroshima era necessário?

 

19/10/2008

Autor e Coautor(es)

Ana Cristina de Almeida Sonza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar as reações de fissão nuclear;
• Relacionar as reações de fissão nuclear para produção de energia;
• Reconhecer o funcionamento de uma bomba nuclear;
• Identificar os efeitos da bomba atômica para os seres humanos.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Principais características dos átomos;
• Semelhanças atômicas;
• Emissões radioativas;
• Noções sobre logaritmos.
Estratégias e recursos da aula

Conteúdos específicos:

  • Emissões radioativas;
  • Reações de fissão nuclear;
  • Material fissionável;
  • A bomba atômica.
     

Recursos educacionais:

1) Vídeo com diversas imagens sobre o bombardeio americano em Hiroshima, tendo "Rosa de Hiroshima" (poema de Vinícius de Moraes) como fundo musical.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/898/imagens/Aul_out_4_1.jpg

 

2) Laboratório Virtual da USP – “Fissão nuclear”
http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_fissaonuclear.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/898/imagens/Aul_out_4_2.jpg

Preparando a aula:

Peça aos alunos que se organizem em grupos com três componentes para facilitar a troca de idéias e a discussão entre eles.


Introduzindo a aula: (5 a 10 min.)

Esta aula poderá ser desenvolvida no laboratório de informática da escola, na própria sala de aula, ou sala ambiente, caso elas disponham de data-show.
Inicialmente, introduza a aula explicando aos alunos que eles irão fazer duas atividades no computador. A primeira será a apresentação do vídeo “Rosa de Hiroshima http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/player.php?id=8245 para sensibilização do tema proposto. Após essa atividade, proponha questões que estimulem os alunos a identificar como é o funcionamento de uma bomba atômica.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/898/imagens/Aul_out_4_3.jpg


A partir das discussões dos alunos, introduza a aula dizendo que eles vão fazer uma atividade de simulação no computador para que possam compreender o princípio da fissão nuclear.


Desenvolvendo a aula: (20 a 25 min.)

Oriente os alunos a localizarem o vídeo “Rosa de Hiroshima” no Portal Educacional do Estado do Paraná. Peça para que ouçam atentamente o poema de Vinicius de Moraes, enquanto estão vendo o vídeo e anotem (em grupos) todas as metáforas que o poema faz em relação à explosão da bomba atômica em Hiroshima e, em seguida a simulação do Laboratório Virtual da USP sobre fissão nuclear: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_fissaonuclear.htm.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/898/imagens/Aul_out_4_4.jpg

Sistematizando a aula: (20 min.)

Após a simulação do Laboratório Virtual da USP, peça aos alunos que respondam as questões sugeridas a seguir, para que eles possam relacionar o funcionamento da bomba nuclear com as reações de fissão e com seus efeitos nos seres humanos. . É importante que o professor acompanhe os alunos durante o desenvolvimento da atividade, para auxiliá-los na interpretação das questões solicitadas e, também, em aspectos que não tenham ficado devidamente esclarecidos para os alunos.

Para responder as perguntas, caso necessário os alunos poderão rever o vídeo e refazer a simulação no computador.

  1. Por que a explosão da bomba nuclear apresenta um formato de cogumelo?
  2. Identifique e estabeleça a diferença entre a energia de uma bomba atômica e a bomba de TNT.
  3. Explique como ocorre a fissão nuclear, na bomba atômica.
  4. Quais foram os principais efeitos causados no instante em que a bomba atômica atingiu Hiroshima?
  5. Quais os tipos de radiação que foram liberadas na explosão da bomba atômica?
  6. Se a bomba causa tanta destruição, por que foi criada?

Ao final da aula, o professor solicitará aos alunos que apresentem as suas respostas e após análise das mesmas, o professor concluirá com a turma as respostas mais adequadas, de acordo com as informações fornecidas nas atividades desenvolvidas. Caso não haja tempo, essa discussão ficará para o início da próxima aula.

Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula

A partir dessa aula o professor poderá abordar, mais detalhadamente, sobre a história de Hiroshima em relação a criação da bomba atômica.

Avaliação
O aluno será avaliado pela sua participação na realização das atividades no computador e nas discussões desenvolvidas na aula pela entrega das respostas das questões de sistematização.
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