19/10/2008
Ana Cristina de Almeida Sonza
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Conteúdos específicos:
Recursos educacionais:
1) Vídeo com diversas imagens sobre o bombardeio americano em Hiroshima, tendo "Rosa de Hiroshima" (poema de Vinícius de Moraes) como fundo musical.
2) Laboratório Virtual da USP – “Fissão nuclear”
• http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_fissaonuclear.htm
Preparando a aula:
Peça aos alunos que se organizem em grupos com três componentes para facilitar a troca de idéias e a discussão entre eles.
Introduzindo a aula: (5 a 10 min.)
Esta aula poderá ser desenvolvida no laboratório de informática da escola, na própria sala de aula, ou sala ambiente, caso elas disponham de data-show.
Inicialmente, introduza a aula explicando aos alunos que eles irão fazer duas atividades no computador. A primeira será a apresentação do vídeo “Rosa de Hiroshima http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/player.php?id=8245 para sensibilização do tema proposto. Após essa atividade, proponha questões que estimulem os alunos a identificar como é o funcionamento de uma bomba atômica.
A partir das discussões dos alunos, introduza a aula dizendo que eles vão fazer uma atividade de simulação no computador para que possam compreender o princípio da fissão nuclear.
Desenvolvendo a aula: (20 a 25 min.)
Oriente os alunos a localizarem o vídeo “Rosa de Hiroshima” no Portal Educacional do Estado do Paraná. Peça para que ouçam atentamente o poema de Vinicius de Moraes, enquanto estão vendo o vídeo e anotem (em grupos) todas as metáforas que o poema faz em relação à explosão da bomba atômica em Hiroshima e, em seguida a simulação do Laboratório Virtual da USP sobre fissão nuclear: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_fissaonuclear.htm.
Sistematizando a aula: (20 min.)
Após a simulação do Laboratório Virtual da USP, peça aos alunos que respondam as questões sugeridas a seguir, para que eles possam relacionar o funcionamento da bomba nuclear com as reações de fissão e com seus efeitos nos seres humanos. . É importante que o professor acompanhe os alunos durante o desenvolvimento da atividade, para auxiliá-los na interpretação das questões solicitadas e, também, em aspectos que não tenham ficado devidamente esclarecidos para os alunos.
Para responder as perguntas, caso necessário os alunos poderão rever o vídeo e refazer a simulação no computador.
Ao final da aula, o professor solicitará aos alunos que apresentem as suas respostas e após análise das mesmas, o professor concluirá com a turma as respostas mais adequadas, de acordo com as informações fornecidas nas atividades desenvolvidas. Caso não haja tempo, essa discussão ficará para o início da próxima aula.
Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula
A partir dessa aula o professor poderá abordar, mais detalhadamente, sobre a história de Hiroshima em relação a criação da bomba atômica.
Cinco estrelas 2 calificaciones
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24/03/2010
Cinco estrelasaula excelente, que tenho certeza prenderá a atenção dos alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasAula excelente, muito boa para moatrar as conseguias do uso errado da ciência. pelo homem