23/11/2009
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
1. O professor deverá iniciar o trabalho reunindo duas ou três versões de um conto de fadas. Sugestão: Branca de Neve. (os livros, geralmente, estão disponíveis nas bibliotecas escolares. Caso não sejam encontrados, acessar: www.PrincesasOnline.com.br, www.google.com.br (contosdefadas.blogspot.com/.../branca-de-neve.html), www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=2).
2. Em seguida, ler cada um dos textos para a turma a fim de que todos percebam como há diferenças entre as narrativas. Nesse momento, o professor enfatizará as características dos contos de fadas e da linguagem escrita.
3. Num segundo momento, os alunos deverão ler as diferentes versões da história e discutir as partes preferidas com os colegas.
* A atividade funciona inclusive com os alunos que ainda não estão totalmente alfabetizados, pois muitos livros possuem figuras que ajudam a lembrar as passagens mais importantes. Assim, os alunos começam, também, a fazer as relações entre as figuras e o texto correspondente.
4. Fazer a exibição do vídeo do conto de fadas escolhido. Todos já conhecerão a sequência da narrativa e as imagens, em movimento, ajudarão a compreender, ainda mais, as aventuras apresentadas na história. (caso haja dificuldade em encontrar o vídeo acessar: www.baixarfilmesgratis.net/.../download-branca-de-neve-e-os-sete-anoes-dublado/)
5. Os alunos deverão recontar a história, oralmente, sob orientação do professor, que salientará as diferenças existentes nas diversas versões.
6. Em duplas, os alunos irão reescrever o conto de fadas. Cada texto deverá ser lido e corrigido pelo professor, que também deverá ajudar os alunos a serem revisores de seu próprio texto.
* Ao formar duplas com diferentes hipóteses de leitura e escrita, o professor irá potencializar a capacidade de avanço textual dos alunos, pois a proposta pretende estimular a troca de experiências durante a elaboração do texto.
7. Ao final do trabalho de revisão, os alunos poderão ilustrar a história e, como produto final, montar um livro com todas as histórias.
Durante a revisão e reescrita das histórias, o professor irá observar se os alunos:
- compreenderam a leitura e a escrita como prática social;
- reconheceram as características peculiares de um conto de fadas;
- recontaram com propriedade a narrativa, ressaltando as ideias principais;
- construíram novas hipóteses e avançaram no processo de aquisição da leitura e da escrita.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!