Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ouvindo e reescrevendo contos de fadas

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno deverá compreender a leitura e a escrita como práticas sociais, através da reescrita de um conto de fadas, observando as características deste gênero textual.
Duração das atividades
5 horas aulas (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos devem estar familiarizados com alguns contos de fadas e com suas características textuais.
Estratégias e recursos da aula

1. O professor deverá iniciar o trabalho reunindo duas ou três versões de um conto de fadas. Sugestão: Branca de Neve. (os livros, geralmente, estão disponíveis nas bibliotecas escolares. Caso não sejam encontrados, acessar: www.PrincesasOnline.com.br, www.google.com.br (contosdefadas.blogspot.com/.../branca-de-neve.html), www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=2).

http://1.bp.blogspot.com/_K3scAQi4urg/SR6Xr1U52VI/AAAAAAAAEs4/ApK0URO25CI/s400/DSCF5151.JPG          http://3.bp.blogspot.com/_pQTptmNBLzI/SpFsHVYeeyI/AAAAAAAAB80/vgljiR5ZCQM/s400/branca_neve.jpg

2. Em seguida, ler cada um dos textos para a turma a fim de que todos percebam como há diferenças entre as narrativas. Nesse momento, o professor enfatizará as características dos contos de fadas e da linguagem escrita.

3. Num segundo momento, os alunos deverão ler as diferentes versões da história e discutir as partes preferidas com os colegas.

* A atividade funciona inclusive com os alunos que ainda não estão totalmente alfabetizados, pois muitos livros possuem figuras que ajudam a lembrar as passagens mais importantes. Assim, os alunos começam, também, a fazer as relações entre as figuras e o texto correspondente.

4. Fazer a exibição do vídeo do conto de fadas escolhido. Todos já conhecerão a sequência da narrativa e as imagens, em movimento, ajudarão a compreender, ainda mais, as aventuras apresentadas na história. (caso haja dificuldade em encontrar o vídeo acessar: www.baixarfilmesgratis.net/.../download-branca-de-neve-e-os-sete-anoes-dublado/)

5. Os alunos deverão recontar a história, oralmente, sob orientação do professor, que salientará as diferenças existentes nas diversas versões. 

6. Em duplas, os alunos irão reescrever o conto de fadas. Cada texto deverá ser lido e corrigido pelo professor, que também deverá ajudar os alunos a serem revisores de seu próprio texto.

* Ao formar duplas com diferentes hipóteses de leitura e escrita, o professor irá potencializar a capacidade de avanço textual dos alunos, pois a proposta pretende estimular a troca de experiências durante a elaboração do texto.

7. Ao final do trabalho de revisão, os alunos poderão ilustrar a história e, como produto final, montar um livro com todas as histórias. 

Avaliação

Durante a revisão e reescrita das histórias, o professor irá observar se os alunos:

- compreenderam a leitura e a escrita como prática social;

- reconheceram as características peculiares de um conto de fadas;

- recontaram com propriedade a narrativa, ressaltando as ideias principais;

- construíram novas hipóteses e avançaram no processo de aquisição da leitura e da escrita.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.