20/10/2008
Ana Cristina de Almeida Sonza
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Conteúdos específicos:
Recurso educacional:
Experimento: catalisador
Roteiro Experimental
INTRODUÇÂO
Uma reação química é um rearranjo de átomos provocado pelas colisões (choques) entre as partículas dos reagentes. Para que ocorra uma reação química duas condições são necessárias:
• existir afinidade química entre as substâncias
• haver colisões entre as moléculas dos reagentes que levem a quebra de suas ligações para formação de novas ligações (rearranjo dos átomos dos reagentes para formação dos produtos). Em alguns casos, as reações são resultado de colisões entre íons e moléculas, íons e íons e íons e átomos neutros.
Alguns fatores alteram a freqüência de colisões entre os reagentes de uma reação química, aumentando ou diminuindo a velocidade com que ela ocorre. Tais fatores podem ser:
• superfície de contato
• temperatura
• catalisadores ou inibidores
• pressão
• concentração de reagentes
MATERIAIS E REAGENTES
• 3 vidros de relógio;
• Água oxigenada (H2O2 ) 10 volumes;
• Dióxido de manganês (MnO2);
• Batata crua
PROCEDIMENTO
Em um vidro de relógio coloque 10 gotas de água oxigenada. Em outro vidro de relógio coloque uma fatia fina de batata crua, cortada no momento do experimento.
Goteje de três a cinco gotas de água oxigenada sobre a batata. Depois de alguns segundos, o que você observou?
Peça ao professor para colocar, utilizando o misturador plástico, uma pequena porção de dióxido de manganês no vidro de relógio que continha apenas água oxigenada. Anotar suas observações e explicar o que ocorreu. Como o catalisador influenciou na velocidade da reação? Identificar o catalisador nesse experimento.
Preparando a aula:
Na aula anterior a esta solicite aos alunos que tragam jaleco (guarda-pó, avental), óculos de proteção.
Obs.: Para a realização desta aula é necessário que os alunos já apresentem as habilidades e competências referentes aos outros fatores que influenciam a velocidade das reações (temperatura, superfície de contato e concentração de reagentes).
Introduzindo a aula: (5 a 10 min.)
Esta aula pode ser desenvolvida na própria sala de aula, ou em sala ambiente ou no laboratório da escola, sendo importante observar que a atividade implica em uso de materiais que requerem a organização da sala ao final do experimento.
Inicialmente, peça aos alunos que se organizem, formando grupos com três componentes. Proponha questões que os estimulem a explicar a importância de fatores que alteram a velocidade de reações em nosso cotidiano.
A partir das discussões dos alunos, introduza a aula dizendo a eles irão receber um roteiro para realizar um experimento, o qual auxiliará a entender a ação de um catalisador sobre a velocidade de uma reação. Oriente os alunos para que tomem nota de todos os fenômenos que irão ser observados durante a execução do experimento. Chame atenção para normas de segurança.
Desenvolvendo a aula: (20 a 25 min.)
Entregue para cada grupo o roteiro do experimento – catalisador e kit contendo os materiais necessários para realização do experimento (vide no roteiro – materiais).
Após a finalização do experimento, solicite aos alunos que guardem os materiais usados e limpem as carteiras ou bancada. Lembre de recolher os materiais que possam ser utilizados por outras turmas.
Sistematizando a aula: (20 min.)
Peça aos alunos que respondam as questões sugeridas a seguir para que eles possam refletir e redigir o relatório do experimento em grupo. O professor deverá circular na sala verificando se os grupos estão compreendendo as questões solicitadas. Ao final da aula, os alunos deverão entregar o relatório.
Sugestão de atividade complementar:
O professor poderá utilizar a simulação do laboratório Virtual da USP- Amadurecimento da banana.
http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_banana.htm
Cinco estrelas 2 classificações
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05/06/2012
Cinco estrelasMuito bom.
23/09/2011
Cinco estrelasGostei muito do experimento e por isso eu ultilizei-o para a sala de aula.Obrigada!