Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leitura de parlendas na alfabetização inicial

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno deverá acionar as estratégias de leitura (seleção, antecipação e verificação), estabelecendo correspondências entre o som e a escrita do texto.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha tido algum contato com o  gênero textual parlenda e saber para que serve o sistema alfabético da escrita.

Estratégias e recursos da aula

1. Selecionar parlendas que considere interessantes e conhecidas dos alunos.

2. Distribuir uma cópia para cada aluno e ler junto com a turma. (para que os leitores não proficientes possam participar da atividade, auxiliar para que possam decorá-la).

Exemplos:

Batatinha quando nasce

Se esparrama pelo chão.

A menina quando dorme

Põe a mão no coração.

                                (Origem popular) 

Pisei na pedrinha

A pedrinha rolou.

Pisquei pro mocinho

O mocinho gostou. 

                                (Origem popular)

3. Informar onde inicia o texto e propor que todos leiam juntos, acompanhando o que está escrito com o dedo enquanto recitam. O desafio será ajustar o falado ao escrito.

4. Pedir que procurem algumas palavras e socializem com o grupo as pistas para encontrá-las. Fazer com que justifiquem as escolhas e explicitem o procedimento para descobrir o que estava escrito.

* Nessa atividade, deverão ser utilizados textos que os alunos conheçam de cor para que antecipem o que está escrito (as letras, as partes de palavras conhecidas) verificando suas escolhas.

5. Entregar outras quadrinhas recortadas em versos e ordená-las coletivamente.

Exemplos:

1.O azar foi seu.

   tem um copo de veneno,

  Lá em cima do piano

  quem bebeu morreu.

2. Moça bonita,

   Soldado, ladrão.

   Rei capitão,

   Do meu coração.

3. Chuva e sol, casamento

    de viúva.

    Sol e chuva, casamento

    de espanhol.

6. Colar no caderno as quadrinhas ordenadas e fazer a cópia coletiva com letra cursiva.

Avaliação

O professor entregará a cada aluno uma folha contendo uma parlenda conhecida que estará  recortada em versos para que os alunos a ordene.

Nessa atividade o professor avaliará se o aluno:

- usou as estratégias de seleção, antecipação e verificação para ordenar os versos;

-  utilizou conhecimentos de leitura já adquiridos para ordenar os versos;

- empregou pistas gráficas (letras iniciais, finais) para ordenar os versos.

* Essas observações são fundamentais para o planejamento das próximas atividades de leitura.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Viviane Diana, Emeif , São Paulo - disse:
    vivianediana@yahoo.com.br

    07/02/2011

    Quatro estrelas

    Penso que é a aula mais clara, objetiva e completa a se tratar de parlenda e alfabetização. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.