19/10/2009
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
É necessário que o aluno tenha tido algum contato com o gênero textual parlenda e saber para que serve o sistema alfabético da escrita.
1. Selecionar parlendas que considere interessantes e conhecidas dos alunos.
2. Distribuir uma cópia para cada aluno e ler junto com a turma. (para que os leitores não proficientes possam participar da atividade, auxiliar para que possam decorá-la).
Exemplos:
Batatinha quando nasce
Se esparrama pelo chão.
A menina quando dorme
Põe a mão no coração.
(Origem popular)
Pisei na pedrinha
A pedrinha rolou.
Pisquei pro mocinho
O mocinho gostou.
(Origem popular)
3. Informar onde inicia o texto e propor que todos leiam juntos, acompanhando o que está escrito com o dedo enquanto recitam. O desafio será ajustar o falado ao escrito.
4. Pedir que procurem algumas palavras e socializem com o grupo as pistas para encontrá-las. Fazer com que justifiquem as escolhas e explicitem o procedimento para descobrir o que estava escrito.
* Nessa atividade, deverão ser utilizados textos que os alunos conheçam de cor para que antecipem o que está escrito (as letras, as partes de palavras conhecidas) verificando suas escolhas.
5. Entregar outras quadrinhas recortadas em versos e ordená-las coletivamente.
Exemplos:
1.O azar foi seu.
tem um copo de veneno,
Lá em cima do piano
quem bebeu morreu.
2. Moça bonita,
Soldado, ladrão.
Rei capitão,
Do meu coração.
3. Chuva e sol, casamento
de viúva.
Sol e chuva, casamento
de espanhol.
6. Colar no caderno as quadrinhas ordenadas e fazer a cópia coletiva com letra cursiva.
O professor entregará a cada aluno uma folha contendo uma parlenda conhecida que estará recortada em versos para que os alunos a ordene.
Nessa atividade o professor avaliará se o aluno:
- usou as estratégias de seleção, antecipação e verificação para ordenar os versos;
- utilizou conhecimentos de leitura já adquiridos para ordenar os versos;
- empregou pistas gráficas (letras iniciais, finais) para ordenar os versos.
* Essas observações são fundamentais para o planejamento das próximas atividades de leitura.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/02/2011
Quatro estrelasPenso que é a aula mais clara, objetiva e completa a se tratar de parlenda e alfabetização. Parabéns!