Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Contando histórias

 

19/10/2009

Autor y Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a capacidade de se expressar oralmente, ampliando o seu vocabulário  e reconhecendo o encadeamento de idéias de um texto.

Duração das atividades
4 aulas (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno já conheça alguns contos de fadas e suas características.

Estratégias e recursos da aula

1. O professor fará a leitura de dois ou três versões de um conto de fadas (sugestão: Chapeuzinho Vermelho).

www.feijo.com/~flavia/chapeuzinho.html   

2. No primeiro momento, o professor não mostrará as ilustrações para que os alunos imaginem as cenas, as personagens e as situações vividas por eles.

3. No segundo momento, o professor apresentará as ilustrações.

4. Após os alunos estarem familiarizados com a narrativa, o professor apresentará uma caixa de papelão que servirá de cenário para a história. (a caixa serve de motivação para alguns alunos perderem a timidez, adquirirem confiança e criarem diálogos).

5. O cenário deverá ser confeccionado pelos alunos. Para tanto, eles usarão palitos de picolé, lápis de cor, giz de cera, canetas hidrográficas e outros materiais.

6. O professor deverá distribuir as tarefas a serem feitas: desenhar na caixa os ambientes da história e confeccionar as personagens.

http://revistaescola.abril.com.br/img/ed-infantil/190-caixa-ajuda.jpg

Exemplos de ambientes: a floresta, a estrada, a casa da vovó.

* A caixa deverá ser cortada de modo que a frente e as laterais se abram e fiquem em formato de um minipalco. A tampa deverá ser mantida para que, após o uso, os fantoches possam ser guardados.

7. Hora de contar histórias: ( pode ser feita em duplas)

* Os alunos deverão revezar-se na atividade. Os mais desinibidos, geralmente, são os primeiros a se oferecer. Ao mesmo tempo que desenvolvem a oralidade, servem de modelo para os mais tímidos que,  muitas vezes ,acabam participando da atividade.

SUGESTÕES:

* Essa aula poderá ser planejada juntamente com a disciplina de Artes, onde os alunos confeccionarão o cenário da história.

* A atividade poderá ser repetida com outras histórias.

* No final do ano letivo, a sala poderá contar com o cantinho da história. Um cantinho que irá estimular a oralidade, o raciocíonio e a expressão artística.

Avaliação

Durante a atividade oral o professor avaliará se os alunos:

- desenvolveram a capacidade de se expressar oralmente diante da história apresentada;

- ampliaram o seu vocabulário durante dos diálogos estabelecidos na história;

- reconheceram o encadeamento das idéias do texto, narrando a história numa sequência lógica.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.