19/10/2009
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Desenvolver a capacidade de se expressar oralmente, ampliando o seu vocabulário e reconhecendo o encadeamento de idéias de um texto.
É necessário que o aluno já conheça alguns contos de fadas e suas características.
1. O professor fará a leitura de dois ou três versões de um conto de fadas (sugestão: Chapeuzinho Vermelho).
www.feijo.com/~flavia/chapeuzinho.html
2. No primeiro momento, o professor não mostrará as ilustrações para que os alunos imaginem as cenas, as personagens e as situações vividas por eles.
3. No segundo momento, o professor apresentará as ilustrações.
4. Após os alunos estarem familiarizados com a narrativa, o professor apresentará uma caixa de papelão que servirá de cenário para a história. (a caixa serve de motivação para alguns alunos perderem a timidez, adquirirem confiança e criarem diálogos).
5. O cenário deverá ser confeccionado pelos alunos. Para tanto, eles usarão palitos de picolé, lápis de cor, giz de cera, canetas hidrográficas e outros materiais.
6. O professor deverá distribuir as tarefas a serem feitas: desenhar na caixa os ambientes da história e confeccionar as personagens.
Exemplos de ambientes: a floresta, a estrada, a casa da vovó.
* A caixa deverá ser cortada de modo que a frente e as laterais se abram e fiquem em formato de um minipalco. A tampa deverá ser mantida para que, após o uso, os fantoches possam ser guardados.
7. Hora de contar histórias: ( pode ser feita em duplas)
* Os alunos deverão revezar-se na atividade. Os mais desinibidos, geralmente, são os primeiros a se oferecer. Ao mesmo tempo que desenvolvem a oralidade, servem de modelo para os mais tímidos que, muitas vezes ,acabam participando da atividade.
SUGESTÕES:
* Essa aula poderá ser planejada juntamente com a disciplina de Artes, onde os alunos confeccionarão o cenário da história.
* A atividade poderá ser repetida com outras histórias.
* No final do ano letivo, a sala poderá contar com o cantinho da história. Um cantinho que irá estimular a oralidade, o raciocíonio e a expressão artística.
Durante a atividade oral o professor avaliará se os alunos:
- desenvolveram a capacidade de se expressar oralmente diante da história apresentada;
- ampliaram o seu vocabulário durante dos diálogos estabelecidos na história;
- reconheceram o encadeamento das idéias do texto, narrando a história numa sequência lógica.
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