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Soluções Salinas

 

20/10/2008

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cláudio Ernesto Sebata

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Conceituar Eletroquímica;
• Conceituar Soluções;
• Conceituar corrente elétrica;
• Conceituar óxido-redução entre metais;
• Conceituar pilha de Daniell;
• Conceituar célula eletroquímica, anodo, catodo, potencial padrão de redução;
• Verificar a transmissão de corrente elétrica em diversas soluções por meio de experimentos e de simulador;
• Utilizar a linguagem do método científico na elaboração de um relatório.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
1. Química Inorgânica;
2. Conceitos básicos de eletricidade;
Estratégias e recursos da aula

Conteúdos específicos:

  • Eletroquímica;
  • Óxido-redução entre metais;
  • Pilha de Daniell;
  • Célula eletroquímica: anodo, catodo;
  • Potencial padrão de redução.

Recursos educacionais:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/900/imagens/Aul_out_6_1.jpg

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/900/imagens/Aul_out_6_3.jpg

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/900/imagens/Aul_out_6_2.jpg

Aula 1 – 50 minutos


Professor(a), esta aula deve ser desenvolvida na sala de informática. Antes da aula começar explore o roteiro experimental existente no site: http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/bateria.html e em seguida, crie um atalho no desktop de cada computador.
Antes de dirigir-se à sala de informática faça uma pergunta para a turma: “Sabemos que o principal recurso natural utilizado para a obtenção da energia elétrica é o recurso hídrico, mas é possível produzir energia com outro tipo de recurso?” Provavelmente haverá respostas como o vento, a energia solar, a energia nuclear, etc. e faça uma outra pergunta: “É possível produzirmos energia a partir de uma reação química?”.
Separe os alunos em grupos de modo que eles aprendam a trabalhar em conjunto e faça que cada grupo o roteiro experimental, inclusive, realizando todas as etapas existentes (que possam ser feitas no laboratório de informática). Professor(a), fique atento para orientar os alunos em todas as dúvidas/perguntas que eles tiverem.
Após a manipulação do experimento, esclareça que o grupo irá utilizar esse roteiro no laboratório de química.
Para a finalização da primeira aula, peça que os alunos desenhem, num editor de desenhos (por exemplo, kidpix e/ou paint), a figura do experimento para impressão e a digitação do roteiro experimental no programa de editor de texto (por exemplo, o microsoft word). Neste momento, você pode iniciar a manipulação/exploração correta de programas de edição de desenhos. Imprima e salve/grave cada um dos textos e desenhos nos computadores e peça que cada grupo se recorde em que computadores estavam. Cada grupo deve sair com o roteiro e o desenho impressos pois eles o utilizarão na aula 02.

Aula 2 – 50 minutos


Professor(a), esta aula deve ser desenvolvida no laboratório de química e depois no laboratório de informática. Antes da aula começar, separe toda a vidraria e material necessários para a realização do mesmo no laboratório de química. Faça uma previsão de quantos grupos poderão trabalhar no laboratório de forma segura. Se for necessário separar a turma em dois grupos, elaborando atividades em sala e peça que o coordenador o(a) ajude.
Na sala de aula, inicie a aula relatando que os grupos da aula passada irão realizar um experimento no laboratório de química. Também explique que os alunos irão escrever um relatório sobre esse experimento (fale sobre a função do relatório – que é para relatar um fenômeno específico conforme uma estrutura clara e definida utilizando uma linguagem formal) e forneça o modelo do relatório para cada grupo (pode utilizar o modelo sugerido) explicando cada um dos itens.
Separe novamente os grupos para que eles realizem o experimento e oriente cada um sobre a importância de se fazer anotações/observações para a elaboração do relatório.
Em seguida solicite que cada grupo elabore um relatório sobre o experimento conforme modelo sugerido no laboratório de informática.
Caso alguns grupos tenham dificuldade em fazer o relatório (principalmente na análise de dados) forneça-lhes ferramentas que possibilitem aprofundar seu conhecimento sobre o assunto. Uma das ferramentas seria a consulta via internet sobre o assunto nos sites sugeridos (só fique atento sobre a fidedignidade/validade das informações obtidas nos sites, dê preferência a sites de universidades e/ou entidades que entendam do assunto).
Durante essa etapa, fique atento ao tipo de linguagem utilizada e oriente cada grupo que o relatório utiliza uma linguagem formal (aproveite para falar sobre o método científico), por isso o grupo deve ficar atento a esse tipo de linguagem. Se você, professor(a), achar relevante, pode solicitar que os alunos façam o relatório na sala de informática e, neste caso, você pode introduzir conceitos ligados à manipulação correta do programa de editor de textos (grave os referidos documentos (relatórios) de cada grupo).

Aula 3 – 50 minutos


Professor(a), esta aula deve ser desenvolvida na sala de informática. Antes da aula começar explore o simulador gênio da lâmpada:O gênio da lâmpada e em seguida, crie um atalho para ele no desktop de cada computador.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/900/imagens/Aul_out_6_3.jpg

Na sala de aula pergunte a turma o que eles acharam do experimento. Ouça atentamente as respostas e as registre no quadro. Então faça a seguinte pergunta: “Caso nós não tivéssemos condições de realizar o experimento, será que poderíamos utilizar outro método para averiguar essa possibilidade (produzir energia elétrica a partir de reações químicas)?”.
Ouça as respostas dos alunos até que alguém fale sobre os simuladores. Caso ninguém fale essa palavra, você pode perguntar: “Alguém já ouviu falar de simuladores de avião?” Muitos alunos irão falar sobre simuladores de avião e você pode introduzir os simuladores de química (são programas que simulam experimentos) e que hoje a turma irá utilizar um simulador de experimentos químicos.
Separe novamente a turma nos mesmos grupos das aulas 01 e 02 e peçam que eles retornem ao computador que estavam e peçam que acessem o simulador gênio da lâmpada e façam o experimento de química utilizando, inclusive, novos reagentes.
Em seguida, peça que eles terminem o relatório.

Atividade Complementar:
Recurso complementar:

você pode realizar uma discussão na turma com a seguinte questão: “É melhor utilizar simuladores (programas de informática) ou realizar o experimento? Por quê?”


 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O gênio da lâmpada Animação/simulação
Soluções Animação/simulação
Avaliação
Avaliação: A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira:
1. A conclusão do roteiro experimental;
2. A elaboração do relatório do experimento.
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