19/10/2009
Jose Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
O aluno deverá identificar as diferenças entre jogos, brincadeiras e esportes.
Identificar a importancia do brincar e resgatará brincadeiras antigas de rua e que fazem parte do universo cultural.
Desenvolver habilidades motoras como equilibrio, força, velocidade.
Reconhecer os jogos e brincadeiras populares como manifestações da cultura popular
Não é necessário nenhum conhecimento prévio
Aula 1
ATIVIDADE 1
O Professor reunirá a turma e deverá levantar questões como:
- de que e como brincam ou se divertem?
- em que o local?
- com quem aprenderam as brincadeiras?
- como se brincava antigamente?
Em uma cartolina, fazer anotações das respostas dadas pelos alunos.
Em seguida, avaliando as respostas, construir junto a turma um conceito para os jogos, brincadeiras de rua e esporte.
Propor realizar jogos e brincadeiras levantadas pelos alunos, ou as sugestões abaixo:
Atividade 2
CARNIÇA
Consiste num alinhamento dos alunos, em rápido desl ocamento, um-a-um, pul ando sobre as costas dos companheiros para dos, curvados, apoia ndo as mãos nas coxas. Ultrapassado a última carniça, o jogador corre e pára adiante, esperando que os demais saltem sobre ele. É sempre revesado.
Atividade 3
Jogo do Taco ou Beth
O jogo é realizado em duplas. Coloca-se uma garrafa ou monta-se duas casinhas uma de frente para outra a cerca de 10m ou 20m de distancia entre elas. Decide-se, por sorteio, qual dupla inicia com o taco. um jogador de cada dupla ficará ao lado de cada casinha. os jogadores com taco tem a função de defender a "casinha" da bola lançada pelos adversários. Para marcar um ponto, a equipe deverá acertar uma tacada (rebatendo a bola), fazendo com que a bola corra para longe. Enquanto os arremessadores buscam a bola, os defensores (de posse dos tados), deverão trocar de lugar, isto é, devem correr em direção a "base" e a "casinha" opostos a que se encontram defendendo, Durante o percurso deverão bater um taco no outro.
Cada lançamento da bola, visando a "casinha" colocada no lado oposto, deve ser feito tomando-se por base a casinha mais próxima, não spodendo ultrapassar sua direção. Feito o lançamento, o de fensor da casinha tentará rebater a bola lançada, não sendo obrigado a fazê-lo. Se não acertar, o jogador adversário que está atrás da casinha visada, passará a ter a posse da bola e fará o lançamento contra a casinha oposta.
O jogador que está com o taco, deve mantê-lo sempre dentro da cela (pequeno circulo feito a frente da casinha), sob pena de ser "queimado" pela bolinha jogada pelo adversário e assim, terá de entregar o taco.
Para "tomar" o taco do adversário:
- derrubar a "casinha", num lançamento;
- queimar o jogador que não estiver com o taco na "base";
- ao tentar rebater uma bola após tocar o taco e for para trás da casinha protegida pelo jogador que tentou a rebatida. Neste caso a "entrega" do taco só ocorre se isto acontecer por três vezes;
-após uma rebatida, um dos jogadores da dupla que está lançando a bola conseguir recuperá-la ainda no ar, isto é, antes que ela toque o chão;
- se um dos jogadores que está com o taco, derrubar a "casinha" que tem obrigação de defender.
Quando se acerta uma tacada, o jogador que lançou a bola pode tentar interceptar a trajetória da mesma, a fim de ficar mais perto da "base" do adversário. É a única possibilidade de se fazer um lançamento a frente da "cela". Neste caso, podem os jogadores defensores pedir "dois tacos". Os atacantes podem pedir “um taco". Leva quem gritar primeiro... Nesse momento, os dois defensores "cruzam" os tacos a frente da casinha a ser defendida, mas não podem mover os tacos. Esta estratégia deve ser usada somente me lançamentos muito próximos... Obviamente, em caso de rebatida, os jogadores devem voltar às suas "bases" antes de iniciar a corrida para a marcação
Aula 2
Espaço: quadra, pátio da escola ou qualquer espaço que permita o desenvolvimento da atividade.
Material: uma bola
Atividade 1
Alerta
Cada aluno será uma fruta, animal, número... E o professor terá uma bola nas mãos. Os participantes formam uma roda e quando o professoror, gritar o nome de uma fruta, por exemplo, jogar a bola para cima, os alunos devem tentar ficar o mais distante possível do aluno que "tinha o nome da fruta", que será o único que não correrá e pegará a bola, gritan- do "ALERTA" (assim, nenhum aluno pode mais se mover). Ele terá então o direito de dar 3 passos para tentar se aproximar de alguém e queimá-lo com a bola.
Atividade 2
MAMÃE - DA - RUA
Um aluno deverá ser escolhido para ser mamãe - da - rua (pegador do pique) e ficará no meio da rua e as demais crianças sobre as duas calçadas (no caso de ser realizado no pátio, marcar o chão com giz para simular a rua).
As crianças procuram atravessar a rua saltitando sobre um pé só, enquanto a mamãe - da - rua corre e tenta pegá -las. Quem for pego passa a ajudar a mamãe - de - rua. Vence quem for o último a ser tocado. O primeiro a ser pego será a mamãe - de - rua na rodada seguinte.
Verificar na conversa inicial com os alunos, se identificam a importância do brincar e da participação nas atividades.
Como eles poderiam ajudar estas brincadeiras em sua popularidade?
identificar junto aos alunos, como os computadores e videogames na atualidade contribuem para que os alunos desconheçam as brincadeiras de rua?
Verificar sobre como conseguem passar uns para os outros pela oralidade, os jogos e brincadeiras populares.
Quatro estrelas 3 classificações
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06/03/2014
Cinco estrelasGostei muito, dou aula para o Ensino Fundamental, e pasmem muitas das brincadeiras tradicionais eles não conhecem.
02/07/2012
Cinco estrelasoi adorei a historia
14/12/2011
Três estrelasachei interessante mas minha sugestão e de mais brincadeiras.