Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desvendando o Ciclo Reprodutivo Feminino

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ INST DE TECNOLOGIA ORT

Mariana Lima Vilela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula está inserida em um bloco de seis aulas denominado “Os sistemas nunca funcionam sozinhos: puberdade, sistema reprodutor e sistema endócrino”. Este bloco de aulas tem como objetivo principal o ensino/aprendizagem de conceitos relacionados ao sistema endócrino e ao sistema reprodutor humano a partir da discussão sobre puberdade no ensino de Ciências. Pretendemos abordar este conteúdo de forma integrada, estabelecendo relação entre os órgãos que compõem estes sistemas, além de permitir que os alunos possam compreender as transformações que estão ocorrendo no seu corpo. Caso você tenha interesse em conhecer o bloco como um todo, as aulas estão organizadas na seguinte sequência: 1- "O que os alunos sabem sobre o prórpio corpo?"; 2- "Alunos em transformação: mudanças durante a puberdade"; 3- "Por que o corpo muda durante a puberdade?"; 4- "Mudanças no corpo dos meninos: sistema reprodutor e algumas preocupações masculinas"; 5- "Desevendando o Ciclo Reprodutivo Feminino"; 6- "Conhecendo melhor as transformções da puberdade, o sistema endócrino e sistema reprodutor".

Nesta aula, os alunos poderão aprender aspectos relacionados à Fisiologia do Ciclo Reprodutivo Feminino. Mais especificamente, os alunos aprenderão sobre as mudanças que ocorrem, sobretudo, no útero e no ovário ao longo do ciclo reprodutivo. Além disso, será abordada a relação entre essas mudanças e a regulação hormonal.

Duração das atividades
100 minutos (2 tempos de aula)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta é a quinta aula do bloco “Os sistemas nunca funcionam sozinhos: puberdade, sistema reprodutor e sistema endócrino”, que foi iniciado pela aula “O que os alunos sabem sobre o próprio corpo?”. Até aqui diversas questões e conceitos já foram abordados nas aulas anteriores: puberdade e as transformações no corpo; sistema endócrino humano e algumas de suas principais características; conceito de hormônio e funcionamento de algumas das glândulas endócrinas do corpo; anatomia (posicionamento no corpo) e fisiologia (funcionamento) das glândulas hipófise, tireóide, paratireóide, testículos e ovários; influência destas glândulas no desenvolvimento dos caracteres sexuais primários e secundários do organismo humano. Esses conceitos são importantes para o bom desenvolvimento das atividades propostas nesta aula.
Além disso, para esta aula é importante que o professor já tenha abordado a anatomia externa e interna do sistema reprodutivo feminino.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias

- Jogo: "Desvendando o Ciclo Feminino" 

- Discussão coletiva com a turma

- Aula expositiva

Recursos

- Jogo: "Desvendando o Ciclo Feminino". As peças do jogo estão disponíveis no link http://www.cap.ufrj.br/material_didatico/BIOCIENF17.pdf

Atividades

Dividimos essa aula em três atividades. A primeira atividade envolve a realização do jogo "Desvendando o Ciclo Feminino" sobre as etapas do ciclo reprodutivo feminino. A segunda atividade envolve um momento mais expositivo, quando o professor vai comentar o resultado do jogo e relacionar as etapas do ciclo feminino com a regulação hormonal. Na terceira atividade propomos um retorno ao jogo, quando os alunos deverão relacionar o que fizeram inicialmente com a regulação hormonal a partir da explicação do professor.

Atividade 1 – Jogo: Desvendando o Ciclo Feminino

O jogo "Desvendando o Ciclo Feminino", sobre as etapas do ciclo reprodutivo, feminino pode ser realizado de duas formas, dependendo dos conhecimentos prévios dos alunos sobre esse assunto, do grau de autonomia da turma e do desenvolvimento da expressão escrita dos alunos. A seguir apresentamos as duas propostas.

Proposta 1
Para iniciar a aula, o professor deverá dividir a turma em grupo e entregar o roteiro do jogo, onde estão as principais regras que os grupos devem seguir. Esse roteiro está disponível no link: http://www.cap.ufrj.br/material_didatico/BIOCIENF17.pdf. Em seguida, o professor deve entregar as peças do Jogo para cada um dos grupos. Para que a aula tenha uma boa dinâmica é importante que o professor leve as peças do Jogo, disponíveis no link http://www.cap.ufrj.br/material_didatico/BIOCIENF17.pdf , já recortadas e entregue-as para cada grupo.

O professor deve explicar como será a realização da atividade, tirando todas as dúvidas para garantir o sucesso da mesma.

Cada grupo receberá as peças do jogo e deverá organizar as peças em sequência, propondo uma ordem para as etapas do ciclo reprodutivo feminino. Em seguida, o grupo deve propor uma narrativa que explique o que acontece em cada uma das etapas, especificando o que ocorre no ovário e no útero.

Para que o trabalho fique bem organizado e para que possa ser avaliado, o professor pode pedir que os alunos colem a seqüência das imagens e os textos correspondentes em uma folha branca.

Veja as imagens do jogo a seguir:

Comentário
Essa proposta é melhor para turmas que apresentam conhecimentos prévios sobre esse assunto e que apresentam uma autonomia e um bom desenvolvimento da expressão escrita. Durante a realização da atividade é importante que o professor circule pelos grupos auxiliando os alunos, conversando sobre o que eles estão propondo e estimulando o debate entre eles.


Proposta 2
Para iniciar a aula, o professor deverá dividir a turma em grupo e entregar o roteiro do jogo, onde estão as principais regras que os grupos devem seguir. Esse roteiro está disponível tambem no link http://www.cap.ufrj.br/material_didatico/BIOCIENF17.pdf. Em seguida, o professor deve entregar as peças do Jogo para cada um dos grupos. Para que a aula tenha uma boa dinâmica é importante que o professor leve as peças do Jogo, disponíveis no link http://www.cap.ufrj.br/material_didatico/BIOCIENF17.pdf já recortadas e entregue-as para cada grupo.

O professor deve explicar como será a realização da atividade, tirando todas as dúvidas para garantir o sucesso da mesma.

Cada grupo receberá as peças do jogo e deverá organizá-las em sequência, propondo uma ordem para as etapas do ciclo reprodutivo feminino. Em seguida, o grupo deve procurar nos cupons os textos que melhor explicam cada uma das etapas da seqüência.

Para que o trabalho fique bem organizado e para que possa ser avaliado, o professor pode pedir que os alunos colem a seqüência das imagens e os textos correspondentes em uma folha branca.

Comentário
Essa proposta mais adequada para turmas que ainda não apresentam conhecimentos prévios suficientes sobre esse assunto e que o professor não esteja priorizando o desenvolvimento da expressão escrita nesse momento específico. Durante a realização da atividade é importante que o professor circule pelos grupos auxiliando os alunos, conversando sobre o que eles estão propondo e estimulando o debate entre eles.

Atividade 2 – Debate sobre o Jogo

Depois que os grupos tiverem finalizado a tarefa, o professor deverá fazer uma discussão coletiva com a turma, avaliando todas as sequências propostas. Neste momento da aula deve acontecer uma abordagem mais expositiva mesmo, para que o professor explique como ocorre o ciclo reprodutivo feminino.

Um aspecto interessante que deverá ser ressaltado é que, independente da etapa que inicia o jogo, a sequência é a mesma. Assim, o professor poderá trabalhar a idéia de CICLO reprodutivo com os alunos.

É importante que nesse momento da aula seja trabalhada a relação/integração entre o sistema reprodutivo e o sistema endócrino. A imagem a seguir pode ajudar bastante. Essa imagem está disponível no link: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=108129&tipo=ob&cp=000000&cb==

Com o auxílio desta imagem o professor poderá mostrar e explicar para os alunos o que acontece na hipófise e o que acontece com a produção de hormônios ao longo do ciclo reprodutivo feminino. Assim, po derá abordar a regulação hormonal deste ciclo. É muito importante estabelecer uma relação entre este gráfico e o jogo, buscando situar cada uma das etapas do jogo no gráfico acima.

Atividade 3 – Integrando sistema reprodutor e endócrino

Neste momento da aula, o professor deve pedir que os grupos criem hipóteses sobre o efeito dos hormônios em cada uma das etapas do ciclo, observando o gráfico apresentado e a seqüência de imagens que cada grupo elaborou.

Depois de criadas as hipóteses, o professor deve pedir que os alunos complementem o texto que criaram (proposta 1) ou os textos que receberam (proposta 2) com uma explicação sobre o efeito dos hormônios em cada uma das etapas da seqüência do jogo.

Recursos Complementares

- Livro paradidático interessante que pode ajudar o professor a estudar reprodução e está disponível na biblioteca de várias escolas públicas:
Sexo e Reprodução” de autoria de Fernando Gewandsznajder. 15 ed. Rio de Janeiro: Editora Ática, 2000. 56 p.

- Leitura para o professor sobre abordagem de temas delicados relativos a sexualidade:
http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=956

- Volume 11 da coleção Ciência Hoje na Escola, que pode trazer textos interessantes para o professor trabalhar com os alunos relacionados ao tema puberdade e sistema endócrino. A coleção Ciência Hoje na Escola é indicada para o aprofundamento ou complementação aos conteúdos curriculares ao longo do 3 o e 4 o ciclos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Os livros são compostos pela reunião de artigos escritos por pesquisadores de laboratórios, institutos e universidades brasileiras e cada volume apresenta um tema específico. O Volume 11 apresenta como tema central a sexualidade, explorando diversos aspectos relativos a ele. Entre estes, a questão dos hormônios. Para conhecer melhor esta coleção, visite o link: http://cienciahoje.uol.com.br/624

- Livro “Sexo para Adolescentes” da Marta Suplicy e da Editora FTD.

- Livro “Conversando sobre Sexo” da Marta Suplicy e da Editora Vozes.

Avaliação

As seqüências, tanto das imagens quanto dos textos, propostas pelos grupos podem ser recolhidas ao final da aula e podem ser avaliadas e pontuadas pelo professor. Além disso, o professor deve avaliar o envolvimento e a participação dos alunos.

Essa atividade pode, ainda, ser utilizada como instrumento de avaliação do conteúdo relacionado ao ciclo reprodutivo feminino. Nesse caso, se o conteúdo já tiver sido abordado em aulas anteriores, o professor pode entregar o jogo só com as peças das imagens e poderá avaliar a sequência e os textos que os alunos escreveram para explicá-la.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.