04/02/2010
Marilda Aparecida Ionta e Renata Rena
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Espaços agrários, globalização e modernização |
• As diferentes formas de produção na agricultura moderna em contraste com a produção tradicional,
• Leitura de paisagem através de imagens.
A Revolução verde e o seu significado no mundo rural
Professor, esta aula deve ser ministrada na sala de informática. Caso não disponha desse recurso, providencie as imagens em lâminas para que possam ser usadas no retroprojetor ou prepare a aula em forma de slides para apresentação em power pointe.
A proposta dessa atividade deve ser motivada pela seguinte situação problema:
• Os produtos que consumidos na nossa alimentação tem um produção igual ou se diferenciam?
Proponha essa discussão em sala...Pergunte, instigue os alunos a levantarem hipóteses a cerca da produção de alimentos Tais como:
• De onde vêm os alimentos que consumimos?
• Como são produzidos?
• Para quem eles são direcionados?
• Todos os alimentos são produzidos de maneira igual?
• Será que o produto da feira é o mesmo do supermercado?
1 Atividade Trabalhando com imagens de Paisagem
Professor, essa atividade consiste na leitura de textos não verbais. As paisagens devem ser discutidas minuciosamente atentando para aspectos como: personagens, cores, sentido!
Discuta com os alunos o fato de que assim como os textos verbais, os não verbais têm um sentido que deve ser explorado pelo leitor. Em seguida, peça que juntamente com você, observem as Paisagens de Rizicultura abaixo listadas.
OS: As paisagens abaixo podem ser encontradas nos seguintes endereços:
http://allainoliveira.blog.uol.com.br/
http://www.brasilescola.com/geografia/a-agricultura-no-sudeste-asiatico.htm
Paisagem 2 http://agriculturanomaranhao.blogspot.com/
http://allainoliveira.blog.uol.com.br/
Depois da leitura dessas imagens proponha aos alunos uma comparação entre as paisagens de produção agrícola. Oriente-os pelo seguinte roteiro:
1) Quais as técnicas utilizadas são utilizadas em cada imagem?
2) Como é a relação da natureza na produção arroz?
3) Quando a quantidade produzida é maior ou menor que a gravura anterior?
4) Em qual paisagem se percebe mais a utilização de mais mão de obra?Com que finalidade?
4) Qual será destino da produção?
5) Como é a propriedade da terra?
Professor, depois dessas discussões proponha um debate direcionado pela seguinte questão:
Qual a diferença entre a agricultura moderna e tradicional
2) Atividade
Professor; Para essa atividade será necessário providenciar cópias das figuras abaixo ou a projeção das mesmas.
Apresente aos alunos as duas figuras abaixo que representam duas formas diferentes de se aproveitar o espaço Amazônico.
Figura 1
http://allainoliveira.blog.uol.com.br/
ou
http://jandleo.vilabol.uol.com.br/acre/paisagem.htm
Varadouro: "Estrada que liga os seringais e as colocações - local de morada dos seringueiros" Seringal Sâo Pedro - Sena MadureiraFigura 2
Floresta desmatada para a pecuária
http://allainoliveira.blog.uol.com.br/
0u
Após análise das imagens proponha a seguinte atividade com as fotos:
1)Reúna o s alunos em grupos de três;
2) Peça que analisem as fotos das paisagens observando os seg uintes aspectos:
• Onde a natureza é mais preservada?
• Qual aprece mais presença do Homem?
• Qual apa rece mais as transformações do Homem?
3) Peça para r econhecer qual é uma atividade agrícola tradicional e qual é uma atividade agrícola moderna.
4) Proponha que eles levantem hipóteses sobre qual atividade é mais prejudicial a floresta. Instigue a discussão.
5) Por fim, debata com sala a questão do aproveitamento da floresta pelos povos tradicionais da Amazônia (índios, seringueiros). Enfatize as atividades que podem ser executadas com a floresta em pé e com uma agricultura tradicional.
Professor de sites para auxiliar com o tema:
Projetor de imagens ou cópias de imagens.
Trabalhando com Imagens:
Proponha que os alunos arrumem máquinas fotográficas para o trabalho que deverá ser feito numa Feira Livre.
1)Na feira, peça que os alunos fotografem a paisagem focando na identificação de produtos originados da agricultura tradicional ou moderna.
2) Leve as fotos para a aula e debata coma turma os resultados
3) Faça uma exposição com as fotos para os outros alunos da escola possam ver a atividade produzida
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/09/2011
Quatro estrelasGostei muito da sugestão da aula. Bom trabalho e obrigada.
04/11/2010
Cinco estrelastodo o texto pra mim foi muito proveitoso por isso acho importante a existência desse saite para orientar o professor a desenvolver aulas mais interessantes aos alunos!!!
04/06/2010
Cinco estrelasgostei muito da forma dinâmica e simples proposta dessa aula.
14/05/2010
Cinco estrelasParabéns!Muito sugestiva , dinâmica e prática a proposta dessa aula! Resta-nos enqaunto educadores, adapta-la ao contexto local!
24/03/2010
Três estrelasAchei consistente a proposta da aula, vou dá uma lida mais apurada e adaptá-la ao primeiro capítulo do livro de Igor Moreira do 3º ano. Acho que ficará mais interessante a aula, pois o primeiro capítulo deste livro é pedreira.
24/03/2010
Cinco estrelasgostei muito da forma simples como vc abordou assunto complexo. Ficou mais facil