Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Agricultura Tradicional e Moderna

 

04/02/2010

Autor e Coautor(es)
Allain Wilham Silva de Oliveira
imagem do usuário

VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Marilda Aparecida Ionta e Renata Rena

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Espaços agrários, globalização e modernização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• As diferentes formas de produção na agricultura moderna em contraste com a produção tradicional,
• Leitura de paisagem através de imagens.

Duração das atividades
3 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A Revolução verde e o seu significado no mundo rural

Estratégias e recursos da aula
           

1 Atividadade Trabalhando com imagens de Paisagem 

Professor, esta aula deve ser ministrada na sala de informática. Caso não disponha desse recurso, providencie as imagens em lâminas para que possam ser usadas no retroprojetor ou prepare a aula em forma de slides para apresentação em power pointe.
A proposta dessa atividade deve ser motivada pela seguinte situação problema:
• Os produtos que consumidos na nossa alimentação tem um produção igual ou se diferenciam?

Proponha essa discussão em sala...Pergunte, instigue os alunos a levantarem hipóteses a cerca da produção de alimentos Tais como:
• De onde vêm os alimentos que consumimos?
• Como são produzidos?
• Para quem eles são direcionados?
• Todos os alimentos são produzidos de maneira igual?
• Será que o produto da feira é o mesmo do supermercado?

1 Atividade Trabalhando com imagens de Paisagem 


 Professor, essa atividade consiste na leitura de textos não verbais. As paisagens devem ser discutidas minuciosamente atentando para aspectos como: personagens, cores, sentido!
Discuta com os alunos o fato de que assim como os textos verbais, os não verbais têm um sentido que deve ser explorado pelo leitor. Em seguida, peça que juntamente com você, observem as Paisagens de Rizicultura abaixo listadas.
OS: As paisagens abaixo podem ser encontradas nos seguintes endereços:
http://allainoliveira.blog.uol.com.br/

http://www.brasilescola.com/geografia/a-agricultura-no-sudeste-asiatico.htm

 undefined

Paisagem 2 http://agriculturanomaranhao.blogspot.com/

http://allainoliveira.blog.uol.com.br/

undefined

undefined

Depois da leitura dessas imagens proponha aos alunos uma comparação entre as paisagens de produção agrícola. Oriente-os pelo seguinte roteiro:
1) Quais as técnicas utilizadas são utilizadas em cada imagem?
2) Como é a relação da natureza na produção arroz?
3) Quando a quantidade produzida é maior ou menor que a gravura anterior?
4) Em qual paisagem se percebe mais a utilização de mais mão de obra?Com que finalidade?
4) Qual será destino da produção?
5) Como é a propriedade da terra?
Professor, depois dessas discussões proponha um debate direcionado pela seguinte questão:
Qual a diferença entre a agricultura moderna e tradicional

2) Atividade

Professor; Para essa atividade será necessário providenciar cópias das figuras abaixo ou a projeção das mesmas.
Apresente aos alunos as duas figuras abaixo que representam duas formas diferentes de se aproveitar o espaço Amazônico.

Figura 1

http://allainoliveira.blog.uol.com.br/

ou

http://jandleo.vilabol.uol.com.br/acre/paisagem.htm

Varadouro: "Estrada que liga os seringais e as colocações - local de morada dos seringueiros" Seringal Sâo Pedro - Sena Madureira

Figura 2

undefined

Floresta desmatada para a pecuária

http://allainoliveira.blog.uol.com.br/

0u

 

Após análise das imagens proponha a seguinte atividade com as fotos:
1)Reúna o s alunos em grupos de três;
2) Peça que analisem as fotos das paisagens observando os seg uintes aspectos:
• Onde a natureza é mais preservada?
• Qual aprece mais presença do Homem?
• Qual apa rece mais as transformações do Homem?

3) Peça para r econhecer qual é uma atividade agrícola tradicional e qual é uma atividade agrícola moderna.
4) Proponha que eles levantem hipóteses sobre qual atividade é mais prejudicial a floresta. Instigue a discussão.
5) Por fim, debata com sala a questão do aproveitamento da floresta pelos povos tradicionais da Amazônia (índios, seringueiros). Enfatize as atividades que podem ser executadas com a floresta em pé e com uma agricultura tradicional.

Recursos Complementares
Avaliação

Trabalhando com Imagens:
Proponha que os alunos arrumem máquinas fotográficas para o trabalho que deverá ser feito numa Feira Livre.
1)Na feira, peça que os alunos fotografem a paisagem focando na identificação de produtos originados da agricultura tradicional ou moderna.
2) Leve as fotos para a aula e debata coma turma os resultados
3) Faça uma exposição com as fotos para os outros alunos da escola possam ver a atividade produzida

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 4/6 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 1/6 - 16.67%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Silvia Goretti, Escola Estadual Sao Joao Batista , Minas Gerais - disse:
    silvia.frois@yahoo.com.br

    21/09/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sugestão da aula. Bom trabalho e obrigada.


  • Ricardo Fernandes Mendes, Escola Estadual Betina Gomes , Minas Gerais - disse:
    kaka.fernandes2010@hotmawil.com

    04/11/2010

    Cinco estrelas

    todo o texto pra mim foi muito proveitoso por isso acho importante a existência desse saite para orientar o professor a desenvolver aulas mais interessantes aos alunos!!!


  • claudia aglio, E.E. Reis Veloso , Mato Grosso do Sul - disse:
    claudiavallegas@yahoo.com.br

    04/06/2010

    Cinco estrelas

    gostei muito da forma dinâmica e simples proposta dessa aula.


  • Edneide Pedro Carvalho da Slva, E.E.E.F.M.DORGIVAL SILVEIRA , Paraíba - disse:
    edneidepedrocarvalho@hotmail.com

    14/05/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns!Muito sugestiva , dinâmica e prática a proposta dessa aula! Resta-nos enqaunto educadores, adapta-la ao contexto local!


  • mariahelena leonardi, etec Escola tecnica estadual centro Paula Souza , São Paulo - disse:
    mh.leonar@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    gostei muito da forma simples como vc abordou assunto complexo. Ficou mais facil


  • Sidney Alves Moreira, E.E.E.F.M Severino Cabral , Paraíba - disse:
    sidneyams@oi.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Achei consistente a proposta da aula, vou dá uma lida mais apurada e adaptá-la ao primeiro capítulo do livro de Igor Moreira do 3º ano. Acho que ficará mais interessante a aula, pois o primeiro capítulo deste livro é pedreira.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.