Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Giving Directions - Você já ficou perdido?

 

16/11/2009

Autor e Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno desenvolverá habilidades orais referentes à WH-question ’WHERE’, bem como a noção de distância trazida pelos adjetivos NEAR e FAR. Além disso, estará apto a fazer perguntas e dar respostas para situações onde precisará das direções para ir a um determinado lugar.

Duração das atividades
Quatro (4) aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deve rever o uso do advérbio WHERE.

Estratégias e recursos da aula

Motivação:

Pergunte aos alunos se alguma vez já ficaram perdidos. Para aqueles que derem uma resposta afirmativa, pergunte como se sentiram e o que fizeram para descobrir o destino esperado.

Em seguida, mostre as seguintes gravuras e pergunte a eles em que situação os seguintes meios de orientação seriam úteis. Pergunte, também, se algum deles já fez uso de tais recursos.

Observação: Você pode facilmente conseguir qualquer uma das figuras abaixo em revistas. Se preferir, pode consultar a internet, imprimir e levar para a sala de aula. Outra alternativa seria exibi-las usando o data-show.


MAP

www.brasil-turismo.com/minas-gerais/vias-bh.htm

Acesso em 21/10/2009


GPS

http://www.itamidias.com/loja/images/GPS100NVNML_a.jpg

Acesso em 21/09/2009

Observação: O Sistema de Posicionamento Global - popularmente conhecido por GPS - (do inglês, Global Positioning System) funciona como um mapa eletrônico utilizado, por exemplo, dentro de carros. O GPS é hoje um dos meios de orientação mais modernos disponíveis para compra. Através deste dispositivo pode-se saber a rota de um lugar para o outro com a vizualização e orientação em tempo real. Se, por exemplo, você estiver indo de um ponto A para um ponto B e, no meio do caminho, houver um congestionamento, o equipamento irá automaticamente refazer a rota a ser seguida de forma a evitar o congestionamento. É um equipamento de grande utilidade para moradores de grandes centros urbanos ou para aqueles que viajam para lugares desconhecidos com frequência.

Para mais informações sobre o GPS, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_Posicionamento_Global


COMPASS

http://paradelle.wordpress.com/2009/07/
Acesso em 21/09/2009

ATIVIDADE 1

PARTE A:

Em português, pergunte aos alunos qual a melhor forma de descobrir um destino ou caminho quando se está perdido em uma grande cidade. Possivelmente você vai ouvir respostas como:

“Eu pediria informações a um policial”.
“Eu iria perguntar a alguém na rua”.


Em seguida, escreva no quadro as seguintes palavras e diga a eles que estas seriam formas possíveis de se resolver o problema de estarem perdidos. Porém, as palavras das colunas estão fora de ordem.

ASK               A TAXI (um taxi)

BUY               A POLICEMAN (um policial)

ASK               A STRANGER (um desconhecido)

TAKE              A MAP (um mapa)


Então, peça a eles que, oralmente, juntem os verbos aos substantivos.
Se necessário, explique de forma sucinta o significado das palavras.

Os alunos devem formar as seguintes combinações:

• ASK A POLICEMAN
• BUY A MAP
• ASK A STRANGER
• TAKE A TAXI

Agora, pergun te aos alunos qual seria, dentre as quatro alternativas, a melhor forma para solucionar o problema se estivessem perdidos. Neste momento, não aceite construções em português. Não é necessário, portanto, que os alunos justifiquem suas respostas. O objetivo é fazer com que eles se familiarizem com as expressões.

PARTE B:

Pergunte aos alunos se eles se lembram dos adjetivos FAR e NEAR. Se a resposta for negativa, explique de forma sucinta o significado das palavras com exemplos simples.

Exemplo:
Se você vive em São Paulo, um exemplo simples poderia ser:

“Guarulhos is near here but Manaus is far from here”, ou ainda, “Banco do Brasil is near here but Banco Itaú is far from here”

Em seguida, faça perguntas para checar a compreensão. Pergunte a eles onde se encontram lugares com o qual eles estejam familiarizados. Esses lugares poderiam ser, dentre outros, um banco, uma lanchonete, uma outra escola, ou um Shopping Center. Dê um modelo de resposta para que eles possam se sentir confortáveis ao responder. Incentive os alunos para que dêem respostas completas.

Siga o seguinte modelo:

Professor: Is Maranhão near here or far from here?
Alunos: Maranhão is far from here.

Professor: “Where is  ________?”
Alunos: “It’s near here” ou “It’s far from here”

Faça a pergunta a pelo menos 4 alunos.

Em seguida incentive os alunos a perguntar uns aos outros, sempre seguindo o modelo acima. Sugira a eles que completem o espaço em branco com lugares variados, incluindo cidades próximas ou distantes. Assim, poderão absorver melhor os adjetivos NEAR e FAR, além de captarem o sentido das referidas palavras ao entender que seus significados dependem de um ponto de referência. Um Shopping Center pode estar longe da escola ao mesmo tempo em que uma cidade vizinha, mais longe que o shopping, pode ser considerada perto.

Construções esperadas:

Aluno 1: “Where is Pizzaria Itália?”
Aluno 2: “It´s near here”

Aluno 3: “Where is Praça 1° de Maio?”
Aluno 4: “It’s far from here”

Sugestão: Para aumentar um pouco a complexidade das frases, pode ser interessante introduzir aos alunos o advérbio “very”, que intensifica o sentido dos adjetivos.

Exemplo:

Aluno 5: “Where is Salvador?”
Aluno 6: “It’s very far from here”


ATIVIDADE 2

Nesta parte os alunos devem praticar os comandos para dar direções/ensinar um caminho a alguém.

Escreva no quadro as palavras em inglês. Para evitar a tradução direta, desenhe logo em frente a cada palavra uma seta indicativa. Peça aos alunos que repitam com você as palavras.

TURN RIGHT

TURN LEFT

GO UP

GO DOWN

Dica: Se seus alunos encontrarem dificuldade em memorizar a diferença entre RIGHT e LEFT, diga a eles que posicionem o dedo indicador e polegar num ângulo de 90°. A mão que formar a letra ‘L’ é a mão esquerda. L = LEFT.

http://charitymile.com/blog/wp-content/uploads/2009/08/loser.jpg

Acesso em 22/10/2009


ATIVIDADE 3

PACMAN

http://ccl.northwestern.edu/netlogo/models/models/Sample%20Models/Games/Pac-Man.png

Acesso em: 21/09/09

Para praticar os comandos de direção TURN LEFT, TURN RIGHT, GO UP e GO DOWN, leve os alunos ao laboratório de informática.

Ao computador, diga aos alunos para acessarem o seguinte site:

http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Classicos/Pacman-come-come/

Os alunos trabalharão em duplas ou trios.

Este é um jogo muito simples de ser conduzido. O personagem do jogo se move para cima, para baixo, para a direita e para a esquerda.

Os comandos a serem utilizados se encontram no teclado do computador.

http://www.cs.unc.edu/Research/assist/et/projects/amaze/keys.jpg

Acesso em 22/09/2009


Primeiramente, deixe que os alunos brinquem com o jogo por alguns instantes para que possam se acostu mar com sua dinâmica.

Em seguida, um dos alunos da dupla terá os olhos vendados. O(s) outro(s) dará a ele instruções de forma que o personagem do jogo possa fugir dos fantasmas e comer o máximo de bolinhas possíveis e fazer mais pontos. As instruções a serem dadas de um aluno para o outro consistem nos comandos TURN RIGHT, TURN LEFT, GO UP e GO DOWN. Ganha aquele que conseguir mais pontos. A interface do jogo está em inglês. Na tela, peça a eles que observem as palavras LIVES (VIDAS) e SCORE (PONTUAÇÃO).


ATIVIDADE ALTERNATIVA

Caso sua escola não disponha de um laboratório de informática, você pode realizar a atividade de prática da seguinte forma:
Divida a turma em dois grupos (lado esquerdo e lado direito da sala, por exemplo) e escolha um aluno de cada um dos grupos para vir até a frente. Ponha uma venda neles. Coloque um objeto qualquer (um estojo, por exemplo) em algum ponto da sala de forma que eles tenham que caminhar por entre as carteiras para conseguir pegá-lo. Os alunos de cada grupo vão dar as direções aos alunos vendados para que possam encontrar o objeto procurado.

ATIVIDADE 4


Nesta parte você vai ensiná-los a pedir informações caso estejam perdidos.

Diga a eles que para se conseguir uma informação mais detalhada de como chegar a algum lugar não basta apenas perguntar “Where is _____?”.

Ensine a pergunta “How can I get to _______?” [Como posso chegar a(o) ________?] e diga a eles que a resposta para essa pergunta deve conter as direções a serem tomadas para se chegar a algum lugar.

Atenção: Não cabe, neste momento, mencionar os diversos usos do verbo modal ‘CAN’. O importante é que os alunos aprendam a frase como um todo (como um chunk) sem dar valor ao significado de cada palavra isoladamente.

Revise com eles os comandos já aprendidos: TURN RIGHT, TURN LEFT, GO UP, GO DOWN.

A partir daí apresente um novo comando: GO STRAIGHT

Escreva no quadro GO STRAIGHT e, como na atividade anterior, desenhe uma seta indicativa.


Volte à pergunta anterior e escreva-a no quadro:
HOW CAN I GET TO __________?

Oralmente, complete o espaço em branco com um local próximo à escola ou algum lugar com o qual todos os alunos estejam familiarizados.

Exemplo: “How can I get to Banco do Brasil?”


Diga aos alunos que você está perdido(a) e que, agora eles são POLICEMEN. Pergunte a eles como chegar a alguns lugares. Faça perguntas que envolvam locais próximos à escola ou lugares com os quais os alunos estejam familiarizados. Peça a eles que lhe dêem as direções para que você possa chegar a determinado lugar.


Possíveis construções:

Professor: “How can I get to Padaria do João? / Como chego na Padaria do João?.”
Aluno: “Go straight, turn left and turn right”

Dica: Se necessário, diga aos alunos que para soarem mais naturais, deve-se dizer palavras como THEN, AFTER THAT e SO a cada dois comandos dados. Por exemplo: “Go straight and turn right. Then, turn right and turn left. So, go straight ”


Professor: “How can I get to Praça 1° de Maio/ Como chego à Praça 1° de Maio?”
Aluno: “Go straight and turn right. Then, go straight”.


Em seguida, peça aos alunos que perguntem uns aos outros para que eles possam praticar, também, a pergunta “How can I get to_______?”

Atividade complementar: Para estimular a interação aluno-aluno, você pode trazer para a sala de aula alguns MAZES impressos e pedir que os alunos trabalhem em duplas. Os alunos teriam de tentar chegar ao final do labirinto dando instruções em inglês uns aos outros. As instruções seriam os comandos previamente aprendidos TURN RIGHT, TURN LEFT, GO UP, GO DOWN e GO STRAIGHT. A primeira dupla a terminar poderia ditar, em inglês, a solução do labirinto para o rest o da sala.

http://www.mazes.org.uk/intermediate-maze-01.htm
Acesso em 22/10/2009


Labirinto com resposta:

http://www.mazes.org.uk/intermediate-maze-01s.htm

Acesso em 22/10/2009

Avaliação

Avaliação:

Os alunos devem ser observados quanto à produção oral. Porém, fique atento principalmente às interações aluno-aluno. Quando você faz uma pergunta a um aluno, é possível que, por ser o primeiro a responder, ocorram erros de pronúncia ou estrutura. Esses erros devem ser corrigidos, mas não levados em consideração. Depois que você sentir a turma mais confiante, incentive a interação aluno-aluno, onde um faz a pergunta e o outro responde. Nesse caso sua atenção deve ser mais focada, já que o erro de um pode induzir uma resposta errada do outro. Sempre que necessário volte ao seu modelo/exemplo inicial para passar mais confiança a seus aprendizes.
Vale lembrar que faz parte da avaliação saber se seus alunos conseguem, ao final das atividades, distinguir palavras com sentidos opostos como NEAR e FAR, ou RIGHT e LEFT. É importante, também, que possam produzir sozinhos as fases interrogativas “WHERE IS ______?” e “HOW CAN I GET TO______?” sabendo, principalmente, quando usar cada uma delas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66,67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • EDLEUZA, Escola Pública , Sergipe - disse:
    edsemi2009@hotmail.com

    16/07/2014

    Quatro estrelas

    Essas atividades são ótimas.vou aplicá-las nas minhas aulas.Obrigada.


  • JUlia, Skill Idiomas , São Paulo - disse:
    juliasoldani@hotmail.com

    04/04/2012

    Cinco estrelas

    Você explica tudo detalhadamente, como proceder, as suas ideias são muito boas e muito uteis Vou usar da melhor forma que eu poder a partir de hoje... Obrigado por compartilhar!


  • Mr.KwS, ERP , Alagoas - disse:
    kewersonpbs@ig.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Bem legal, achei muito interessante


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.