06/11/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
O ser humano é a espécie que mais modifica seu ambiente. Infelizmente com isso, acaba muitas vezes degradando-o.
Professor, ao levar os alunos para o laboratório de informática, peça que acessem os seguintes recursos de aprendizagem:
Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Antropogênicas
Este recurso trabalha a degradação de ações humanas no ambiente.
Discuta com os alunos que ações humanas degradam o ambiente.
O que seria necessário fazer para minimizar estes efeitos danosos?
Que ações podemos fazer para contribuir para uma maior qualidade ambiental?
Quais ações dependem da iniciativa governamental e quais dependem da iniciativa de empresas e indústrias privadas?
O objeto de aprendizagem, presente no Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem, explica o funcionamento de uma hidrelétrica, mais um exemplo de ação antrópica que modifica o ambiente. Pode ser acessado pelo endereço abaixo:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5034
Se for do interesse do professor, peça aos alunos que acessem a webquest abaixo:
http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/2008-1/1-3/biblio.htm
A atividade poderá ser conjugada com a do júri simulado, fazendo com que um número maior de alunos pesquise e participe ativamente do assunto.
Um filme interessante que poderá ajudar os alunos na composição do júri simulado é “Narradores de Javé”, que foi rodado entre junho e setembro de 2001 em Gameleira da Lapa, cidade do interior da Bahia, e conta de maneira bem humorada a história de um povoado que, ao ver a iminência de ter seu vilarejo inundado pelas águas de uma represa, vê como único modo de impedir o acontecimento na transformação do local em um patrimônio da humanidade. Para isso os moradores decidem passar para o papel todas as lendas sobre a origem de Javé, e assim chamam o escrivão local Antônio Biá para escrever um livro sobre o vilarejo. Isto ocorre porque toda a cidade é analfabeta, sendo o escrivão o único que escreve e lê.
Figura tirada do site: http://pablolisboa-culturalivre.blogspot.com/2007_10_01_archive.html
JÚRI SIMULADO
Proponha aos alunos a formação de um júri simulado, onde eles deverão se colocar contra ou a favor da construção de uma suposta hidrelétrica em sua cidade, sabendo que, para construí-la, parte ou toda a cidade será inundada. A técnica de júri simulado consiste em escolher um assunto polêmico, e separar na turma o Juiz, para presidir o julgamento e ler o veredicto, o réu, para representar a coisa ou fato em estudo, o advogado de defesa do réu, o promotor, para acusar o réu, refutando os argumentos do advogado de defesa. O júri, se pronunciará por escrito sobre o veredito, será constituído pelos demais membros da turma ou parte dela.
Após a conclusão desta atividade, todos os alunos deverão fazer uma dissertação sobre os impactos antrópicos no ambiente, e como estas mudanças podem afetar o cotidiano das pessoas.
http://www.almadorio.org.br/represa.htm Este sítio traz informações e imagens que enriquecerão as pesquisas e atividades dos alunos.
http://www.maternatura.org.br/hidreletricas/ Sítio da ONG MAter Natura, o ponto de vista ambiental sobre a inserção de hidrelétricas.
A imagem abaixo relaciona-se com a avaliação das atividades desenvolvidas por meio de rubrica. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios atribui um nível com um valor correspondente. Abaixo coloco um exemplo de uma rubrica a ser utilizada para as atividades feitas nesta aula.
Nome | Tipo |
---|---|
Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Antropogênicas | Animação/simulação |
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns Andréa! "A internet nos ajuda, mais ela sozinha não dá conta da complexidade do aprender". Moran
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da proposta de aula. Já conhecia o filme Narradores de Javé, mas nunca tinha imaginado em utilizá-lo para falar de impactos ambientais, e ainda mais de fazer um júri simulado, sensacional.
24/03/2010
Cinco estrelasoí tudo bom???gostaria de poder assistir este filme!!!