Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Impactos Antrópicos no meio ambiente

 

06/11/2008

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Refletir sobre ações que normalmente fazemos e como elas podem afetar o ambiente. Compreender que as interações antrópicas no ambiente podem gerar impactos ambientais. Conhecer as diversas formas de impactos antrópicos no ambiente.
Duração das atividades
4 a 5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimento dos ciclos biogeoquímicos. Conhecimento dos ecossistemas.
Estratégias e recursos da aula

O ser humano é a espécie que mais modifica seu ambiente. Infelizmente com isso, acaba muitas vezes degradando-o.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/905/imagens/nolaboratorio.gif

Professor, ao levar os alunos para o laboratório de informática, peça que acessem os seguintes recursos de aprendizagem:

 Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Antropogênicas

 Este recurso trabalha a degradação de ações humanas no ambiente.

Discuta com os alunos que ações humanas degradam o ambiente.

O que seria necessário fazer para minimizar estes efeitos danosos?

Que ações podemos fazer para contribuir para uma maior qualidade ambiental?

Quais ações dependem da iniciativa governamental e quais dependem da iniciativa de empresas e indústrias privadas?

O objeto de aprendizagem, presente no Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem, explica o funcionamento de uma hidrelétrica, mais um exemplo de ação antrópica que modifica o ambiente. Pode ser acessado pelo endereço abaixo:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5034


Se for do interesse do professor, peça aos alunos que acessem a webquest abaixo:
http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/2008-1/1-3/biblio.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/905/imagens/aula15webquest.jpg


A atividade poderá ser conjugada com a do júri simulado, fazendo com que um número maior de alunos pesquise e participe ativamente do assunto.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/905/imagens/atividadecomplementar.gif

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/905/imagens/frasesmec.png

Um filme interessante que poderá ajudar os alunos na composição do júri simulado é “Narradores de Javé”, que foi rodado entre junho e setembro de 2001 em Gameleira da Lapa, cidade do interior da Bahia, e conta de maneira bem humorada a história de um povoado que, ao ver a iminência de ter seu vilarejo inundado pelas águas de uma represa, vê como único modo de impedir o acontecimento na transformação do local em um patrimônio da humanidade. Para isso os moradores decidem passar para o papel todas as lendas sobre a origem de Javé, e assim chamam o escrivão local Antônio Biá para escrever um livro sobre o vilarejo. Isto ocorre porque toda a cidade é analfabeta, sendo o escrivão o único que escreve e lê.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/905/imagens/Narradores-de-Jave-1.jpg
Figura tirada do site: http://pablolisboa-culturalivre.blogspot.com/2007_10_01_archive.html

JÚRI SIMULADO

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/905/imagens/hireletrica_copy.jpg

imagem: Andrea Castagini

Proponha aos alunos a formação de um júri simulado, onde eles deverão se colocar contra ou a favor da construção de uma suposta hidrelétrica em sua cidade, sabendo que, para construí-la, parte ou toda a cidade será inundada. A técnica de júri simulado consiste em escolher um assunto polêmico, e separar na turma o Juiz, para presidir o julgamento e ler o veredicto, o réu, para representar a coisa ou fato em estudo, o advogado de defesa do réu, o promotor, para acusar o réu, refutando os argumentos do advogado de defesa. O júri, se pronunciará por escrito sobre o veredito, será constituído pelos demais membros da turma ou parte dela.
Após a conclusão desta atividade, todos os alunos deverão fazer uma dissertação sobre os impactos antrópicos no ambiente, e como estas mudanças podem afetar o cotidiano das pessoas.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/905/imagens/sitios.gif

http://www.almadorio.org.br/represa.htm Este sítio traz informações e imagens que enriquecerão as pesquisas e atividades dos alunos.
http://www.maternatura.org.br/hidreletricas/ Sítio da ONG MAter Natura, o ponto de vista ambiental sobre a inserção de hidrelétricas.

A imagem abaixo relaciona-se com a avaliação das atividades desenvolvidas por meio de rubrica. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios atribui um nível com um valor correspondente. Abaixo coloco um exemplo de uma rubrica a ser utilizada para as atividades feitas nesta aula.



  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/905/imagens/rubrica15.jpg

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Antropogênicas Animação/simulação
Avaliação
A avaliação poderá dar-se pela participação dos alunos nas atividades e na elaboração da dissertação sobre o tema.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.