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Biomas brasileiros - Manguezais

 

03/12/2009

Autor(es) e Coautor(es)
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Andrea da Silva Castagini

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os fatores que fazem dos manguezais biomas tão importantes.

Compreender a necessidade de preservação dos manguezais.

Duração das atividades
3 a 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que o professor já tenha passado aos alunos conceitos como cadeia e teia alimentar.

Estratégias e recursos da aula

O mangue é um bioma importante do ponto de vista ecológico, e ocupa o litoral de vários estados brasileiros. Todavia, é um ambiente degradado e explorado indevidamente. O que seus alunos conhecem do ecossistema mangue?

Leve os alunos ao laboratório de informática para que conheçam um pouco mais sobre este rico ambiente. Peça que eles acessem o sítio Alô escola “Manguezal, equilíbrio mar continente” disponível em: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/maravista/3/3mar3.htm (acessado dia 03/10/09), e ao final da leitura montem um mapa conceitual do que entenderam do conteúdo que a página traz, enfatizando a importância ecológica deste ambiente.

Se desejar o professor poderá acessar o vídeo sugerido do sítio Metacafe, “Mangrove Ecosystem” que mostra características das espécies vegetais que constituem o manguezal. O vídeo está disponível em: http://www.metacafe.com/watch/1180281/mangrove_ecosystem/ (acessado dia 03/10/09).

O professor poderá lançar questões sobre a observação e pesquisa a partir do vídeo, tais como:

  • Quais são as características mais marcantes da vegetação do manguezal?
  • Porque as raízes das árvores apresentam-se como se vê no vídeo?
  • Na região em que mora tem lugares assim?

Muitas pessoas se beneficiam dos recursos que o mangue dispõem. Os recursos sugeridos neste momento têm a função de ilustrar e aprofundar o conhecimento sobre este ecossistema e as correlações dele com os seres humanos e o equilíbrio ecológico.

Infelizmente a degradação destes ambientes é também grande. Passe aos alunos a reportagem sugerida do sítio JC Online, disponível em: http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/pernambuco/noticia/2009/09/30/audiencia-discute-impactos-ambientais-da-via-mangue-201198.php (Acessada dia 04/10/09).

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Prof meio ambiente p06 os rios praias oceanos e mares

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Questione seus alunos sobre aspectos desta notícia:
  • Sobre o que é a audiência comentada na reportagem?
  • Qual a intenção do projeto?
  • Por que há manifestações contra este projeto?
  • Este projeto beneficia as pessoas que moram nas imediações do mangue?
  • Este projeto beneficia ou prejudica o ecossistema manguezal?
  • De que maneiras este lixo vai parar neste local?
  • Que prejuízos pode trazer para a fauna e flora deste bioma?
  • Que tipo de água forma o mangue? Por que ela é chamada assim?

Agora acesse o vídeo Mangue Vivo, disponível no sítio Youtube, no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=CKx0Uw7B3hA (Acessado dia 04/10/09).

Perguntas:
  • Que problemas o mangue da Baía de Guanabara passou?
  • Quais as medidas foram tomadas para beneficiar a população local e ambiente?
  • Qual a diferença entre mangue branco e verme lho?
  • Que características o man gue branco e vermelho tem?
Busque notícias que falem sobre o vazamento de óleo na Baía de Guanabara.
  • Que tipo de prejuízos este acidente causou?
  • Houve outros desastres ecológicos envolvendo manguezais?
Outro vídeo interessante que mostra as características do mangue também está disponível no YouTube, no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=ZpD1KxLv8Zo&feature=related (acessado dia 03/10/09).
  • Que características do mangue são apresentadas no vídeo?
  • Quais as adaptações que as plantas tem para este ambiente?
  • Qual a importância deste ecossistema para a biodiversidade?

ATIVIDADES

Peça aos alunos que desenvolvam uma pesquisa que complementem as informações que já detém sobre o assunto. Questões importantes que devem constar dessa pesquisa são: quais as espécies que habitam esse bioma? Qual a importância ecológica que o bioma tem? Existe uma lista de espécies ameaçadas? Se sim, quais são? Buscar imagens dos seres vivos que habitam os mangues.

ENSINO FUNDAMENTAL – JOGO DA MEMÓRIA

Se o professor estiver trabalhando com o Ensino Fundamental poderá propor uma atividade lúdica, que demonstre a importância do mangue dentro da cadeia alimentar dos mares e oceanos. Para isto, poderá fazer com os alunos um jogo de memória.

  1. Recorte quadrados de papelão (ou E.V.A.) para metade do número de alunos (aqui sugerimos até 26 espécies, que em duplas dão o número de 52 alunos).
  2. Os quadrados deverão ter uma dimensão mínima de 10 x 10 cm. Cole em cada quadrado a imagem do ser vivo que habita o mangue. O professor poderá sortear as espécies entre os alunos que já pesquisaram sobre elas.
  3. Com as peças confeccionadas o professor as recolhe e embaralha. Poderá dispô-las no chão da sala de aula e dividir a turma em duas equipes.
  4. Cada equipe selecionará um integrante por vez que dará seu palpite para encontrar o par.
  5. Ao virar as peças, ganhará “pontos” os alunos que souberem dizer alguma característica do ser vivo que aparecer ali.
  6. Quando a equipe encontrar um par de seres vivos, poderá dar mais um lance.
  7. Se errar, a vez passa para a outra equipe.
  8. A equipe que conseguir encontrar mais peças será a ganhadora da atividade.

Ao final, peça a todos os alunos que redijam um documento no qual deve constar o que lembram das características dos seres vivos que habitam o mangue.

DICA: O professor poderá confeccionar ele mesmo ou com os alunos o jogo e reutilizá-lo com outras turmas. Para isto, é interessante que haja um bom acabamento das peças, como um plástico em cada uma delas.

O professor poderá também utilizar o jogo para desenvolver uma teia alimentar com os alunos.

  1. Coloque os alunos em um círculo, cada um deve segurar uma peça do jogo.
  2. De posse de um ou dois novelos de barbante, chame os alunos que estão segurando o fitoplâncton.
  3. Passe uma volta do barbante na mão de cada um dos alunos.
  4. Ai pergunte aos outros que animais se alimentam do fitoplâncton.
  5. O novelo será passado aos alunos que estão de posse das imagens do zooplâncton.
  6. Passe uma volta de barbante na mão de cada aluno. E novamente pergunte que animal está na cadeia alimentar logo em seguida deste. Repita o processo até que todos os alunos estejam envolvidos.
  7. É interessante que os novelos sejam de cores diferentes.
  8. O professor poderá fazer dois círculos se achar que ficará mais fácil a compreensão de como funciona a teia alimentar no mangue.
  9. Também poderá interferir na cadeia alimentar depois de todos os alunos estarem com o novelo, simulando um acidente ecológico onde uma das espécies do mangue foi afetada.
  10. Retira-se o aluno da cadeia e pergunte a todos o que acontece com as outras espécies que se relacionam com esta que foi di zimada.

DICA: A atividade pode ser adaptada para a modalidade EJA, ba stando o professor contextualizar com os vídeos e sítios sugeridos nos recursos adicionais. E também aprofundar os questionamentos acerca de desequilíbrios ambientais e possíveis saídas para o equilíbrio da vida no mangue.

ENSINO MÉDIO

Caso o professor ache que a atividade anterior é pouco adequada para trabalhar com os alunos do ensino médio, sugerimos uma atividade alternativa.

Para iniciar esta atividade o professor poderá passar aos alunos a música do grupo Nação Zumbi, Manguetown. Segue abaixo o sítio que tem um vídeo com a apresentação da música e letra.

Manguetown

Chico Science

Composição: João Higino Filho

Ha ha ha . . .
Tô enfiado na lama
É u m bairro sujo
aonde os urubus têm casas
e eu não tenho asas
Mas estou aqui em minha casa
aonde os urubus têm asas
eu Vou pintando, segurando as paredes
do mangue do meu quintal e Manguetown
Andando por entre os becos
andando em coletivos
ninguém foge ao cheiro sujo
da lama da manguetown
Andando por entre os becos
andando em coletivos
ninguém foge à vida suja
dos dias da manguetown

Esta noite sairei oh que?
eu Vou beber com meus amigos...
Ha!
E com as asas que os urubus
me deram ao dia
Eu voarei por toda a periferia
e Vou sonhando com a mulher
que talvez eu possa me-encontrar
E ela também vai andar no-que?
na lama-lá do meu quintal é
Manguetown
Andando por entre os becos
andando em coletivos
ninguém foge ao cheiro sujo
da lama da manguetown
Andando por entre os becos
andando em coletivos
ninguém foge à vida suja
dos dias da manguetown

Andando por entre os becos
andando em coletivos
ninguém foge ao cheiro sujo
da lama da manguetown
Andando por entre os becos
andando em coletivos
ninguém foge à vida suja
dos dias da manguetown

Fui no mangue catá lixo
pegar caranguejo
Conversar com urubu

O sítio Youtube disponibiliza um vídeo com a apresentação do grupo Nação Zumbi e a música Manguetown, no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=UslyiGASz7k&hl=pt-BR (acessado dia 05/10/09).

Questionamentos:

  • A letra fala do cotidiano das pessoas que vivem no “Manguetown”. Como parece ser esta vida?
  • É uma vida fácil ou parece ter dificuldades?
  • O ambiente cantado é um ambiente agradável, limpo? Por que?
  • Que atividades são mencionadas que tem relação com o ecossistema manguezal?

Os alunos deverão pesquisar em duplas sobre uma das espécies que vivem no mangue e apresentar para a turma, além da pesquisa uma idéia que proteja os manguezais sem prejudicar a população local. Para fazer esta pesquisa, o professor poderá sugerir locais que tenham material específico e profissionais, por exemplo, o instituto ambiental que zela por sua cidade, a sede do IBAMA, ONGS ambientais. Ali eles poderão conversar com os profissionais envolvidos e consultar materiais já publicados sobre os mangues. Outra idéia a incentivar os alunos é de ao encontrar um projeto de proteção aos manguezais, analisá-lo e ver o que poderia ser feito de diferente, a fim de melhorar. Estas pesquisas poderão ser apresentadas em sala de aula. Incentive que eles utilizem das diversas mídias (áudio, vídeo, mídia impressa, internet) nesta apresentação. O professor poderá selecionar algumas para o fechamento das aulas junto com a comunidade.

As atividades possibilitaram um maior conhecimento do tema pelos alunos? Discuta com eles qual a importância da preservação deste ambiente, o que acarreta para as pessoas que estão estabelecidas nas imediações do mangue, ou que tiram seu sustento deste ecossistema. Que saídas os alunos julgam ser possíveis para equilibrar preservação e desenvolvimento sustentável dos manguezais?

Verifique, através de uma produção escrita, se os estudantes são capazes de

  • Identificar os fatores que fazem dos manguezais biomas tão importantes.
  • Compreendem a necessidade de preservação dos manguezais.

Esta produção escrita poderá fazer parte da avaliação. O professor poderá também abrir um blog e colocar neste as melhores produções dos alunos.

Para fechamento das aulas, peça que os alunos retomem seus mapas conceituais do início e incrementem com os conhecimentos que adquiriram ao longo das atividades. Esta atividade poderá ser um termômetro para o professor, que analisará se os objetivos propostos foram atingidos. Para isto, instrua-os a usar uma cor diferente da inicial e recolha os mapas. Se fizer a atividade no laboratório de informática poderá pedir que os alunos salvem seus mapas em um diretório para depois acessá-los e corrigi-los.

As idéias desenvolvidas pelos alunos do ensino médio poderão tomar corpo e serem apresentadas à comunidade, de modo a conscientizar sobre a importância de preservar e não poluir ambientes delicados e importantes como os mangues. Mas se possível, incentive os alunos a trabalhar com as pesquisas realizadas de maneira criativa, não só com palestras e cartazes. Usar as mídias, fazer paródias de músicas para passar a mensagem de proteção, ou até produções artísticas que retratem o bioma. O professor deverá marcar um dia com a escola e comunidade, para a exposição dos trabalhos. Os alunos artistas deverão apresentar suas obras e neste momento, aproveitar para mostrar o que aprenderam e passar a mensagem de proteção deste importante bioma.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Os rios praias oceanos e mares Áudio
Recursos Complementares

SÍTIOS

Portal Eco debate, “Excesso de nutrientes ameaça os manguezais”, disponível em http://www.ecodebate.com.br/2009/05/25/excesso-de-nutrientes-ameaca-os-manguezais/ (acessado dia 03/10/09).

Educação Ambiental em Ação, artigo “Desenvolvimento Sustentável em ecossistemas de manguezais”. Traz informações importantes para aprofundamento do tema. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=132&class=21 (acessado dia 04/10/09).

VIDEO

YOU TUBE, The Last Stand: The Mangrove Trees of Mullet Ponds disponível em http://www.youtube.com/watch?v=lQEgQhy8QAE (acessado dia 03/10/09)

Globo videos, “Mangue, Pesca e cultura na Ilha das Caieiras” disponíveis em http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM289643-7823-MANGUE+PESCA+E+CULTURA+NA+ILHA+DAS+CAIEIRAS,00.html (acessado dia 03/10/09).

Avaliação

O professor poderá usar das produções desenvolvidas pelos alunos como forma de avaliação. Uma sugestão é usar a ferramenta rubrica para mensurar se os objetivos e critérios foram alcançados pelos alunos, durante suas atividades.


Outra sugestão é observar atentamente os mapas conceituais elaborados pelos alunos a fim de verificar se houve aprendizagem. Lembrando que se ocorrer ligações ou conceituações erradas, o professor deverá pontuá-las individual ou coletivamente com os alunos, estabelecendo uma aprendizagem eficiente.
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