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Diferenças entre texto expositivo e texto argumentativo

 

25/10/2009

Autor e Coautor(es)
Tânia Guedes Magalhães
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos: fazer os alunos perceberem as diferenças entre os tipos expositivo e argumentativo e suas categorias

Duração das atividades
5 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita.

Noções gerais sobre texto argumentativo.

Estratégias e recursos da aula

Professor:


É necessário entender que o texto EXPOSITIVO compreende um dos domínios sociais da comunicação, conforme propuseram Schneuwly e Dolz (2004). Embora possamos dizer que uma pessoa “expõe” um ponto de vista, “expõe” uma informação etc, é fundamental, no estudo das tipologias e dos gêneros textuais, entender e diferenciar o texto expositivo de outros tipos de texto. O tipo “expor” constitui o domínio da transmissão e da construção de saberes.

Etapa 1:

Leia o texto abaixo:

TEXTO I


Ler Cícero vale mais que aplicar Botox
Paulo Nogueira

O tema da velhice foi objeto de estudo de brilhantes filósofos ao longo dos tempos. Um dos melhores livros sobre o assunto foi escrito pelo pensador e orador romano Cícero: A Arte do Envelhecimen¬to (no Brasil, há uma edição competente da Martins Fontes.) Cícero nota, primeiro, que todas as idades têm seus encantos e suas dificuldades. E depois aponta para um paradoxo da humanidade. Todos so¬nhamos ter uma vida longa, o que signifi¬ca viver muitos anos. Quando realizamos a meta, em vez de celebrar o feito, nos atiramos a um estado de melancolia e amargura. "Todos os homens desejam alcançar a velhice, mas ao ficarem velhos se lamentam", escreveu Cícero. "Eis aí a consequência da estupidez." Ler as palavras de Cícero sobre o envelhecimento pode ajudar a aceitar melhor a passagem do tempo. "Os velhos inteligentes, agra¬dáveis e divertidos suportam facilmen¬te a idade, ao passo que a acrimônia, o temperamento triste e a rabugice são deploráveis em qualquer idade."
Permanecer intelectualmente ativo é uma forte recomendação de Cícero. "A memória declina se não a cultivamos ou se carecemos de vivacidade de espírito", dis¬se. "Os velhos sempre se lembram daquilo que os interessa: promessas, identidade de seus credores e devedores etc”. Cícero lembra que Sófocles em idade avançada ainda escrevia suas tragédias. No fim da vida, Sócrates aprendeu a tocar lira. Catão, na velhice, descobriu a literatura grega. Machado de Assis, para citar um brasileiro, aprendeu alemão também na velhice, na qual aliás escreveu seus melho¬res romances. "Acaso os adolescentes de¬veriam lamentar a infância e depois, tendo amadurecido, chorar a adolescência? A vida segue um curso preciso e a natureza dota cada idade de suas qualidades pró¬prias", escreveu Cícero. "Por isso, a fraqueza das crianças, o ímpeto dos jovens, a seriedade dos adultos, a maturidade da velhice são coisas naturais que devemos apreciar cada uma em seu tempo." Ler Cícero vale mais que qualquer Botox.

(Revista Época, 28 de abril de 2008)

Após a leitura do texto I, responda:


1) Como sabemos, os textos argumentativos são compostos por categorias como TESE e ARGUMENTOS. No texto I, o autor usa uma estratégia de argumentação muito comum. Qual das estratégias abaixo o autor usa?

a) argumento baseado no consenso: aceitação de máximas consideradas verdadeiras para a sociedade em geral;

b) argumento de autoridade: citação de autores renomados, autoridades numa área do conhecimento, especialistas no assunto;

c) argumento baseado em provas concretas: apresentação de provas, citação de fatos comprovados, dados estatísticos, testemunhas, que comprovam o que se afirma;

d) argumento com base em raciocínio lógico: apresentação de afirmações que levem a deduções lógicas e coerentes;


2) O autor, para reforçar sua argumentação, cita atitudes de alguns filósofos e escritores para sustentar seu ponto de vista. Como esses exemplos embasam sua argumentação?


3) As atitudes citadas acima, que se encontram no segundo parágrafo, estão relacionadas a qual das frases destacadas abaixo?

- Permanecer intelectualmente ativo é uma forte recomendação de Cícero.
- Um dos melhores livros sobre o assunto foi escrito pelo pensado r e orador rom ano Cícero.
- Ler Cícero vale mais que qualquer Botox.
- Todos so¬nhamos ter uma vida longa, o que signifi¬ca viver muitos anos.


4) Grife, no trecho abaixo, a palavra que revelam uma OPINIÃO do autor:

Um dos melhores livros sobre o assunto foi escrito pelo pensador e orador romano Cícero: A Arte do Envelhecimen¬to.


Etapa 2:

Leia o texto II abaixo:


TEXTO II
Por que cabelos e unhas crescem?
Descubra quais são as células que estão por trás desse fenômeno!
Quase sempre é a mesma rotina. Quando o espelho não nos chama a atenção, é alguém que avisa: “Não vai cortar esses cabelos? E essas unhas? Você está parecendo um urso!” Depois dessa dica, só tem um jeito: correr para o salão ou para o barbeiro. Mas e se a gente nunca cortasse, será que os cabelos e as unhas cresceriam sem parar?
A resposta é não. Unhas e cabelos crescem até certo ponto. No caso dos cabelos, existem três fases: anágena ou crescimento (que dura de dois a cinco anos), catágena ou interrupção do crescimento (que dura cerca de três semanas) e telógena ou queda (que dura de três a quatro meses). Na fase anágena, os cabelos crescem em torno de um centímetro ao mês. É na telógena que perdemos, diariamente, de 60 a 100 fios.
Já as unhas crescem continuamente, de 0,5 a um milímetro por semana, podendo atingir grandes tamanhos até se partirem. Mas isso pode variar de pessoa para pessoa, dependendo da nutrição, da presença de doenças, do uso de detergentes ou substâncias irritantes e pela herança familiar.
Existem células que trabalham para que nossos cabelos cresçam. Elas se fixam em pequenas cavidades localizadas na superfície de toda a pele, exceto nas palmas das mãos e na planta dos pés. Esses buraquinhos são chamados de folículos pilosos, mais conhecidos como poros. Só no couro cabeludo existem de 100 mil a 150 mil poros. Já as células que produzem as unhas localizam-se nas dobras de pele das extremidades dos dedos.
Cabelos e unhas são formados pela mesma proteína: a queratina. É ela que dá a consistência endurecida tanto aos fios de cabelo quanto às lâminas das unhas. Os pêlos, além de embelezar nossas cabeças, servem, principalmente, para resguardar órgãos, como olhos, ouvidos e narinas, que, por serem abertos, precisam de proteção extra contra a ação do frio, do calor e da luz solar excessiva. Além disso, os pêlos diminuem o atrito nas dobras do corpo e ajudam na sensação do tato. Já as unhas nos auxiliam a agarrar melhor os objetos.

Ciência Hoje das Crianças 136
Elisa Fontenelle, Sociedade Brasileira de Dermatologia
http://cienciahoje.uol.com.br


Após a leitura do texto II, responda:

1) Podemos considerar que o texto II é uma grande resposta a uma pergunta principal. Identifique-a.

2) Quem é o autor do texto II? O que sua profissão representa nesse texto?


3) No 2º parágrafo, temos a apresentação de conceitos. Identifique-os.

4) Leia o trecho abaixo, retirado do 5º parágrafo:

Cabelos e unhas são formados pela mesma proteína: a queratina. É ela que dá a consistência endurecida tanto aos fios de cabelo quanto às lâminas das unhas.

O trecho acima apresenta:

a) um argumento
b) uma definição
c) um relato
d) uma regra

5) Releia o trecho abaixo, retirado do 4º parágrafo:

Existem células que trabalham para que nossos cabelos cresçam. Elas se fixam em pequenas cavidades localizadas na superfície de toda a pele, exceto nas palmas das mãos e na planta dos pés.

Nesse trecho, temos:

- explicação de um fato
- apresentação de um conceito
- uma exemplificação



Etapa 3: relacionando as definições aos tipos de texto


 Agora, leia as definições abaixo:


(1) textos expositivos: em geral, são textos que veiculam o conhecimento mais sistematizado, trans mitido culturalmente; difundem o sab er utilizando uma estrutura expositivo-explicativa, como conceitos e definições (exemplo: textos expositivos de livros didáticos, verbete de enciclopédia, seminário, conferência, relatório científico, etc).

(2) texto argumentativo: em geral, são textos usados para sustentar, refutar e negocias posições sobre assuntos controversos da sociedade; são os textos persuasivos, por meio dos quais o autor tenta convencer o leitor (exemplos: debate, editorial, carta de leitor, propaganda, resenha crítica, artigo de opinião)


Com base nas definições acima,

- o texto I é:
- e o texto II é:


Avaliação (a avaliação foi postada aqui uma vez que o espaço destinado a ela compreende apenas 2 mil caracteres)

Leia os textos abaixo e classifique-os como expositivo ou argumentativo. Justifique sua resposta com um exemplo.


Texto III

Pernilongo é um vampiro esganado

Quanto sangue um pernilongo suga? Uma barbaridade. Pernilongo é o nome genérico de um monte de insetos voadores com pernas compridas. Como as espécies e o tamanho variam bastante, a quantidade de sangue consumido, idem. Mas a maioria desses bichos vorazes engole até três vezes o próprio peso. Imagine um homem de 70 quilos devorando 210 quilos de comida. Dá até mal-¬estar.
"O pernilongo que transmite a dengue, o Aedes aegypti, suga 3 milímetros cúbicos de sangue", diz o epidemiologista Délcio Natal, da Universidade de São Paulo. O volume é armazenado no abdome, que se dilata. Se não consegue se saciar na primeira picada, o animal procura outra vítima. É sempre a fêmea quem suga. E o sangue não serve de alimento: o ferro que existe no líquido é importante para o desenvolvimento dos óvulos que ela carrega na barriga.

(http://super.abril.com.br/superarquivo/conteudo_60093.shtml)

TEXTO IV

Repórter Social – Centenas de milhares de crianças e adolescentes estão no Orkut. Como você analisa isso?

Maluh Duprat - Eu acho que o Orkut tomou uma proporção que nem o criador dele pensava que ia ter. A partir disso, mudanças estão sendo feitas, mas tem muita coisa que eu acho que não foi prevista. A adesão de tanta gente, por exemplo. Não dá, por enquanto, para controlar as coisas que têm lá dentro. E não acho que esse controle foi pensado, porque essa não era a intenção do site. A partir disso, fica muito fácil achar coisas que são contra a lei lá dentro, porque não tem fiscalização. Por isso, talvez, só maiores de 18 anos possam entrar, mas não há fiscalização nenhuma. Aliás, acho que metade das pessoas que estão lá são adolescentes, porque é uma linguagem com a qual eles se identificam.

Repórter Social – O caminho é proibir?
Maluh - Não sei se adianta muito os pais proibirem o acesso, até porque não tem como saber o que os adolescentes fazem na Internet, ou no Orkut, o tempo todo. Ainda mais na adolescência, quando parece que tudo que é proibido é melhor... A única solução é o diálogo com os filhos, fazer com que eles entendam que algumas coisas são prejudiciais. As orientações para Internet e Orkut são as mesmas que podem ser aplicadas na rua: não fale com estranhos, porque nem sempre eles têm boas intenções, não aceite coisas de desconhecidos... A mesma coisa pode ser aplicada no Orkut: não adicione estranhos, não entre em comunidades suspeitas... a regra é a mesma.
(retirado do site www.reportersocial.com.br/noticias.asp?id=962&ed=universidade)

Avaliação

Avaliação postada no espaço da aula em virtude da falta de espaço aqui.


Indicações de estudo para o professor:

ABREU, A. S. Curso de redação. São Paulo: Ática, 2001.

CITELI, Adilson. O texto argumentativo. São Paulo: Scipione.

FIORIN, J. L.; PLATÃO, F. Lições de texto: leitura e redação. 2 ed. São Paulo: Ática, 1997.

SCHNEUWLY, B. e DOLZ, J. (trad e org Roxane Rojo). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
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  • Uma estrela 0/4 - 0%

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Opiniões

  • Dino Gonane, Moçambique - disse:
    agnaldinhodinoag@gmail.com

    04/06/2015

    Quatro estrelas

    Optima aula


  • Abdul Ali, Moçambique - disse:
    abdul.ali2@yahoo.com.br

    08/10/2013

    Quatro estrelas

    achei interessante a abordagem feita neste ''site'', ela foi muito util para mim,pude acrescentar no meu pouco saber,muita informacao sobre esta tipologia textual (textos multiusos).


  • Michelly Sá, Vanda da Silva Pinto , Roraima - disse:
    akela_@hotmail.com

    16/03/2013

    Cinco estrelas

    O site é excelente ajuda qualquer um..mais não me ajudou pois dia 18/03/2013 tenho uma apresentação oral na sala e tenho que apresentar Sobre o Texto Argumentativo..e queria exemplos pequenos para eu demostra para os alunos...Na Escola Vanda da Silva Pinto em Boa Vista -Roraima


  • Helena gomes pereira neta, José Boniacio , Maranhão - disse:
    helenapereira26@hotmail.com

    24/06/2011

    Três estrelas

    as questões são interessantes, pois visam a constatação por parte do aluno diante dos aspectos de um texto expositivo a partir da interpretação textual


Sem classificação.
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