19/10/2009
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Produzir um texto, a partir de outro já conhecido, introduzindo uma nova personagem com toque de humor, compreendendo a estrutura da narrativa e utilizando as principais características do gênero contos de fadas.
É importante que os alunos conheçam alguns contos de fadas, mesmo que somente através da escuta.
1. Sentados todos em círculo, o professor fará a leitura para os alunos do conto de fadas Branca de Neve e os sete anões. O livro poderá ser encontrado nas bibliotecas escolares. Caso o professor não consiga o livro, poderá acessar: www.PrincesasOnline.com.br
2. Após a leitura, discutir com os alunos as características do gênero textual contos de fadas.
* Personagens são seres fantásticos, criados por escritores muito criativos. São eles: as princesas, as bruxas, os duendes e outros. Vocês conhecem algum? Quais? (ouvir opiniões).
* Há sempre um protagonista e um antagonista nos contos de fadas. * Explicar que o protagonista da história é o(a) mocinho(a), geralmente, bondoso, amigo e que sofre muito durante a narrativa, e o antagonista é o vilão da história, aquele que faz maldades e que quer prejudicar o mocinho, ou seja, o protagonista.
* Os cenários são geralmente castelos ou florestas.
* O tempo é indefinido, marcado pela expressão "Era uma vez...".
* Há sempre a presença de um elemento mágico que ajuda o protagonista a resolver o conflito.
* No final, as personagens, geralmente, se casam ou recebem algum tipo de recompensa.
3. Perguntar aos alunos se conhecem o conto Branca de Neve e os sete anões em outra versão. Quais?
4. Após a discussão, propor aos alunos a seguinte atividade, que deverá ser feita coletivamente no quadro, sob a orientação do professor.
Atividade: Reescrever o conto de fadas Branca de Neve e os sete anões, transformando a história em um conto engraçado. Para isso, escolher nas alternativas abaixo uma personagem que deverá entrar na história e provocar uma situação divertida.
UMA FADA MALUQUINHA UM AJUDANTE DA RAINHA BEM ATRAPALHADO
* Se achar necessário, fazer a escolha de uma única personagem.
5. Após a atividade coletiva, realizar a seguinte atividade que deverá ser feita individualmente ou em duplas.
* Antes de iniciar a atividade é muito importante que o professor faça a leitura do conto de fadas Cinderela e as discussões em torno da narrativa, como no caso do conto Branca de Neve e os sete anões.
* Entregar a cada aluno uma folha branca e pedir para que escrevam o conto Cinderela, transformando a história em um conto engraçado. Para isso, escolher nas alternativas abaixo uma personagem que deverá entrar na história e provocar uma situação divertida.
UM RATINHO ATRAPALHADO UMA FADA ATRAPALHADA
* Se achar necessário, fazer a escolha de uma única personagem para toda a turma.
* Conversar com os alunos sobre as características da personagem escolhida e quais serão as suas atitudes na história.
5. Antes da produção de textos realizada pelos alunos, o professor deverá orientar a elaboração do texto, ressaltando os seguintes pontos:
* A história deve mostrar a luta do bem contra o mal.
* As dificuldades pelas quais passa a Cinderela devem ser contadas na ordem em que aconteceram.
* A história precisa explicar quem é e o que faz a nova personagem.
* A nova personagem deve provocar mudanças no conto.
* O conto necessita de um toque de humor, conforme o combinado.
6. O professor recolherá a produção que, após revisada, deverá ser passada a limpo pelo aluno. Essa atividade de produção em rascunho auxilia o aluno a se expor por escrito e, posteriormente, refazer seu texto com as contribuições do professor-revisor.
As produções dos alunos, depois de revisadas, serão recolhidas pelo professor que avaliará se os alunos:
* reproduziram um conto de fadas a partir do conto lido em sala de aula;
* introduziram na história uma nova personagem;
* conseguiram produzir um texto com características de humor;
* atenderam à estrutura da narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão;
* perceberam as características próprias do gênero contos de fadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!