Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produzindo uma história a partir de um conto de fadas

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Produzir um texto, a partir de outro já conhecido, introduzindo uma nova personagem com toque de humor, compreendendo a estrutura da narrativa e utilizando as principais características do gênero contos de fadas.

Duração das atividades
4 aulas (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos conheçam alguns contos de fadas, mesmo que somente através da escuta.

Estratégias e recursos da aula

1. Sentados todos em círculo, o professor fará a leitura para os alunos do conto de fadas Branca de Neve e os sete anões. O livro poderá ser encontrado nas bibliotecas escolares. Caso o professor não consiga o livro,  poderá acessar: www.PrincesasOnline.com.br  

2. Após a leitura, discutir com os alunos as características do gênero textual contos de fadas.

* Personagens são seres fantásticos, criados por escritores muito criativos. São eles: as princesas, as bruxas, os duendes e outros. Vocês conhecem algum? Quais? (ouvir opiniões).

* Há sempre um protagonista e um antagonista nos contos de fadas. * Explicar que o protagonista da história é o(a) mocinho(a), geralmente, bondoso, amigo e que sofre muito durante a narrativa, e o antagonista é o vilão da história, aquele que faz maldades e que quer prejudicar o mocinho, ou seja, o protagonista.

* Os cenários são geralmente castelos ou florestas.

* O tempo é indefinido, marcado pela expressão "Era uma vez...".

* Há sempre a presença de um elemento mágico que ajuda o protagonista a resolver o conflito.

* No final, as personagens, geralmente, se casam ou recebem algum tipo de recompensa.

3. Perguntar aos alunos se conhecem o conto Branca de Neve e os sete anões em outra versão. Quais?

4. Após a discussão, propor aos alunos a seguinte atividade, que deverá ser feita coletivamente no quadro, sob a orientação do professor.

Atividade: Reescrever o conto de fadas Branca de Neve e os sete anões, transformando a história em um conto engraçado. Para isso, escolher nas alternativas abaixo uma personagem que deverá entrar na história e provocar uma situação divertida.

UMA FADA MALUQUINHA                                            UM AJUDANTE DA RAINHA BEM ATRAPALHADO

* Se achar necessário, fazer a escolha de uma única personagem.

5. Após a atividade coletiva,  realizar a seguinte atividade que deverá ser feita individualmente ou em duplas.

* Antes de iniciar a atividade é muito importante que o professor faça a leitura do conto de fadas Cinderela e as discussões em torno da narrativa, como no caso do conto Branca de Neve e os sete anões.

* Entregar a cada aluno uma folha branca e pedir para que escrevam o conto Cinderela,  transformando a história em um conto engraçado. Para isso, escolher nas alternativas abaixo uma personagem que deverá entrar na história e provocar uma situação divertida.

UM RATINHO ATRAPALHADO                                      UMA FADA ATRAPALHADA

* Se achar necessário, fazer a escolha de uma única personagem para toda a turma.

* Conversar com os alunos sobre as características da personagem escolhida e quais serão as suas atitudes na história.

5. Antes da produção de textos realizada pelos alunos, o professor deverá orientar a elaboração do texto, ressaltando os seguintes pontos:  

* A história deve mostrar a  luta do bem contra o mal.

* As dificuldades pelas quais passa a Cinderela devem ser contadas na ordem em que aconteceram.

* A história precisa explicar quem é e o que faz a nova personagem.

* A nova personagem deve provocar mudanças no conto.

* O conto necessita de um toque de humor, conforme o combinado.

6. O professor recolherá a produção que, após revisada, deverá ser passada a limpo pelo aluno. Essa atividade de produção em rascunho auxilia o aluno a se expor por escrito e, posteriormente, refazer seu texto com as contribuições do professor-revisor.

Avaliação

As produções dos alunos, depois de revisadas, serão recolhidas pelo professor que  avaliará se os alunos:

* reproduziram um conto de fadas a partir do conto lido em sala de aula;

* introduziram na história uma nova personagem;

* conseguiram produzir um texto com características de humor;

* atenderam à estrutura da narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão;

*  perceberam as características próprias do gênero contos de fadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.