19/10/2008
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Olá Professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto Máximo Divisor Comum (MDC) com seus alunos. Para iniciar verifique como esta o conhecimento regras de divisibilidade e divisores de um número. Para isto, faça alguns questionamentos como:
• Quais são os divisores de 2?
• Quais são os divisores de 3?
• Os de divisores de 4?
• Os divisores de 5?
• Os divisores de 6?
• Os divisores de 9?
Seria interessante que você colocasse aos seus alunos alguns problemas para que eles possam refletir sobre o assunto, como por exemplo:
Peça aos alunos que tentem resolver os problemas, não importa qual o nível de conhecimento que eles tenham e em seguida proponha um debate para saber se alguém conseguiu resolver e de que forma conseguiu resolver.
Professor, após o debate leve seus alunos ao laboratório de informática e depois de acomodados, peça a alunos que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/divisibilidade/mdc.htm e, com o mouse, cliquem no botão .Aparecerá a tela abaixo:
Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, aparecerá algumas palavras com grafias um pouco diferente a que eles estão acostumados a lerem. Oriente também que para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse na área retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar todo o conteúdo sobre máximo divisor comum.
Seria conveniente que após conclusão da leitura dos textos, você Professor tirasse as dúvidas que porventura ainda persistirem.
Agora vamos resolver alguns exercícios envolvendo MDC. Peça aos seus alunos que cliquem no botão , aparecerá uma tela como a da figura abaixo:
Note que o “Exercício 1” refere-se aos divisores de um número que serão utilizados para resolução do “Exercício 1.2” que propriamente a determinação do valor do MDC dos números dados. Professor oriente aos seus alunos para que façam os exercícios primeiro em uma folha de papel utilizando todo o conhecimento visto nas telas anteriores referente ao conteúdo. Após resolução dos exercícios, peça a eles que digitem os resultados no aplicativo e em seguida, cliquem no botão localizado no final dos exercícios. Peça a eles também que registrem os itens corretos com um “C” de certo e nos itens errados, anotem o valor correto ao lado.
Seria interessante também que você Professor, informasse aos seus alunos que existe outra forma de calcular o MDC de números dados, é o método da decomposição de fatores primos que tem a seguinte técnica de cálculo:
• Decompõe-se cada número em seus fatores primos separadamente,
• Tomamos os fatores comuns, cada um deles com o seu menor expoente;
• O produto desses fatores é o m.d.c. procurado.
Exemplo: Calcular o máximo divisor comum de 30 e 45.
Logo: mdc(30,45) = 3 x 5 = 15
Agora Professor, retome com seus alunos os problemas colocados inicialmente e peça a eles que os resolvam em uma folha de papel. Recolha esta folha e a utilize como avaliação da aula.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/03/2015
Cinco estrelasNossa excelente , irei aproveitar esta aula.
12/11/2010
Quatro estrelasParabéns pela iniciativa de contribuir com o desenvolvimento dos nossos alunos. Gostaria de receber mais informações sobre aulas de Matemática pelo e-mail. Obrigado!