06/05/2009
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Professor pergunte aos alunos o que eles sabem sobre a formação da Chuva Ácida, como se dá sua origem e sua composição.
Faça um registro coletivo a partir das idéias dos alunos. Este registro poderá ser comparado depois com as descobertas que serão realizadas.
Após essa discussão entregue o texto abaixo e peça para que alguns alunos leiam em voz alta. Aproveite para esclarecer as dúvidas surgirem durante a primeira discussão.
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Tem sido percebido pelos cientistas ao longo dos anos, que em muitas florestas as árvores não crescem como deveriam e as folhas, em vez de estarem verdes e normais, ficam castanhas e acabam caindo.
Os investigadores acreditam que o principal fator responsável pelos danos causados às plantas e a morte de muitas florestas é a chuva ácida.
A chuva ácida não é a responsável direta pela morte das árvores. O que ocorre geralmente é que a árvore enfraquece e as suas folhas morrem, limitando assim os nutrientes de que precisa ou envenenando o solo com substâncias tóxicas. De acordo com os cientistas, a água acidificada dissolve os nutrientes que estão no solo e arrasta-os rapidamente antes que as plantas os possam utilizar para crescer. A chuva ácida pode causar ainda a liberação de algumas substâncias tóxicas como o alumínio no solo, prejudicando sua fertilidade.
Mesmo o solo sendo bastante resistente às chuvas ácidas, há que contar com as nuvens e o nevoeiro que muitas das vezes são ainda mais ácidos que a chuva. As proteções das folhas são destruídas quando são banhadas por nuvens ácidas, e suas folhas acabam ficando danificadas e com manchas castanhas. Para crescerem, as folhas transformam em alimento a luz solar através da fotossíntese. As folhas ao morrerem não podem produzir energia suficiente para que a árvore se mantenha saudável. Uma vez que as árvores estejam enfraquecidas serão mais facilmente atacadas por doenças e insetos.
A maioria dos rios e lagos possuem um pH entre 6 e 8. O pH dos lagos no entanto pode atingir valores aproximados a 5 quando os solos e a água não têm a capacidade de neutralizar a chuva ácida, todos os organismos que vivem em meios aquáticos poderão morrer por conseqüência deste fenômeno. Os sapos suportam as variações de pH maiores e poderiam resistir, mas se o seu alimento também desaparecer acabarão morrendo. À medida que a acidez dos lagos aumenta os peixes vão desaparecendo. Mesmo que alguns mais resistentes consigam sobreviver, é muito difícil que a sua continuidade esteja assegurada uma vez que os seus ovos não têm hipóteses de eclodir.
A chuva ácida pode ser responsável pela corrosão de pedra, metal ou tinta. Praticamente todos os materiais se degradam gradualmente quando expostos à chuva e ao vento. A chuva ácida acelera esse processo, destruindo estátuas, prédios ou monumentos. É importante saber que reparar os estragos causados pela chuva ácida em casas e prédios pode ser extremamente caro; além do mais, muitos monumentos encontram-se já muito degradados e a sua recuperação ou substituição muitas vezes é impossível.
O principal constituinte dos mármores, os quais são utilizados na construção de prédios e monumentos, é o calcário (Carbonato de cálcio - CaCO3) que reage com os ácidos contribuintes da acidez da chuva ácida como na reação
CaCO3 + 2H+ Ca2+ + H2O + CO2(g)
• Purificação do carvão mineral, antes de seu uso;
• Emprego de caldeiras com sistemas de absorção de SO2;
• Uso de petróleo de melhor qualidade e purificação de seus derivados;
• Construção de motores de carros mais eficientes (que destruam os gases nocivos).
Segundo o Fundo Mundial para a Natureza, cerca de 35% dos ecossistemas europeus já estão seriamente alterados e cerca de 50% das florestas da Alemanha e da Holanda estão destruídas pela acidez da chuva. Na costa do Atlântico Norte, a água do mar está entre 10% e 30% mais ácida que nos últimos vinte anos. Nas mais importantes áreas industriais do Hemisfério Norte, o vento predominante vem do oeste. Isso significa que as áreas situadas no caminho do vento, que sopra dessas regiões industriais, recebem uma grande dose de poluição.
Cerca de 3 milhões de toneladas de poluentes ácidos são levados a cada ano dos Estados Unidos para o Canadá. De todo o dióxido de enxofre precipitado no leste canadense, metade dele provém das regiões industriais situadas no nordeste dos EUA. Na Europa, a poluição ácida é soprada sobre a Escandinávia, vindo dos países vizinhos, especialmente da Grã-Bretanha e do Leste-Europeu.
Nos EUA, onde as usinas termoelétricas são responsáveis por quase 65% do dióxido de enxofre lançado na atmosfera, o solo dos Montes Apalaches também está alterado: tem uma acidez dez vezes maior que a das áreas vizinhas, de menor altitude, e cem vezes maior que a das regiões onde não há esse tipo de poluição. Na América do Sul, chuvas com pH médio 4,7 têm sido registradas tanto em regiões urbanas e industrializadas como em regiões remotas.
Monumentos históricos também estão sendo corroídos: a Acrópole, em Atenas; o Coliseu, em Roma; o Taj Mahal, na Índia; as catedrais de Notre Dame, em Paris e de Colônia, na Alemanha. Em Cubatão, São Paulo, as chuvas ácidas contribuem para a destruição da Mata Atlântica e desabamentos de encostas. A usina termoelétrica de Candiota, em Bagé, no Rio Grande do Sul, provoca a formação de chuvas ácidas no Uruguai. Outro efeito das chuvas ácidas é a formação de cavernas.
A chuva ácida obviamente também afeta a saúde humana liberando metais tóxicos que estavam no solo, que podem alcançar rios e serem utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde.
Ainda, com relação ao meio ambiente, os lagos podem ser os mais prejudicados com o efeito da chuva ácida, pois podem ficar totalmente acidificados, perdendo toda a sua vida.
Os dois países com maior interesse em acabar com a chuva ácida são a Grã-Bretanha e a Alemanha. A Alemanha mudou sua política repentinamente para garantir pouca poluição; já a Grã-Bretanha, que tem menos problemas, ainda quer um pouco mais de provas antes de atuar. Um outro país, os Estados Unidos, acredita que sejam necessárias mais pesquisas e debates antes de uma ação prática.
Hoje em dia o carvão, o petróleo e o gás natural são utilizados para suprir 75% dos gastos com energia. É possível cortar estes gastos pela metade e ter um alto nível de vida. Eis algumas sugestões para economizar energia:
- Transporte coletivo: diminuindo-se o número de carros as quantidades de poluentes também diminuem;
- Utilização do metrô: por ser elétrico polui menos do que os carros;
- Utilizar fontes de energia menos poluentes: hidrelétrica, geotérmica, eólica, nuclear (embora cause preocupações em relação à possíveis acidentes e para onde levar o lixo nuclear);
- Purificação dos escapamentos dos veículos: utilizar gasolina sem chumbo e adaptar um conversor catalítico; utilizar combustíveis com baixo teor de enxofre.
*texto adaptado do trabalho de Desastres ambientais da Professora Neire Divina Mendonça da UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS.
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Após a leitura pergunte aos alunos se já viram alguns desses sintomas dos efeitos da chuva ácida.
Agora promova entre os alunos uma discussão sobre que outras soluções seriam necessárias para que não ocorressem as chuvas ácidas e que outros meios e seres podem ser afetados por ela.
Peça que cada grupo registre as idéias principais a partir das propostas sugeridas e da pesquisa em sites sobre o tema.
Oriente os alunos a desenvolverem uma atividade em um software de apresentação multimidia, ou criarem uma história em quadrinhos utilizando como tema a chuva ácida, abordando os conceitos envolvidos e também as soluções discutidas no grupo anterior.
Para criar a apresentação multimídia, pode ser usado um editor de apresentações como o Power Point ou equivalente. Se o professor optar por História em Quadrinhos, uma sugestão é utilizar o Toondoo, disponível em www.toondoo.com . Há um tutorial sobre como utilizar o programa, disponível em: http://www.slideshare.net/marygrace/tutorial-toondoo-presentation
Dica: é importante que o educador fique mais preocupado com a mediação pedagógica. O uso da ferramenta (Toondoo ou editor de apresentações) pode ser mais um desafio proposto aos alunos, ou seja, eles podem também consultar outros tutoriais disponíveis na Web, explorar o programa e ajudar os colegas que não souberem manusear.
Professor, se tiver diponível computadores para seus alunos ou se desejar fazer uma demonstração para os mesmos, clique na atividade abaixo para acessá-la.
Nome | Tipo |
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Formação da chuva ácida | Animação/simulação |
Acidez na Chuva - http://br.geocities.com/acideznachuva134/2.html
Chuva Ácida - http://www.mundodoquimico.hpg.ig.com.br/chuva_acida.htm
Notícias sobre Chuva Ácida -http://www.iconocast.com/D3_Portu/L6/News1.htm
Software gratuito para histórias em quadrinhos -http://www.hagaque.cjb.net/
Quatro estrelas 9 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/08/2013
Cinco estrelasba mas que legau
22/05/2013
Quatro estrelasbom para o meu trabalho
11/04/2013
Quatro estrelaseu gostei muito desse site
07/01/2013
Cinco estrelasexcelente .
20/11/2012
Cinco estrelasmt bom isso para o meu dever de casa
31/05/2012
Cinco estrelasadorei
04/08/2011
Cinco estrelaseu gostei muito do q estava escrito.e é muito mteresante
23/05/2011
Cinco estrelasExcelente a simulação.
24/03/2010
Cinco estrelasA aula sobre chuva ácida é de grande colabaração n apenas a título de inforamações mais detalhadas dos efeitos nocivos de tal fenômeno... mas sobretudo sobre a importância deste mesmo conhecimento no sentido de atuação por parte de todos.Achei aula muito proveitosa...pois exclarece de forma geral sobre o problema.É fundamental a ação...baseada no conhecimento.Isso é preservar o planeta.Conhecer/agir.