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Consequência da Chuva Ácida ao Meio Ambiente

 

06/05/2009

Autor e Coautor(es)
Pedro Stippe Rodrigues
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SAO PAULO - SP Universidade Paulista

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Efeitos que a chuva ácida pode causar ao ambiente e possíveis medidas para evitá-la.
Duração das atividades
2h/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceito de pH, ácido e base, composição e formação da Chuva Ácida
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1:

 

 

Professor pergunte aos alunos o que eles sabem sobre a formação da Chuva Ácida, como se dá sua origem e sua composição.

Faça um registro coletivo a partir das idéias dos alunos. Este registro poderá ser comparado depois com as descobertas que serão realizadas.

Após essa discussão entregue o texto abaixo e peça para que alguns alunos leiam em voz alta. Aproveite para esclarecer as dúvidas surgirem durante a primeira discussão.

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Efeitos da Chuva ácida ao Meio Ambiente
 
Os efeitos que a chuva ácida pode causar nas florestas:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/908/imagens/floacida.JPG

Tem sido percebido pelos cientistas ao longo dos anos, que em muitas florestas as árvores não crescem como deveriam e as folhas, em vez de estarem verdes e normais, ficam castanhas e acabam caindo.

Os investigadores acreditam que o principal fator responsável pelos danos causados às plantas e a morte de muitas florestas é a chuva ácida.

A chuva ácida não é a responsável direta pela morte das árvores. O que ocorre geralmente é que a árvore enfraquece e as suas folhas morrem, limitando assim os nutrientes de que precisa ou envenenando o solo com substâncias tóxicas. De acordo com os cientistas, a água acidificada dissolve os nutrientes que estão no solo e arrasta-os rapidamente antes que as plantas os possam utilizar para crescer. A chuva ácida pode causar ainda a liberação de algumas substâncias tóxicas como o alumínio no solo, prejudicando sua fertilidade.

Mesmo o solo sendo bastante resistente às chuvas ácidas, há que contar com as nuvens e o nevoeiro que muitas das vezes são ainda mais ácidos que a chuva. As proteções das folhas são destruídas quando são banhadas por nuvens ácidas, e suas folhas acabam ficando danificadas e com manchas castanhas. Para crescerem, as folhas transformam em alimento a luz solar através da fotossíntese. As folhas ao morrerem não podem produzir energia suficiente para que a árvore se mantenha saudável. Uma vez que as árvores estejam enfraquecidas serão mais facilmente atacadas por doenças e insetos.

Os efeitos que a chuva ácida pode causar nas águas


A maioria dos rios e lagos possuem um pH entre 6 e 8. O pH dos lagos no entanto pode atingir valores aproximados a 5 quando os solos e a água não têm a capacidade de neutralizar a chuva ácida, todos os organismos que vivem em meios aquáticos poderão morrer por conseqüência deste fenômeno. Os sapos suportam as variações de pH maiores e poderiam resistir, mas se o seu alimento também desaparecer acabarão morrendo. À medida que a acidez dos lagos aumenta os peixes vão desaparecendo. Mesmo que alguns mais resistentes consigam sobreviver, é muito difícil que a sua continuidade esteja assegurada uma vez que os seus ovos não têm hipóteses de eclodir.

Efeitos que a chuva ácida pode causar em construções


A chuva ácida pode ser responsável pela corrosão de pedra, metal ou tinta. Praticamente todos os materiais se degradam gradualmente quando expostos à chuva e ao vento. A chuva ácida acelera esse processo, destruindo estátuas, prédios ou monumentos. É importante saber que reparar os estragos causados pela chuva ácida em casas e prédios pode ser extremamente caro; além do mais, muitos monumentos encontram-se já muito degradados e a sua recuperação ou substituição muitas vezes é impossível.

O principal constituinte dos mármores, os quais são utilizados na construção de prédios e monumentos, é o calcário (Carbonato de cálcio - CaCO3) que reage com os ácidos contribuintes da acidez da chuva ácida como na reação

 CaCO3 + 2H+ Ca2+ + H2O + CO2(g)

Possíveis medidas para se evitar a chuva ácida:



• Purificação do carvão mineral, antes de seu uso;
• Emprego de caldeiras com sistemas de absorção de SO2;
• Uso de petróleo de melhor qualidade e purificação de seus derivados;
• Construção de motores de carros mais eficientes (que destruam os gases nocivos).

Segundo o Fundo Mundial para a Natureza, cerca de 35% dos ecossistemas europeus já estão seriamente alterados e cerca de 50% das florestas da Alemanha e da Holanda estão destruídas pela acidez da chuva. Na costa do Atlântico Norte, a água do mar está entre 10% e 30% mais ácida que nos últimos vinte anos. Nas mais importantes áreas industriais do Hemisfério Norte, o vento predominante vem do oeste. Isso significa que as áreas situadas no caminho do vento, que sopra dessas regiões industriais, recebem uma grande dose de poluição.

Cerca de 3 milhões de toneladas de poluentes ácidos são levados a cada ano dos Estados Unidos para o Canadá. De todo o dióxido de enxofre precipitado no leste canadense, metade dele provém das regiões industriais situadas no nordeste dos EUA. Na Europa, a poluição ácida é soprada sobre a Escandinávia, vindo dos países vizinhos, especialmente da Grã-Bretanha e do Leste-Europeu.

Nos EUA, onde as usinas termoelétricas são responsáveis por quase 65% do dióxido de enxofre lançado na atmosfera, o solo dos Montes Apalaches também está alterado: tem uma acidez dez vezes maior que a das áreas vizinhas, de menor altitude, e cem vezes maior que a das regiões onde não há esse tipo de poluição. Na América do Sul, chuvas com pH médio 4,7 têm sido registradas tanto em regiões urbanas e industrializadas como em regiões remotas.

Monumentos históricos também estão sendo corroídos: a Acrópole, em Atenas; o Coliseu, em Roma; o Taj Mahal, na Índia; as catedrais de Notre Dame, em Paris e de Colônia, na Alemanha. Em Cubatão, São Paulo, as chuvas ácidas contribuem para a destruição da Mata Atlântica e desabamentos de encostas. A usina termoelétrica de Candiota, em Bagé, no Rio Grande do Sul, provoca a formação de chuvas ácidas no Uruguai. Outro efeito das chuvas ácidas é a formação de cavernas.

A chuva ácida obviamente também afeta a saúde humana liberando metais tóxicos que estavam no solo, que podem alcançar rios e serem utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde.

Ainda, com relação ao meio ambiente, os lagos podem ser os mais prejudicados com o efeito da chuva ácida, pois podem ficar totalmente acidificados, perdendo toda a sua vida.
Os dois países com maior interesse em acabar com a chuva ácida são a Grã-Bretanha e a Alemanha. A Alemanha mudou sua política repentinamente para garantir pouca poluição; já a Grã-Bretanha, que tem menos problemas, ainda quer um pouco mais de provas antes de atuar. Um outro país, os Estados Unidos, acredita que sejam necessárias mais pesquisas e debates antes de uma ação prática.

Hoje em dia o carvão, o petróleo e o gás natural são utilizados para suprir 75% dos gastos com energia. É possível cortar estes gastos pela metade e ter um alto nível de vida. Eis algumas sugestões para economizar energia:
- Transporte coletivo: diminuindo-se o número de carros as quantidades de poluentes também diminuem;
- Utilização do metrô: por ser elétrico polui menos do que os carros;
- Utilizar fontes de energia menos poluentes: hidrelétrica, geotérmica, eólica, nuclear (embora cause preocupações em relação à possíveis acidentes e para onde levar o lixo nuclear);
- Purificação dos escapamentos dos veículos: utilizar gasolina sem chumbo e adaptar um conversor catalítico; utilizar combustíveis com baixo teor de enxofre.

*texto adaptado do trabalho de Desastres ambientais da Professora Neire Divina Mendonça da UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS.

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Após a leitura pergunte aos alunos se já viram alguns desses sintomas dos efeitos da chuva ácida.

Atividade 2:

 

 

Agora promova entre os alunos uma discussão sobre que outras soluções seriam necessárias para que não ocorressem as chuvas ácidas e que outros meios e seres podem ser afetados por ela.

Peça que cada grupo registre as idéias principais a partir das propostas sugeridas e da pesquisa em sites sobre o tema.

 

 

Atividade 3:

 

 

Oriente os alunos a desenvolverem uma atividade em um software de apresentação multimidia, ou criarem uma história em quadrinhos utilizando como tema a chuva ácida, abordando os conceitos envolvidos e também as soluções discutidas no grupo anterior.

Para criar a apresentação multimídia, pode ser usado um editor de apresentações como o Power Point ou equivalente. Se o professor optar por História em Quadrinhos, uma sugestão é utilizar o Toondoo, disponível em www.toondoo.com . Há um tutorial sobre como utilizar o programa, disponível em: http://www.slideshare.net/marygrace/tutorial-toondoo-presentation

Dica: é importante que o educador fique mais preocupado com a mediação pedagógica. O uso da ferramenta (Toondoo ou editor de apresentações) pode ser mais um desafio proposto aos alunos, ou seja, eles podem também consultar outros tutoriais disponíveis na Web, explorar o programa e ajudar os colegas que não souberem manusear.

 

 

 

 

 

 

 

Atividade Extra:

 

 

Professor, se tiver diponível computadores para seus alunos ou se desejar fazer uma demonstração para os mesmos, clique na atividade abaixo para acessá-la.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/908/imagens/chuvaacida.jpg

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Formação da chuva ácida Animação/simulação
Recursos Complementares
Clique nos links abaixo para acessar outros conteúdos disponíveis na internet:

Acidez na Chuva - http://br.geocities.com/acideznachuva134/2.html
Chuva Ácida - http://www.mundodoquimico.hpg.ig.com.br/chuva_acida.htm
Notícias sobre Chuva Ácida -http://www.iconocast.com/D3_Portu/L6/News1.htm
Software gratuito para histórias em quadrinhos -http://www.hagaque.cjb.net/

Avaliação
O professor deve avaliar os alunos através da observação e do aproveitamento dos mesmos nas atividades, observando se houve compreensão dos conceitos e se os alunos conseguem propor soluções para prevenir a ocorrência da chuva ácida.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 7/9 - 77.78%
  • Quatro estrelas 2/9 - 22.22%
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Opiniões

  • alisson, E.E.E.F Rafael pinto bandeira , Rio Grande do Sul - disse:
    alisson.123.lud4@gmail.com

    26/08/2013

    Cinco estrelas

    ba mas que legau


  • isac, Major Lelio , Pernambuco - disse:
    isacariocafla@gmail.com

    22/05/2013

    Quatro estrelas

    bom para o meu trabalho


  • paula, af , São Paulo - disse:
    aninha.haloira@hotmail.com

    11/04/2013

    Quatro estrelas

    eu gostei muito desse site


  • abelson do nascimento, e.e.esther virgulino da silva , Amapá - disse:
    abelson.paz@hotmail.com

    07/01/2013

    Cinco estrelas

    excelente .


  • oi, hã? , Paraná - disse:
    oi@hotmail.com

    20/11/2012

    Cinco estrelas

    mt bom isso para o meu dever de casa


  • inez, Colômbia - disse:
    inezlessa@oi.com.br

    31/05/2012

    Cinco estrelas

    adorei


  • lidiane, lidiane , Rio Grande do Norte - disse:
    lidianeregis.gatinha@hptmail.com

    04/08/2011

    Cinco estrelas

    eu gostei muito do q estava escrito.e é muito mteresante


  • Rosaura Fanfa Barroso, Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves , Rio Grande do Sul - disse:
    rosaurafbarroso@gmail.com.br

    23/05/2011

    Cinco estrelas

    Excelente a simulação.


  • Lúcia Lopes Pinheiro, JANDIRA LACERDA ZANONI PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    lupy.lucinda@bol.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula sobre chuva ácida é de grande colabaração n apenas a título de inforamações mais detalhadas dos efeitos nocivos de tal fenômeno... mas sobretudo sobre a importância deste mesmo conhecimento no sentido de atuação por parte de todos.Achei aula muito proveitosa...pois exclarece de forma geral sobre o problema.É fundamental a ação...baseada no conhecimento.Isso é preservar o planeta.Conhecer/agir.


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