Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CARANGUEJO NÃO É PEIXE...

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão:

  • Refletir e expressar seus conhecimentos sobre algumas espécies de caranguejos.
Duração das atividades
Sugerimos a duração entre 20 e 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para dar início ao estudo o professor poderá levantar no grupo quem conhece caranguejo, em caso positivo, pode ainda perguntar como ele é, para que serve etc. Estas impressões iniciais podem ser registradas em painel de cartolina ou outro similar. 

Estratégias e recursos da aula

1º  MOMENTO - Observação e descrição de imagens de caranguejo

O professor poderá levar para a roda imagens de diferentes espécies de caranguejos previamente selecionadas e organizadas em pedaços de cartolina com o nome escrito abaixo de cada imagem.

Sendo possível, o professor poderá exibir outras imagens de caranguejo através de recursos de multimídia o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caranguejo que contém imagens de diferentes espécies de caranguejos.

As crianças manipularão as imagens enquanto são instigadas pelo professor a falarem o que pensam sobre o que observam. As falas das crianças devem ser registradas pelo professor para confrontá-las com os saberes ampliados e/ou (re)significados no decorrer do estudo.

As imagens poderão ser expostas em um painel para que as crianças observem e descrevam semelhanças e diferenças entre as espécies (características físicas externas)de caranguejos.

2º MOMENTO - Desenho e escrita das primeiras impressões sobre os caranguejos

As crianças deverão registrar suas primeiras impressões sobre o caranguejo através da escrita e do desenho. Após registro o professor convida-as a lerem o que escreveram, mesmo que ainda não saibam ler e escrever convencionalmente.

Recursos Complementares

Fotografias ou gravuras coloridas de caranguejos diversos, computador/internet.

Avaliação

Com esta aula as crianças deverão;

  • Reconhecer, por intermédio da leitura de imagens, diferentes espécies de caranguejos;
  • Descrever através da linguagem oral as características gerais nas imagens observadas;
  • Registrar através do desenho e da escrita as características  dos caranguejos. 
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.