20/11/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Os alunos poderão:
Para dar início ao estudo o professor poderá levantar no grupo quem conhece caranguejo, em caso positivo, pode ainda perguntar como ele é, para que serve etc. Estas impressões iniciais podem ser registradas em painel de cartolina ou outro similar.
1º MOMENTO - Observação e descrição de imagens de caranguejo
O professor poderá levar para a roda imagens de diferentes espécies de caranguejos previamente selecionadas e organizadas em pedaços de cartolina com o nome escrito abaixo de cada imagem.
Sendo possível, o professor poderá exibir outras imagens de caranguejo através de recursos de multimídia o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caranguejo que contém imagens de diferentes espécies de caranguejos.
As crianças manipularão as imagens enquanto são instigadas pelo professor a falarem o que pensam sobre o que observam. As falas das crianças devem ser registradas pelo professor para confrontá-las com os saberes ampliados e/ou (re)significados no decorrer do estudo.
As imagens poderão ser expostas em um painel para que as crianças observem e descrevam semelhanças e diferenças entre as espécies (características físicas externas)de caranguejos.
2º MOMENTO - Desenho e escrita das primeiras impressões sobre os caranguejos
As crianças deverão registrar suas primeiras impressões sobre o caranguejo através da escrita e do desenho. Após registro o professor convida-as a lerem o que escreveram, mesmo que ainda não saibam ler e escrever convencionalmente.
Fotografias ou gravuras coloridas de caranguejos diversos, computador/internet.
Com esta aula as crianças deverão;
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!