Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lendo poemas na escola: a arte de interpretar

 

17/11/2009

Autor e Coautor(es)
Fabiane de OLiveira Braga Felício
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Espera-se com as aulas que aqui serão propostas:


1) Propiciar aos alunos uma aproximação com a linguagem poética fortalecendo o hábito de leitura e despertando-os para o universo mágico dos poemas;

2) Ampliar o repertório linguístico através da leitura e da análise dos poemas;

3) Estimular a oralidade e a criatividade na leitura e composição de textos poéticos.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que os alunos já tenham familiaridade com parlendas, cantigas de roda, quadrinhas e outros tipos de poemas. Será importante que os alunos já saibam as características que compõem o gênero poema: rimas, estrofes, versos e saibam os elementos que constituem um convite.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula

1ª atividade

Informe aos alunos que nesta aula eles trabalharão com poemas e aprenderão como deve ser feita a leitura de textos poéticos.

Forme grupos com os alunos para que possam conversar sobre poemas e autores que conhecem e de que se lembrem. Um relator escolhido por cada grupo deverá, ao fim do tempo definido para a discussão, escrever no quadro as poesias e nome de autores lembrados pelos alunos durante a conversa.

2ª atividade

Reproduza cópias do poema abaixo e distribua para todos os alunos.


O Menino Azul

                                              Cecília Meireles
O menino quer um burrinho
para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.

O menino quer um burrinho
que saiba dizer
o nome dos rios,
das montanhas, das flores,
— de tudo o que aparecer.

O menino quer um burrinho
que saiba inventar histórias bonitas
com pessoas e bichos
e com barquinhos no mar.

E os dois sairão pelo mundo
que é como um jardim
apenas mais largo
e talvez mais comprido
e que não tenha fim.

(Quem souber de um burrinho desses,
pode escrever
para a Ruas das Casas,
Número das Portas,
ao Menino Azul que não sabe ler.)

Atividades

1) Peça uma leitura silenciosa e oriente-os a fazer marcações no texto, identificando as palavras que desconhecem o significado, trechos que não entenderam e outros qeu achou interessantes ou estranhos. Eles devem ler o texto, pelo menos duas vezes, silenciosamente. As marcações feitas durante a pimeira leitura se mantêm?

2) Convide-os a falar das marcações feitas no texto. Isso é importante para você conhecer como se dá o processo de leitura para cada um deles. Esclareça as dúvidas, mas sempre pergunte se algum aluno poderia ajudar no esclarecimento das dúvidas apresentadas.

3) Agora, faça a leitura compartilhada. Enfatize a importância da entonação ao ler um poema. Valorizar determinadas palavras, descobrir as pausas adequadas.

4) Converse com os alunos sobre o poema e faça com eles uma reflexão sobre a mensagem contida nos versos.

5) Pergunte se eles gostaram do poema e qual a sensação que ele transmite ao lê-lo.

6) Quais lembranças foram ativadas durante a leitura? Espera-se que o poema ative as lembranças de sua infância e consiga fazer inferências a partir delas.


Dica: Ressalte aqui a subjetividade presente na poesia, a linguagem utilizada as características presentes (rimas, estrofes, algumas construções que utilizam figuras de linguagem/de pensamento..., o uso da linguagem figurada e da linguagem denotativa) nesse gênero textual: poema. A seleção dos conteúdos a serem abordados dependerá do nível de aprofundamento que você quer dar a sua aula e do nível de cnhecimento dos seus alunos.

Preparação para a 2ª aula


Faça uma sondagem para descobrir os temas de maior interesse dos alunos e anote para você. Proc ure poemas que retratem os temas mais sugeridos pelos alunos, imprima alguns deles, recorte-os e enrole em canudos.

Prepare um saquinho colorido, bem bonitinho, para colocar os poemas.

2ª aula


Mostre os alunos o saquinho com os poemas. Não relate o que tem dentro dele. Ative a curiosidade dos alunos fazendo perguntas, por exemplo: o que vocês imaginam que existe aqui dentro?

Peça cada aluno para fechar os olhos e pegar o canudinho, mas tudo isso silenciosamente. Se possível, deixe uma música de fundo enquanto faz a distribuiçã. Peça que cada um, cuidadosamente, abra e veja o que tem escrito.

Depois, solicite que colem o poema sorteado em uma folha e respondam as perguntas seguintes :

1) Você conhece o (a) autor (a) do poema?

2) Qual a linguagem utilizada por ele (a)?

3) O poema apresenta rimas, versos, estrofes, comparações?

4) Como o poema está organizado no papel?

5) Quais elementos fazem uma notícia de jornal, uma receita, ou um conto de fadas serem diferentes de um poema?

Feito isso, monte grupos de 4 ou 5 alunos e peça que troquem os papéis com as atividades feitas. E les deverão ler e di scutir acerca das colo cações feitas por ca da um do grupo, suge rir mudanças, fazer questionamentos. Peça para conversarem tam bém sobre os autores e os temas dos poemas e o sentido proporcion ado pela leitura.

Preparação para a 3ª aula

Peça aos alunos que levem para a próxima aula jornais, revistas, cola, tesoura, pincéis e cartolinas.

3ª aula


Leve os alunos à biblioteca e proponha a leitura de poemas. Peça que selecionem o que eles mais gostaram. Proponha a representação dos poemas através de desenhos, colagens, dramatização e exponha em forma de mural em sala de aula.


Dica: Os alunos poderão apresentar o poema aos colegas através dos desenhos para que eles tentem interpretar a temática do poema escolhido por cada um.

Preparação para a 4ª aula
Sugira a apresentação de um Sarau na escola para todos os alunos do turno ou para um determinado número de alunos ou ainda, para turmas do mesmo ano escolar. O que acharem mais viável, uma vez que a concentração do público e o silêncio são fundamentais para o sucesso do evento.
Sugira que façam a leitura em casa de poemas e escolham um para ser declamado. O poema exercita a reflexão e a memorização.

Explique aos alunos o que é um Sarau:


O que é Sarau?
Sarau é o nome dado a um encontro de artistas, em casas ou lugares públicos, onde esses artistas mostram suas obras, como artes plásticas, artes visuais, musicais, mas, principalmente contos e poesias.

Mais informações sobre o conceito de Sarau:


http://saraubenedito.wordpress.com/o-que-e-sarau/  (Acesso feito dia 19/10/2009)

Links sobre projetos de poesias que culminaram em saraus:

http://images.google.com/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_pkN50WUaoE4/SSFqolKgaQI/AAAAAAAAAA0/f-sIUO64n8I/s320/S6300441.JPG&imgrefurl=http://eeprofbeneditomacielarantes.blogspot.com/2008_11_01_archive.html&usg=__ZgeTyEo4812eD1t68IMzxtXQLeM=&h=240&w=320&sz=18&hl=pt-BR&start=35&um=1&tbnid=DDr9Ca5I5z25RM:&tbnh=89&tbnw=118&prev=/images%3 Fq%3Dimagem%2Bde%2Bapresenta%25C3%25A7ao%2Bde%2Bsaraus%26ndsp%3D21%26hl%3Dpt-BR%26rls%3Dcom.microsoft:en-US%26rlz%3D1I7MOOI_pt-BR%26sa%3DN%26start%3D21%26um%3D1   (Acesso feito dia 19/10/2009)

http://images.google.com/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_MRtfUBUmXp0/Sm-zaiCCKZI/AAAAAAAAAUc/OuQvIJEqqlI/s320/DSC06331.JPG&imgrefurl=http://lerparacresceramazonia.blogspot.com/2009/07/sarau-de-poesias-olavo-bilac.html&usg=__aJQuGz9y78tlZqxDn9rmx8v2Vkw=&h=240&w=320&sz=16&hl=pt-BR&start=22&um=1&am p;tbnid=UEwyr9Vp8i9Ep M:&tbnh=89&tb nw=118&prev=/images %3Fq%3Dcrian%25C3%25A 7a%2Blendo%2Bpoesias%2Bem%2Bsaraus%26ndsp%3D21%26hl%3Dpt-BR%26lr%3D%26rls%3Dcom.microsoft:en-US%26rlz%3D1I7MOOI_pt-BR%26sa%3DN%26start%3D21%26um%3D1

(Acesso feito dia 19/10/2009)

4ª aula


Prepare um local na escola que possa ser decorado para estimular a apresentação dos alunos. Escolha um bom fundo musical para ilustrar a apresentação.
Se quiser, faça convites com os alunos, convide os pais para a apresentação. Na aula "Linguagem e vida: gentileza na escola" do Portal do Professor,     

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula (Acesso feito dia 19/10/2009) aborda o gênero convite, caso haja necessidade de aprofundar esse tema.

Tudo dependerá da empolgação dos alunos e da seriedade com que se envolveram no projeto para que ocorra um bom trabalho digno de receber a comunidade escolar.

Recursos Complementares

Professor, você poderá organizar além do Sarau, um jogral com os alunos;a produção escrita de poemas, a publicação em murais, blogs, livros , com “Dia de autógrafo” ou “Lançamento”.

*Trabalhar o Dia da poesia.

*Levar os alunos à tarde de autógrafos em lançamentos de livros de poesias;

*Propor uma pesquisa na internet em Saraus virtuais: http://blogs.abril.com.br/sarauvirtual  (Acesso feito dia 19/10/2009)

* Leitura do livro: KIRINUS, Gloria. Criança e poesia na pedagogia Freinet. São Paulo, SP: Paulinas, 1998.

* Livro de poesias para crianças:  http://www.katabum.com.br/antologia-poesia-brasileira-para-criancas.html  (Acesso feito dia 19/10/2009)

Avaliação

Professor procure observar se os alunos conseguem fazer inferências nos poemas a partir de suas vivências familiares.
Retome as características do gênero poema.
A interpretação de poemas é individual, porém coerente, porque, apesar de possibilitar uma multipliciade de leituras, ela possui restrições inerentes ao próprio tema e a à articulação com  contexto de sua produção. Sua leitura possibilita o exercício de uma leitura mais subjetiva e o diálogo com a realidade imediata do leitor, mas respeitadas essas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Helenice Vitorino, UNICAMP , São Paulo - disse:
    vitorino@unicamp.br

    28/09/2012

    Cinco estrelas

    GOSTEI MUITO VOU USÁ-LA COM COMPLEMENTO NA MINHA OFICINA DE POESIA OBRIGADA hELENICE


  • Ivana Jakubiu Mitzco, Col. Est. Coronel Amazonas Ensino Fundamental e Medio , Paraná - disse:
    ivana.jakubiu@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito Interessante.. adorei... até copiei.... Um abraço


  • josiane aparecida silveira, ESC MUN ENS FUN VICENTE FARENCENA , Rio Grande do Sul - disse:
    cidagarfield@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    É sempre muito gostoso trabalhar com poesias. Gostei muito de suas ideias. Parabéns!!


  • Eliene Coelho Silva, Escola Estadual , Mato Grosso - disse:
    coelho_elipan@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Tendo em vista que interpretar o gênero poema não é muito familiar em nossa cultura, adorei a sugestão de aulas. VOu analisá-las e adaptá-las as minhas turmas por ser muito dinâmicas a maneira como foram propostas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.