17/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Espera-se com as aulas que aqui serão propostas:
1) Propiciar aos alunos uma aproximação com a linguagem poética fortalecendo o hábito de leitura e despertando-os para o universo mágico dos poemas;
2) Ampliar o repertório linguístico através da leitura e da análise dos poemas;
3) Estimular a oralidade e a criatividade na leitura e composição de textos poéticos.
É interessante que os alunos já tenham familiaridade com parlendas, cantigas de roda, quadrinhas e outros tipos de poemas. Será importante que os alunos já saibam as características que compõem o gênero poema: rimas, estrofes, versos e saibam os elementos que constituem um convite.
1ª atividade
Informe aos alunos que nesta aula eles trabalharão com poemas e aprenderão como deve ser feita a leitura de textos poéticos.
Forme grupos com os alunos para que possam conversar sobre poemas e autores que conhecem e de que se lembrem. Um relator escolhido por cada grupo deverá, ao fim do tempo definido para a discussão, escrever no quadro as poesias e nome de autores lembrados pelos alunos durante a conversa.
2ª atividade
Reproduza cópias do poema abaixo e distribua para todos os alunos.
O Menino Azul
Cecília Meireles
O menino quer um burrinho
para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.
O menino quer um burrinho
que saiba dizer
o nome dos rios,
das montanhas, das flores,
— de tudo o que aparecer.
O menino quer um burrinho
que saiba inventar histórias bonitas
com pessoas e bichos
e com barquinhos no mar.
E os dois sairão pelo mundo
que é como um jardim
apenas mais largo
e talvez mais comprido
e que não tenha fim.
(Quem souber de um burrinho desses,
pode escrever
para a Ruas das Casas,
Número das Portas,
ao Menino Azul que não sabe ler.)
Atividades
1) Peça uma leitura silenciosa e oriente-os a fazer marcações no texto, identificando as palavras que desconhecem o significado, trechos que não entenderam e outros qeu achou interessantes ou estranhos. Eles devem ler o texto, pelo menos duas vezes, silenciosamente. As marcações feitas durante a pimeira leitura se mantêm?
2) Convide-os a falar das marcações feitas no texto. Isso é importante para você conhecer como se dá o processo de leitura para cada um deles. Esclareça as dúvidas, mas sempre pergunte se algum aluno poderia ajudar no esclarecimento das dúvidas apresentadas.
3) Agora, faça a leitura compartilhada. Enfatize a importância da entonação ao ler um poema. Valorizar determinadas palavras, descobrir as pausas adequadas.
4) Converse com os alunos sobre o poema e faça com eles uma reflexão sobre a mensagem contida nos versos.
5) Pergunte se eles gostaram do poema e qual a sensação que ele transmite ao lê-lo.
6) Quais lembranças foram ativadas durante a leitura? Espera-se que o poema ative as lembranças de sua infância e consiga fazer inferências a partir delas.
Dica: Ressalte aqui a subjetividade presente na poesia, a linguagem utilizada as características presentes (rimas, estrofes, algumas construções que utilizam figuras de linguagem/de pensamento..., o uso da linguagem figurada e da linguagem denotativa) nesse gênero textual: poema. A seleção dos conteúdos a serem abordados dependerá do nível de aprofundamento que você quer dar a sua aula e do nível de cnhecimento dos seus alunos.
Preparação para a 2ª aula
Faça uma sondagem para descobrir os temas de maior interesse dos alunos e anote para você. Proc ure poemas que retratem os temas mais sugeridos pelos alunos, imprima alguns deles, recorte-os e enrole em canudos.
Prepare um saquinho colorido, bem bonitinho, para colocar os poemas.
Mostre os alunos o saquinho com os poemas. Não relate o que tem dentro dele. Ative a curiosidade dos alunos fazendo perguntas, por exemplo: o que vocês imaginam que existe aqui dentro?
Peça cada aluno para fechar os olhos e pegar o canudinho, mas tudo isso silenciosamente. Se possível, deixe uma música de fundo enquanto faz a distribuiçã. Peça que cada um, cuidadosamente, abra e veja o que tem escrito.
Depois, solicite que colem o poema sorteado em uma folha e respondam as perguntas seguintes :
1) Você conhece o (a) autor (a) do poema?
2) Qual a linguagem utilizada por ele (a)?
3) O poema apresenta rimas, versos, estrofes, comparações?
4) Como o poema está organizado no papel?
5) Quais elementos fazem uma notícia de jornal, uma receita, ou um conto de fadas serem diferentes de um poema?
Feito isso, monte grupos de 4 ou 5 alunos e peça que troquem os papéis com as atividades feitas. E les deverão ler e di scutir acerca das colo cações feitas por ca da um do grupo, suge rir mudanças, fazer questionamentos. Peça para conversarem tam bém sobre os autores e os temas dos poemas e o sentido proporcion ado pela leitura.
Preparação para a 3ª aula
Peça aos alunos que levem para a próxima aula jornais, revistas, cola, tesoura, pincéis e cartolinas.
Leve os alunos à biblioteca e proponha a leitura de poemas. Peça que selecionem o que eles mais gostaram. Proponha a representação dos poemas através de desenhos, colagens, dramatização e exponha em forma de mural em sala de aula.
Dica: Os alunos poderão apresentar o poema aos colegas através dos desenhos para que eles tentem interpretar a temática do poema escolhido por cada um.
Preparação para a 4ª aula
Sugira a apresentação de um Sarau na escola para todos os alunos do turno ou para um determinado número de alunos ou ainda, para turmas do mesmo ano escolar. O que acharem mais viável, uma vez que a concentração do público e o silêncio são fundamentais para o sucesso do evento.
Sugira que façam a leitura em casa de poemas e escolham um para ser declamado. O poema exercita a reflexão e a memorização.
Explique aos alunos o que é um Sarau:
Mais informações sobre o conceito de Sarau:
http://saraubenedito.wordpress.com/o-que-e-sarau/ (Acesso feito dia 19/10/2009)
Links sobre projetos de poesias que culminaram em saraus:
(Acesso feito dia 19/10/2009)
Prepare um local na escola que possa ser decorado para estimular a apresentação dos alunos. Escolha um bom fundo musical para ilustrar a apresentação.
Se quiser, faça convites com os alunos, convide os pais para a apresentação. Na aula "Linguagem e vida: gentileza na escola" do Portal do Professor,
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula (Acesso feito dia 19/10/2009) aborda o gênero convite, caso haja necessidade de aprofundar esse tema.
Tudo dependerá da empolgação dos alunos e da seriedade com que se envolveram no projeto para que ocorra um bom trabalho digno de receber a comunidade escolar.
Professor, você poderá organizar além do Sarau, um jogral com os alunos;a produção escrita de poemas, a publicação em murais, blogs, livros , com “Dia de autógrafo” ou “Lançamento”.
*Trabalhar o Dia da poesia.
*Levar os alunos à tarde de autógrafos em lançamentos de livros de poesias;
*Propor uma pesquisa na internet em Saraus virtuais: http://blogs.abril.com.br/sarauvirtual (Acesso feito dia 19/10/2009)
* Leitura do livro: KIRINUS, Gloria. Criança e poesia na pedagogia Freinet. São Paulo, SP: Paulinas, 1998.
* Livro de poesias para crianças: http://www.katabum.com.br/antologia-poesia-brasileira-para-criancas.html (Acesso feito dia 19/10/2009)
Professor procure observar se os alunos conseguem fazer inferências nos poemas a partir de suas vivências familiares.
Retome as características do gênero poema.
A interpretação de poemas é individual, porém coerente, porque, apesar de possibilitar uma multipliciade de leituras, ela possui restrições inerentes ao próprio tema e a à articulação com contexto de sua produção. Sua leitura possibilita o exercício de uma leitura mais subjetiva e o diálogo com a realidade imediata do leitor, mas respeitadas essas.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/09/2012
Cinco estrelasGOSTEI MUITO VOU USÁ-LA COM COMPLEMENTO NA MINHA OFICINA DE POESIA OBRIGADA hELENICE
24/03/2010
Cinco estrelasMuito Interessante.. adorei... até copiei.... Um abraço
24/03/2010
Quatro estrelasÉ sempre muito gostoso trabalhar com poesias. Gostei muito de suas ideias. Parabéns!!
24/03/2010
Cinco estrelasTendo em vista que interpretar o gênero poema não é muito familiar em nossa cultura, adorei a sugestão de aulas. VOu analisá-las e adaptá-las as minhas turmas por ser muito dinâmicas a maneira como foram propostas.