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CARANGUEJO NÃO É PEIXE... uma aventura no manguezal

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria de Brito

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão:

  • Refletir e expressar seus conhecimentos sobre algumas espécies de caranguejos;
  • Conhecer o habitat dos caranguejos.
Duração das atividades
Sugerimos a duração entre 20 e 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Dias antes da realização do passeio o professor poderá conhecer o manguezal, convidar um apanhador de caranguejo para acompanhá-los na aula. Poderá, ainda  no dia anterior ao  passeio conversar com as crianças acerca do lugar que visitarão. Questionamentos acerca do caranguejo, do tipo: será que encontraremos caranguejos iguais? Como será o mangue? Como o homem se relaciona com o caranguejo neste espaço? devem ser levantados para motivar as crianças para a realização da atividade.

Estratégias e recursos da aula

 1º MOMENTO-AULA PASSEIO AO MANGUE

Durante a aula no habitat natural do caranguejo, com a ajuda de uma pessoa  experiente , é importante oportunizar a aproximação das crianças com a a vegetação e os próprios caranguejos. A presença do apanhador de carangueja poderá suscitar, também, uma rica e oportuna discussão sobre a poluição que prejudica os manguezais, bem como a importância e os benefícios deste  ambiente para a fauna e flora da região.

 

2º MOMENTO- PRODUÇÃO TEXTUAL : registro das experiências significativas da aula passeio

Em outro momento, após a aula passeio, o professor poderá sugerir ao grupo a produção de um texto coletivo, para que sejam registrados todas as descobertas feitas e os momentos marcantes. É fundamental para o processo alfabetização/letramento que as experiências significativas sejam registradas junto às crianças. O professor - escritor mais experiente- assume o papel de organizador e escriba nesse momento. São essas situações reais onde a escrita se faz necessária, com a finalidade de organização e registro do conhecimento para consultas posteriores, que possibilitarão às crianças, compreenderem a função social da escrita, e ainda, colocarem em jogo tudo o que já sabem sobre a língua ampliando esses saberes.

Avaliação

Com esta aula o professor poderá avaliar se as crianças:

  • Se envolveram durante a aula passsseio ao mangue;
  • Perceberam a importância do mangue para o meio ambiente e, sobretudo, para a sobrevivência dos caranguejos;
  • Refletiram acerca do cuidado e respeito que o homem deve ter com o período da desova.
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