Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONTEXTUALIZANDO O MANGUEZAL NO OLHAR DAS ARTES PLÁSTICAS

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

ROs alunos poderão:

  • Apreciar obras de arte que retratam o manguezal;
  • Refletir e expressar seus conhecimentos através do fazer artístico;
  • Elaborar um roteiro e entrevistar um artista que retrata o manguezal em suas obras.
Duração das atividades
Sugerimos a duração entre 20 e 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a participação dessa aula é interessante que as crianças já tenham vivenciado as aulas já publicadas neste portal: "Caranguejo não é peixe..." e "Caranguejo não é peixe: uma aventura no manguezal", já publicadas neste portal.

Estratégias e recursos da aula

Através de um planejamento bem articulado é possível entrar em contato com um artista, levando-o até a escola ou, então, levar as crianças ao seu ateliê. Geralmente os artistas locais vêem nesta oportunidade a possibilidade de divulgação de sua arte. Para este encontro as crianças devem pensar o que gostariam de saber sobre a vida e as obras do artista convidado.

1º MOMENTO - CONHECENDO A ARTISTA E SUAS OBRAS

Primeiramente o professor deverá buscar um conhecimento prévio sobre o artista local. Ter uma conversa preliminar a respeito dos objetivos que traçou para a visita, assim como, da disponibilidade do mesmo em relação ao trabalho a ser realizado com as crianças e sua expectativa.
A próxima etapa é proporcionar as crianças o contato com o artista, trazendo-o à escola para ser entrevistado pelas mesmas. A entrevista deverá ser planejada previamente com as crianças, registrando perguntas e/ou questões que despertaram a curiosidade delas. Esse registro serve como roteiro no momento da entrevista, porém não deve ser utilizado de modo rígido, para que a interação entre o artista e as crianças flua de modo significativo.

undefined 

2º MOMENTO - CONHECENDO A TÉCNICA UTILIZADA PELO ARTISTA EM UMA DE SUAS OBRAS

O professor convida o artista a demonstrar para as crianças a sua técnica. Enquanto realiza a sua obra as crianças observam e são instigadas a dialogar com o artista a cerca de sua arte.

undefined

undefined

3º MOMENTO - O FAZER ARTISTICO DAS CRIANÇAS

Durante ou após a visita do artista o professor poderá propor ao grupo uma releitura de uma de suas obras, experimentando materiais e  técnica utilizada pelo mesmo.

4º MOMENTO - ANALIZANDO O PRÓPRIO FAZER ARTÍSTICO

O professor organiza uma roda e pede que cada criança fale sobre a sua obra e ouça o ponto de vista de outros componentes do grupo que queiram manifestar-se. O professor nesse momento atua como mediador/organizador do diálogo de modo que seja construtivo/significativo para todos.

No final, propõe ao grupo que juntos organizem uma exposição dos trabalhos realizados pelo artista e pelas crianças, socializando a experiência com a comunidade escolar.

Recursos Complementares

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: educação básica, 2003.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: conflitos/acertos. São Paulo: Max Limonad, 1985.

_____. História da arte-educação: a experiência de Brasília. I simpósio internacional de história da arte-educação - ECA/USP. São Paulo: Max Limonad, 1986.

 _____. Recorte e colagem: influências de John Dewey no ensino da arte no Brasil. São Paulo: Autores Associados/Cortez, 1982.

Avaliação

Ao final dessa aula as crianças poderão:

  • Conhecer a vida e obra do artista local entrevistado;
  • Expressar através das artes visuais o ecossistema manguezal, utilizando a técnica apresentada pelo artista;
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.