Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CRIANÇA: o brincar e o trabalhar

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
o Compreender que as crianças têm diretos e deveres que devem ser assegurados para todas as crianças.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os direitos das crianças.

Estratégias e recursos da aula
           

Atividade 1: Serafina e a Criança que trabalha


1º Momento: O (A) professor (a) deve contar a história “Serafina e a criança que trabalha”, refletindo com as crianças sobre as imagens e o enredo da história, que fala sobre o trabalho infantil. Este livro foi escrito para informar as próprias crianças sobre o grave problema do trabalho infantil. A dura realidade das crianças que trabalham é mostrada com muito respeito pela personagem Serafina. As fotos abaixo ilustram o momento.


Referência do Livro: Jo Azevedo, Iolanda Huzak, Cristina Porto. Serafina e a criança que trabalha. Editora Àtica, 12a edição, 2000.


Figura 1 – Recurso Didático: Imagem da capa do livro


2º Momento: O (a) professor (a) após a leitura do livro “Serafina e a criança que trabalha”, deve questionar as crianças:
• Por que as crianças tinham que trabalhar?
• Por que umas crianças trabalham e outras não?

Atividade 2: Criança não trabalha, criança dá trabalho


1º Momento: O professor exibe para as crianças um vídeo da música “Criança não Trabalha de autoria de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit. Depois da exibição
do vídeo o professor deverá distribuir a letra da música, cantar com as crianças e pedir para elas interpretarem a música, refletindo sobre seus direitos e deveres. Em seguida, o professor deverá levantar questionamentos sobre a letra da música, com relação aos seus direitos. Registrando no painel suas falas.
A música pode ser encontrada nos sites:

http://letras.terra.com.br/arnaldo-antunes/91457/

http://vagalume.uol.com.br/palavra-cantada/crianca-nao-trabalha.html


2º Momento: O professor deverá solicitar que as crianças ilustrem a letra da música “Criança não Trabalha” de autoria de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit.

Recurso Didático: Letra da Música

Criança Não Trabalha
Arnaldo Antunes
Composição: Arnaldo Antunes / Paulo Tatit
Lápis, caderno, chiclete, peão
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria,
Tambor, gritaria, jardim, confusão
Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar,
Pula sela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia,
Pirata, baleia, manteiga no pão
Giz, merthiolate, band aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca,
Botão. pega-pega, papel papelão
Criança não trabalha
Criança dá trabalho
Criança não trabalha
1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez

Recurso Didático: Ilustração da música - Crianças Brincando e Trabalhando

Avaliação

Avaliar se as crianças:
• Compreenderam os direitos das crianças, através da linguagem oral, escrita, da música, da história e do desenho;
• Participaram da atividade com envolvimento.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Hérica Debiazzi, Espaço Aberto - Centro de Prática Psicomotora Educativa , São Paulo - disse:
    hdebiazzi@hotmail.com

    07/01/2012

    Cinco estrelas

    Uma aula bem trabalhada, uma atividade sensível e forte, importante... lindo, amei! "Minha sugestão", estou lendo o livro Teoria e Pratica em Psicomotricidade de Geraldo Peçanha de Almeida, ele sabiamente inseriu este tema para a prática psicomotora. Parabens a todos voces!


  • janete brito , Emei Jg de araujo jorge , São Paulo - disse:
    netebri@gmail.com.br

    25/06/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito,estou fazendo um curso pela prefeitura de SP,Rede em rede contra a violência e estou pesquisando o tema para trabalhar com meus alunos da mesma faixa etária.


  • NAGELLE LOPES SALES, Secretaria Municipal de Educação de TOCANTINOPOLIS , Tocantins - disse:
    nagellels@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Uiliete Márcia sua aula está ótima parabéns com certeza irá contribuir com o meu trabalho, poís está fase do ensino básico é encantadora!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.