19/10/2009
KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
O que é ser criança, o que a criança faz, percebendo as diferenças histórico-culturais, sociais, econômicas e religiosas.
O que é ser criança.
Atividade 1 – Assistindo ao filme “A invenção da Infância
1º Momento: O professor deverá trazer o filme “A invenção da Infância” que traz uma reflexão sobre o que é ser criança no mundo contemporâneo. (Duração aproximada 20 minutos). E apresentar a sinopse do filme antes de assistirem. Depois de assistirem, o professor deverá conversar com as crianças sobre a realidade do filme: O que vimos no filme? O que as crianças estavam fazendo? Por que as crianças tinham que trabalhar? O professor deverá instigar as crianças a falarem a respeito do filme, mediando suas falas, e registrando o que forem dizendo.
Sugestão: O professor deverá assistir ao filme antes de exibi-lo às crianças, assim poderá anotar as questões pertinentes.
Figura 1 – Recurso Didático: Imagens da capa do filme.
A sinopse e a ficha completa do filme pode ser encontrada nos sites abaixo:
http://www.curtagora.com/filme.asp?Codigo=2595&Ficha=Completa
http://discursocitado.blogspot.com/2008/08/inveno-da-infncia.html
OBS: O filme pode ser assistido nos sites abaixo:
http://educa-tube.blogspot.com/2009/05/invencao-da-infancia.html
http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=672
Atividade 2 - Relembrando o filme
1º Momento: Numa conversa na roda o professor deve retomar com as crianças o filme que assistiram para relembrar o que viram e construir um texto coletivo. Nesse momento o professor deve:
• Incentivar e coordenar as falas das crianças;
• Escrever o que as crianças falaram.
As fotos abaixo ilustram o momento da conversa na roda sobre o filme.
2º Momento: Depois de construir o texto, o professor deve ler para as crianças e pedir que registrem através de desenho a parte que mais chama a atenção do filme. Após o registro o docente deve fixar os desenhos no mural junto ao texto.
Recurso Didático: Imagem do desenho de uma criança - Crianças Brincando
Avaliar se as crianças:
• Compreenderam sobre o que é ser criança, seus direitos e deveres;
• Compreenderam o filme, expressando-se através da linguagem oral e escrita sobre: criança e infância;
• Participaram da atividade com envolvimento.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!