Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


SER CRIANÇA: Toda criança tem infância?

 

19/10/2009

Autor y Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
O que é ser criança, o que a criança faz, percebendo as diferenças histórico-culturais, sociais, econômicas e religiosas.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O que é ser criança.

Estratégias e recursos da aula
           

Atividade 1 – Assistindo ao filme “A invenção da Infância


1º Momento: O professor deverá trazer o filme “A invenção da Infância”   que traz uma reflexão sobre o que é ser criança no mundo contemporâneo. (Duração aproximada 20 minutos). E apresentar a sinopse do filme antes de assistirem. Depois de assistirem, o professor deverá conversar com as crianças sobre a realidade do filme: O que vimos no filme? O que as crianças estavam fazendo? Por que as crianças tinham que trabalhar? O professor deverá instigar as crianças a falarem a respeito do filme, mediando suas falas, e registrando o que forem dizendo.


Sugestão: O professor deverá assistir ao filme antes de exibi-lo às crianças, assim poderá anotar as questões pertinentes.


Figura 1 – Recurso Didático: Imagens da capa do filme.

A sinopse e a ficha completa do filme pode ser encontrada nos sites abaixo:

http://www.curtagora.com/filme.asp?Codigo=2595&Ficha=Completa

http://www.klickeducacao.com.br/2006/arq_img_upload/portacurtas/124/invencaodainfanciaconceicaooliveira.pdf

http://discursocitado.blogspot.com/2008/08/inveno-da-infncia.html

 OBS: O filme pode ser assistido nos sites abaixo:

http://educa-tube.blogspot.com/2009/05/invencao-da-infancia.html

http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=672


Atividade 2 - Relembrando o filme
1º Momento: Numa conversa na roda o professor deve retomar com as crianças o filme que assistiram para relembrar o que viram e construir um texto coletivo. Nesse momento o professor deve:
• Incentivar e coordenar as falas das crianças;
• Escrever o que as crianças falaram.

As fotos abaixo ilustram o momento da conversa na roda sobre o filme.


2º Momento: Depois de construir o texto, o professor deve ler para as crianças e pedir que registrem através de desenho a parte que mais chama a atenção do filme. Após o registro o docente deve fixar os desenhos no mural junto ao texto.

Recurso Didático: Imagem do desenho de uma criança - Crianças Brincando

Avaliação

Avaliar se as crianças:
• Compreenderam sobre o que é ser criança, seus direitos e deveres;
• Compreenderam o filme, expressando-se através da linguagem oral e escrita sobre: criança e infância;
• Participaram da atividade com envolvimento.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.