Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


RELENDO PORTINARI: Quadro Vivo

 

20/10/2009

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MÁRCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
o Desenvolver a técnica do quadro vivo, fazendo uma releitura da obra de arte de Candido Portinari, através da observação, percepção e criatividade.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Vida e obra de Candido Portinari.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Apreciando a obra “Retirantes”
1º Momento: O professor deve trazer para a roda uma das obras de Candido Portinari que retrate o povo brasileiro (para nosso exemplo trouxemos a obra “Retirantes”) para que as crianças apreciem o quadro e expressem seus sentimentos, percepções e vivencias a respeito da obra e suas impressões a respeito da seca na região do nordeste brasileiro, observando também os detalhes e os elementos: linhas, formas e cores, proporçao do quadro.

Figura 1 – Recurso Didático: Imagem da Obra


Atividade 2 – Quadro Vivo
1º Momento: Após a apreciação da obra e discussão sobre os elementos contidos nela, o professor deve questionar o que eles sabem a respeito da seca no sertão nordestino: Vocês sabem por que o povo nordestino sofre tanto com a seca? O que será que acontece com a plantação, o gado e o povo que vive nesta região? Que solução seria possível para este povo? O que será que os governantes do nosso país fazem para ajudar está região? Alguém conhece alguém que já sofreu com a seca? A observação e discussão acerca do quadro desperta o interesse pela obra de arte, possibilitando a criança descrever através de vários tipos de linguagem (oral, desenho, texto, etc.), suas impressões, desejos, medos e propicia também o confronto de idéias com os colegas durante as discussões.


2º Momento: Depois da reflexão sobre as causas da seca no sertão nordestino, o professor poderá propor a releitura do quadro vivo. Para tanto devem discutir o fundo do quadro, o figurino dos personagens e os adereços que serviram para compor a obra.
Este momento possibilita uma interação entre professor criança e criança criança, uma vez que cada um deve dar sua opinião e cabe ao professor mediar essa discussão para que cheguem num consenso com relação a composição do quadro.
Inicia-se a discussão sobre o fundo do quadro, quais cores serão utilizadas e quais elementos devem estar presentes neste fundo. Depois desse momento é preparada a sala para iniciar a pintura, forram-se as mesas ou dependendo do tamanho do painel a pintura pode ser realizada no chão da sala, o professor deve deixar a disposição todo o material necessário para a pintura. Durante a pintura do fundo devem ser limitado o espaço do chão da tela, a linha do horizonte e o céu, depois que secar a fundo, pintar alguns elementos, como sol, pássaro, ossinhos etc.
3º Momento: Depois que o painel foi pintado, o mesmo deve ser fixado no painel da sala, em seguida inicia-se a discussão sobre o figurino e adereços a serem usados no quadro vivo. O professor deve decidir com o grupo o personagem que cada criança quer representar. Depois cada criança deverá vestir seu figurino e em pequenos grupos se organizarem em frente ao painel, o professor ou outra criança poderá ser o fotografo do quadro vivo. Depois que foto foi tirada, cada membro que compôs o quadro deve expor seus sentimentos e impressões com relação a representação do quadro “Os Retirantes”
OBS: O professor pode solicitar antecipadamente que cada criança traga de sua casa algumas roupas, chapéus, bonecas, lenços, sapatos e cangas para a montagem do quadro vivo
Figura 1 – Recurso Didático: Imagens de exemplares realizados pelas crianças

Avaliação

Avaliar se as crianças:


• Realizaram a técnica quadro vivo, fazendo uma releitura da obra “Retirantes” de Candido Portinari, atentando para suas peculiaridades;
• Realizaram a atividade com criatividade;
• Participaram da atividade com envolvimento.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • cynthia, colégio militar 2 de julho , Maranhão - disse:
    cynthiacullen@hotmail.com

    27/11/2011

    Cinco estrelas

    Achei bem legal pois ajuda desde de pequenas as crianças gostar de arte,e não só a elas mais a todos que queiram entende-la. :)


  • cristina, EE PROFESSORA ZENAIDE AVELINO MAIA , São Paulo - disse:
    cris.artesplastica@gmail.com

    17/03/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns, irei copiar esgta aula com os meus alunos da 3ª e 4ª série


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.