19/10/2009
UILIETE MÁRCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
o Desenvolver a técnica do mosaico fazendo uma releitura da obra de arte de Candido Portinari, através da observação, percepção e criatividade.
Vida e obra de Candido Portinari.
Técnica do mosaico.
Atividade 1 – Apreciando a obra “Meninos com Pipa”
1º Momento: O professor deve trazer para a roda uma das obras de Candido Portinari que retrate brincadeiras, (para nosso exemplo trouxemos a obra “Meninos com pipa”) para que as crianças apreciem o quadro e expressem seus sentimentos, percepções e vivencias a respeito da obra e de suas próprias brincadeiras, observando também os detalhes e seus os elementos: linhas, formas e cores do quadro.
Figura 1 – Recurso Didático: Imagem da Obra
Atividade 2 – Fazendo mosaico
1º Momento: Após a apreciação da obra e discussão sobre os elementos contidos nela, o professor deve questionar sobre as vivencias das crianças com relação à brincadeira, sugerindo que vivenciem a brincadeira em um outro momento.
O professor deverá apresentar uma obra realizada através da técnica do moisaco e questionar se alguém sabe o nome desta técnica, depois perguntar se alguém já viu algum trabalho com esta técnica. O professor deverá informar que a técnica é muito utilizada em vitrais de igrejas. E explicar como irão realizar a releitura da obra de Candido Portinari. Inicialmente o professor deverá solicitar que as crianças recortem o papel criative paper em tamanhos e formas diferentes. Depois o professor orienta as crianças que podem desenhar seu quadro com pipas, lembrando que não é necessário fazer muitos detalhes, uma vez que o desenho servirá apenas como referencia para colarem o papel criative paper. Em seguida as crianças deverão colar os pedaços de papel colorido sobre o esboço do desenho, ou se quiserem diretamente sobre o papel. Nesse momento o professor sugere às crianças que idealizem a sua obra mentalmente pensando nas cores, exemplo a cor do céu, do chão, do horizonte, das roupas das pessoas, das pipas, etc.
OBS: O professor deve lembrar as crianças que não é para fazerem uma cópia do quadro do artista e sim uma releitura, onde cada criança terá a liberdade de escolher as cores, formas e tamanhos e criarem sua própria obra, pautados na sua história de vida.
Material : cartolina guache branca medindo um quadrado de 21 cm, papel criative paper colorido e cola branca
Figura 1 – Recurso Didático: Imagens de exemplares realizados pelas crianças
Avaliar se as crianças:
• Vivenciaram a técnica do mosaico, percebendo passo a passo da sua execução;
• Realizaram a releitura da obra, atentando para suas peculiaridades;
• Realizaram a atividade com criatividade;
• Participaram da atividade com envolvimento.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!